Biblioteconomia: Tudo o que você precisa saber

pós-graduação ead em biblioteconomia

Para muitas pessoas, memória afetiva da escola inclui um bibliotecário que sabia tudo sobre o acervo. A profissão, porém, evoluiu e vai muito além do que conhecer os livros de uma instituição. É por isso que a pós graduação EAD em Biblioteconomia tem atraído cada vez mais interessados.

Embora a primeira impressão possa ser de uma profissão antiga, a verdade é que o bibliotecônomo permanece essencial. E com atuação além das tradicionais bibliotecas escolares.

E é sobre essa especialização que vamos falar hoje, confira!

Entenda o que é biblioteconomia

pos-graduação ead em biblioteconomiaEmbora o termo biblioteconomia esteja diretamente relacionado a livros, a verdade é que não se limita a isso. Considerada interdisciplinar e multidisciplinar, essa área trabalha também com controle, organização e gestão de informação.

Na prática, isso significa, por exemplo, criar um sistema eficiente de identificação e classificação dentro de um departamento. A biblioteca é o lugar óbvio para tanto, contudo, se trata de uma necessidade que se estende também para escritórios, setores de organização, áreas jurídicas e do Estado, entre outros.

É por isso que não é incomum encontrar concursos público ou processos seletivos em busca desse profissional. Com uma grande quantidade de documentação diariamente, o que acontece é uma demanda intensa por organização. E se engana quem acha que a digitalização diminuiu a necessidade por esse tipo de trabalho.

Na verdade, o que acontece é um volume ainda maior de informações e imagens. Com a facilidade em produzir vídeos e fotos, esses conteúdos estão cada vez mais presentes no dia a dia. A digitalização de documentos é outro fator essencial.

Apesar de parecer simples apenas escanear uma folha, na prática, se trata de um trabalho muito mais intenso.

Imagine, por exemplo, um processo judicial, com centenas de páginas. Ainda que a busca seja digitalizada, é preciso que esteja devidamente arquivado, com marcações sobre cada etapa, tipo de processo, entre outros. É onde entra o trabalho do especialista em biblioteconomia.

Quais são as funções que um pós-graduado em biblioteconomia pode exercer

Se você está em dúvida sobre ter vocação para a biblioteconomia, considere que esse profissional precisa dominar técnicas de classificação, organização, conservação e divulgação. Logo, ter uma personalidade planejadora é um importante ponto de partida para quem gostaria de trabalhar na área.

Para entender melhor o que esse profissional faz, elencamos algumas de suas funções abaixo:

  1. Analista de informação: cabe ao bibliotecônomo selecionar, analisar, avalizar e armazenar livros, papéis oficiais, documentação, partituras de música, fitas de vídeo e áudio, arquivos digitais diversos;
  2. Consultor e coordenador: manter um acervo em dia, cuidar do arquivo de documentos e conservar todas as informações relevantes de uma companhia, bancos oficiais de dados e de organizações governamentais também é parte do trabalho;
  3. Professor: é possível dar aulas profissionalizantes ou de matérias afins ao trabalho;
  4. Gestor de conhecimento: a criação e gerenciamento de mecanismos para armazenar o conhecimento é função do especialista. É como um facilitador do trânsito de conhecimento dentro e a partir de uma empresa, ONG, ou instituição pública;
  5. Gestor de informação: a função pode se estender ao planejamento e administração de um setor, biblioteca, banco oficial de dados, plataforma de documentos, dentro do local onde trabalha;
  6. Normatizador: é o responsável por aplicar normas internacionais como a do ISO de acordo com a área de atuação.

Como dá pra perceber, essas possíveis funções cabem tanto na biblioteca como no funcionamento público ou mesmo em um jornal.

Saiba quem pode fazer uma pós graduação em biblioteconomia

pos-graduação ead em biblioteconomiaO ponto de partida na hora de definir sua pós graduação está na sua área de interesse e personalidade. Para alguém que gosta de trabalhar ao ar livre, a biblioteconomia talvez não seja a opção ideal. Entretanto, para indivíduos com facilidade e interesse em planejamento e organização, é uma especialização bastante indicada.

Além disso, obviamente, há a necessidade da graduação em uma área que possa se conectar o trabalho. Em geral, o curso é mais indicado para

  1. pedagogos;
  2. historiadores;
  3. graduados em busca de conhecimento sobre conteúdos históricos da área de biblioteconomia.

Como é possível perceber, as principais formações estão relacionadas a informação e gestão de informação. Um pedagogo costuma ser responsável pelo processo de aprendizagem e ensino de uma instituição. Com a especialização adequada, terá mais ferramentas para desempenhar sua função, seja ajudando na definição da metodologia de ensino ou como gestor de tecnologias e comunicação dentro da instituição ou biblioteca.

Vale dizer também que mesmo que pareça um trabalho que demanda ficar isolado, é preciso ter atitudes criativas e inovadoras. Ser proativo é também indispensável para que consiga aplicar seu conhecimento como aliado na gestão das informações relevantes para seu ambiente.

Descubra quais são os benefícios de optar por uma pós-graduação EAD

Talvez você esteja pensando agora sobre qual a melhor forma de fazer a pós-graduação em biblioteconomia. E a verdade é que o ensino à distância vem crescendo por sua capacidade de facilitar e otimizar o processo de especialização.

Mesmo que ainda seja encarada com desconfiança, o ensino EAD garante a mesma qualidade do ensino presencial. E com benefícios como:

  1. flexibilidade de horários para estudo,
  2. autonomia para o aluno;
  3. disponibilidade de conteúdo avançado 24h por dia;
  4. investimento justo;
  5. fácil acesso.

Também vale dizer que em estabelecimentos como o Instituto IPB, há ainda o selo de nota máxima do MEC. Esse reconhecimento oficial demonstra que o aprendizado por meio de aulas online possui a mesma qualidade do que qualquer outra pós graduação.

Para quem está em busca de um nicho de trabalho com alta demanda e quer estudar com praticidade, a pós graduação EAD em biblioteconomia é uma das opções mais viáveis. É uma oportunidade de se especializar em ferramentas e conceitos profissionais que vão garantir qualificação para uma área em crescimento. Afinal, a quantidade de informação nunca foi tão grande. Um profissional preparado para gerir esse volume de dados sempre terá espaço no mercado.

Ficou interessado em saber mais sobre como funciona uma especialização como essa? Então aproveite para acompanhar nossas redes sociais! Temos sempre novos conteúdos sobre pós graduação a distância

Compartilhe:

Osório Santos, 207 – Itaúna / MG - CEP: 35680-229

0800 942 5006

(37) 9 9836-4736

atendimento@famart.edu.br