EaD ou presencial: qual a modalidade certa para você?

ead ou presecial

 

Chegar em casa cansado do trabalho, pegar a mochila e sair correndo para a faculdade. Provavelmente você já viveu ou presenciou uma cena como essa, não é mesmo?

São tantas as responsabilidades que os dias parecem eternos solstícios de inverno, quando nos damos conta, já é noite, e não dá mais tempo de fazer nada.

Devido a essa necessidade de otimizar o tempo – entre outras – que uma nova modalidade surgiu: o ensino a distância (EaD).

Neste artigo você irá aprender as principais características que diferem o ensino presencial – o qual todos já conhecem – do ensino a distância. Além de descobrir qual se adequa melhor ao seu perfil e à sua rotina.
EaD ou presencial? É isso que iremos descobrir!

Vamos lá?

Ensino Presencial

Com certeza você deve se lembrar do seu primeiro dia de aula, em que você chorou para a sua mãe não ir embora e te deixar naquele lugar estranho, com pessoas completamente desconhecidas. Em poucas palavras, esse foi o seu primeiro contato com o ensino presencial, e essa, é uma de suas principais características: a frequência em sala de aula.

Agora que você está mais familiarizado com a modalidade, vamos nos aprofundar um pouco mais. Além da frequência (que deve ser no mínimo 75%), o aluno precisa cumprir com outras obrigações no ensino presencial, como: provas, trabalhos e horários.

E como você também deve se recordar, todas as provas e atividades são feitas em sala, e todas aulas têm horários estabelecidos, que podem ser nos turnos: matutino, vespertino ou noturno.

Além disso, no ensino presencial o aluno tem contato direto com os professores e com colegas de classe, o que facilita o esclarecimento de dúvidas e proporciona maior interação e comunicação.

Ensino a distância

Com a correria do dia a dia, o aumento do trabalho e a importância de continuar se especializando, a necessidade de uma modalidade de ensino que se adequasse à rotina era cada vez maior, com isso, o EaD surgiu como mais do que uma opção, mas como uma possibilidade.

O ensino a distância, como seu próprio nome sugere, é realizado fora das salas de aulas convencionais, já que não existe a necessidade dos alunos e professores estarem no mesmo lugar.

Sendo assim, os estudos são realizados por meio das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s), em casa ou em qualquer outro lugar, basta ter um dispositivo com acesso à internet.
O material é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde o acesso é feito por uma senha escolhida pelo aluno.

Ademais, toda essa autonomia e flexibilidade oferecida pelo ensino a distância, demanda maior disciplina e responsabilidade por parte do aluno, sendo essas duas extremidades, o ponto de equilíbrio da modalidade.

O EaD pode ser ofertado tanto na educação básica (ensino fundamental e médio) quanto no ensino superior, desde que a instituição em questão seja reconhecida pelo MEC, de acordo com os decretos: N°2.494 de 10 de fevereiro de 1998 e N° 2.561, de 27 de abril de 1998, assinados pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso.

Veja a seguir no nosso infográfico as principais contraposições dessas duas modalidades:

ead ou presencial

Diferença entre o professor ead e presencial

Ao contrário do que muitos pensam, ser professor a distância não significa redução do trabalho ou facilidade, assim como o aluno ead, o professor também precisa desenvolver novas habilidades e competências para que todo o processo de ensino-aprendizagem aconteça.

Conheça as 5 principais incumbências do professor no ead:

• Definir a base teórica do projeto
• Preparar todo o material curricular combinado ao processo pedagógico
• Estabelecer toda a audiografia, bibliografica, videografia, entre outros
• Adequar o conteúdo para os programas de ensino a distância
• Auxiliar, acompanhar e avaliar os alunos durante todo o processo de ensino-aprendizagem.

Sendo assim, o professor no ead procede como preparador e mediador do conhecimento, promovendo a autonomia dos alunos.

Já no ensino presencial, as aulas acontecem em uma sala física, onde o professor atua como detentor do conhecimento, por meio da comunicação unidirecional (sentido único), de maneira em que ele expõe o conteúdo a ser aprendido, tornando os alunos “dependentes” da figura do professor conteudista.

No entanto, independente da modalidade em que trabalha, ead ou presencial, o professor deve buscar pela sua especialização, a fim de promover novos métodos de ensino.

