Aprenda como conciliar os estudos e o trabalho

Se você procurou no Google por “como conciliar os estudos com o trabalho” acreditamos que já esteja vivendo a dupla jornada de “estudante\trabalhador” e que esteja tendo dificuldades para se adaptar à rotina e otimizar o seu tempo. Acertamos?
Trabalhar e estudar pode ser muito cansativo, e aprender a otimizar o tempo para ter êxito nas duas atividades não é nada fácil.
E para te ajudar a administrar melhor essa dupla jornada, preparamos este conteúdo para você ir bem nos estudos, e se destacar no mercado profissional.
Acompanhe as dicas e organize sua rotina

Crie o seu próprio cronograma

A princípio pode até parecer uma prática muito cartesiana, mas com o tempo você irá descobrir a importância de planejar suas atividades e definir seus horários.
Com um cronograma você conseguirá se organizar melhor e, consequentemente, ter mais tempo para se dedicar as tarefas mais importantes. Além de ter uma visão geral das atividades da semana e do mês.
Dessa forma, você poderá montar o seu cronograma da maneira que achar mais fácil, contanto que o mantenha em um lugar visível ou de fácil e comum acesso.
Uma boa recomendação para a criação do seu cronograma são os aplicativos Microsoft Office:

  1. Word
  2. Excel
  3. Power point

Entretanto, se você prefere recorrer ao bom e velho “caderninho”, sinta-se à vontade para montar e personalizar seu plano de tarefas. Lembre-se de destacar o nome dos seus projetos, listar seus objetivos e definir o prazo de cada um.

Trabalhe no trabalho, estude na escola

Esteja você no cursinho, faculdade, curso técnico, sinta-se parte deste contexto.
Afinal, a questão aqui não é especificar as variedades de cursos, mas sim, definir uma regra: nunca resolva questões do trabalho durante a aula e nunca estude durante o trabalho.
Pode parecer uma regra óbvia, mas, ainda sim, é importante reforçar, pois situações como essa acontecem com mais frequência do que possa imaginar.
Sendo assim, se ficou alguma questão pendente do trabalho ou algum conteúdo para ser revisado, espere até o intervalo para resolver. Tente aproveitar também o tempo de descolamento do trabalho para a escola e o percurso para a casa.

Defina suas prioridades

É fato que nem sempre você conseguirá realizar tudo o que se propôs a fazer em 24 horas, por essa razão, é muito importante que aprenda a definir suas prioridades.
Claro, elas nem sempre serão estáticas e podem mudar de acordo com o seu objetivo, por isso, é essencial que suas metas estejam traçadas.
Aqui, seu cronograma fará toda a diferença, pois com ele você conseguirá visualizar todo o seu planejamento, o que facilitará – e muito – na hora de definir suas prioridades, e o mais importante: sem se esquecer de nada!

Conte com seus amigos

Os amigos são companheiros para qualquer hora, portanto, nos estudos e no trabalho não pode ser diferente.
Assim, na hora de dividir as tarefas de um trabalho em grupo, sanar alguma dúvida é sempre bom contar com os companheiros, não é mesmo?
Como nos estudos, no trabalho também é essencial ter um amigo para dar suporte, principalmente na semana de provas, quando a cabeça está a mil.
Em outra situação, também é muito gratificante poder retribuir os amigos que te ajudaram em seus compromissos e em suas conquistas.

Aproveite ao máximo seu tempo livre

Até aqui você deve ter percebido que o tempo é o maior impasse dos “estudantes\trabalhadores”, e a importância de gerir com inteligência as suas atividades.
Saber aproveitar o tempo livre entre uma atividade e outra e os fins de semana é essencial para conseguir conciliar os estudos com o trabalho.
E agora, com as suas prioridades definidas, fica mais fácil aproveitá-lo, mas não se esqueça que o descanso e o lazer também devem estar inclusos em suas prioridades.

Cuide da sua saúde física e mental

É claro que nada disso é possível se sua saúde física e metal não estiver em perfeito estado. Afinal, estudar e trabalhar pode resultar em um enorme desgaste energético, por isso, o seu corpo e a sua mente devem estar preparados para encarar esse desafio.
Uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos e uma boa noite de sono não devem fazer parte apenas do seu cronograma mensal, mas sim do seu plano de vida.

Tenha a tecnologia como aliada

A tecnologia está presente em quase tudo, portanto tê-la como aliada não é apenas uma estratégia inteligente, mas sim uma necessidade.
Como viu anteriormente, você pode contar com a tecnologia para te ajudar a esquematizar suas atividades e otimizar o seu tempo. Além disso, com a internet, você consegue fazer pesquisas rápidas e precisas.
Mas antes de tudo é fundamental que aprenda a fazer o uso consciente dessa ferramenta, pois na internet circulam todo tipo de informação, por isso é preciso que você aprenda a distinguir as verdadeiras e as de cunho duvidoso.

Invista em um Curso EaD

Você já deve ter ouvido falar do ensino a distância, mas talvez ainda não conheça seus benefícios.
A metodologia de um curso EaD pode te ajudar a conciliar os estudos com o trabalho.
Antes de tudo, é muito importante dizer que o curso EaD tem a mesma qualidade de um ensino presencial, e o que define a validade de ambos é o credenciamento da instituição e o reconhecimento do curso pelo MEC.
Então vamos lá!
O material do curso EaD é disponibilizado por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), uma plataforma moderna e interativa que permite que o aluno estude onde e quando quiser.
Optando por um curso a distância você poderá estudar sem sair de casa, pois todos os conteúdos, inclusive as provas, podem ser acessados pela internet e ficam disponíveis 24 horas por dia. Incrível, não é mesmo?
Dessa forma, você economizará tempo e dinheiro com transporte até uma instituição e conseguirá se dedicar mais aos estudos e ao trabalho.

Bônus Especial

É claro que se você seguiu a leitura até aqui não poderia deixar de ganhar uma sugestão fantástica.
A Faculdade Famart além de ser reconhecida e avaliada com a nota máxima pelo MEC, conta com um corpo docente formado em sua totalidade por mestres e doutores, o que garante um ensino completo e eficiente.
Quer saber mais sobre a Faculdade Famart? Então basta clicar AQUI para falar diretamente com um consultor educacional.
Esperamos que todas essas dicas possam te ajudar a encontrar o equilíbrio entre a rotina dos estudos e do trabalho e que você se torne um profissional cada vez mais capacitado.
Até a próxima!

(1) Comentários

  • Mj 3 de junho de 2020 @ 13:14

    Muito obrigado por compartilhar esse conteúdo muito válido para quem permanece na rotina de trabalho e estudo. Gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X