Diferença entre o custo das modalidades ead e presencial

Além da metodologia, há outras questões que diferem o ead do ensino presencial, entre elas está o custo dos cursos.

No ensino presencial o aluno não paga apenas pelo conteúdo que aprende, nas mensalidades são inclusas outras despesas, como os gastos da instituição: água, energia, manutenção, limpeza, etc.

Além disso, na modalidade presencial há despesas com transporte e alimentação, já que o estudante deve se deslocar até a instituição. O que não acontece no ensino a distância, uma vez que o aluno pode estudar em casa.

Outro fator que influencia no valor das mensalidades é o corpo docente, que no ensino a distância é bem menor que no presencial. Isso acontece porque no ead um único professor pode dar aula para centenas de alunos ao mesmo tempo.

Sendo assim, um curso ead pode ser até 3 vezes mais barato que um curso presencial.

Como escolher uma instituição

Para escolher uma instituição não basta considerar apenas sua estrutura, localidade ou suporte que ela oferece, é preciso se atentar a um quesito fundamental, que garantirá sua segurança e a validade do seu diploma ou certificado: o reconhecimento do MEC.

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por avaliar e reconhecer todas as Instituições de Ensino Superior (IES) e os cursos oferecidos por elas, afim de garantir a qualidade dos cursos e a segurança dos alunos.

Sendo assim, investir tempo e dinheiro em uma instituição sem reconhecimento é o mesmo que jogar dinheiro no lixo e desperdiçar anos de estudo, afinal, seu diploma não terá nenhuma validade no mercado.

Então para assegurar a validez do seu diploma e seriedade da instituição pretendida, faça uma consulta online pelo site do emec e saiba se a instituição é ou não, reconhecida pelo MEC.

Existe diferença entre o diploma dos cursos ead e presencial?

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes, afinal, é de se imaginar que exista alguma diferença entre os diplomas devido a disparidade entre as modalidades.

No entanto, isso não acontece, além do mais, não consta no diploma a modalidade do curso concluído.

Por essa razão, não é necessário se preocupar com a aprovação do mercado de trabalho em relação a modalidade do curso escolhido. Apenas certifique-se se a instituição escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação e garanta a validação do seu diploma ou certificado.

Como funciona o estágio dos cursos ead e presencial

Assim como nos cursos presenciais, o estágio supervisionado também é necessário para a formação dos estudantes dos cursos a distância.

Para isso, o aluno deve apresentar o termo de compromisso à empresa que concederá o estágio. Para a formalização, esse termo deve ser assinado pelo representante da empresa e pelo futuro estagiário, depois, entregue à faculdade.

No caso dos cursos EaD, o estudante pode digitalizar o documento e enviar por email. O documento passa por uma avaliação e, se aprovado, o aluno pode começar a trabalhar.

Para conclusão, o estudante deverá apresentar um relatório final sobre o estágio e o termo de realização.

Sem dúvida, o estágio é uma ótima forma de aprender na prática tudo o que foi visto nas aulas, sendo uma excelente oportunidade para os alunos.

Conclusão

Como vimos até aqui, o ensino presencial e o ensino a distância se diferem em vários pontos, portanto, é importante aprender a diferenciar as duas modalidades para saber escolher.

Agora, com todas as particularidades de cada modalidade expostas, será mais fácil escolher qual modelo combina mais com você, não é mesmo?

Mas ainda sim, aí vai uma dica:

Se você trabalha o dia todo e precisa conciliar os estudos com a sua rotina, a melhor opção é um curso a distância. Assim, você terá total autonomia e conseguirá montar seu próprio plano de estudos.

No entanto, se você considera necessário o contato direto com um professor e consegue cumprir os horários estabelecidos pela instituição, um curso presencial pode ser perfeito.

E não se esqueça, não deixe de fazer a consulta sobre o reconhecimento da instituição pelo portal do e-mec.

Quer saber mais ou tirar alguma dúvida sobre o ensino a distância ou o ensino presencial? Então clique no botão abaixo e fale diretamente com um consultor pedagógico.

 

Compartilhe:

Osório Santos, 207 – Itaúna / MG - CEP: 35680-229

0800 942 5006

(37) 9 9836-4736

atendimento@famart.edu.br