Educação Especial e Inclusiva EAD: Saiba tudo sobre o curso.

Cursos como: Educação Especial Inclusiva EaD, chamam cada vez mais a atenção de professores que querem se especializar na área. Uma vez que, a educação inclusiva é uma tendência cada vez maior nas escolas brasileiras.

Trata-se, basicamente, de oferecer igualdade de oportunidades por meio da inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Esse modelo contraria o sistema, hoje ultrapassado, que lidava com a educação especial de modo segregado.

Os números revelam que, nos últimos anos, políticas para inclusão nas escolas tradicionais têm surtido efeitos positivos. O Censo Escolar da Educação Básica 2017, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que mais de 90% dos estudantes com deficiência já estão inseridos no sistema regular de ensino.

Evidentemente, esse novo contexto requer a atuação de profissionais capacitados, prontos para lidar com as necessidades especiais desses alunos.

Quer saber como o Instituto Pedagógico Brasileiro (Famart) pode contribuir para que você se prepare para esses desafios? Clique no botão abaixo e entre em contato para saber tudo sobre o curso de Educação Especial e Inclusiva EaD.

Por que a educação inclusiva é tão importante?

A escola é um ambiente de construção de conhecimento e um importante agente para a formação do cidadão. Este é um dos primeiros lugares onde as crianças têm contato com o convívio social. Portanto, é no ambiente escolar que as pessoas aprendem a viver em sociedade e a respeitar o próximo.

Para as pessoas com deficiência, este convívio é indispensável, porém, nem sempre foi assim. Antigamente, essa parcela da população era segregada em escolas especiais, motivo pelo qual viviam à margem da sociedade. Com a inclusão nos espaços tradicionais, essas pessoas passaram a ter mais igualdade de oportunidades.

Neste sentido, a educação exerce um papel transformador para que as pessoas com deficiência agora possam desenvolver suas habilidades e conhecimentos como qualquer outra. Os demais alunos inseridos no contexto inclusivo também se beneficiam, pois passam a conviver com a diversidade e aprendem a respeitar as diferenças.

As barreiras que ainda dificultam a inclusão

educação inclusivaA respeito dos avanços, as políticas de educação inclusiva ainda encaram uma série de desafios, começando pela estrutura dos prédios escolares. Muitas vezes, a arquitetura não favorece a acessibilidade aos alunos com mobilidade reduzida. Somado a isso, existe a questão da carência de recursos e materiais adaptados.

Também não podemos deixar de mencionar a falta de profissionais capacitados para dar suporte a esses alunos. Tanto que, apenas 40,1% dos estudantes com necessidades especiais têm acesso ao atendimento especializado nas escolas. Por isso, é crescente a procura por profissionais preparados para lidar com essas situações.

Em algumas regiões do Brasil, o déficit de professores capacitados é tão grande que alguns alunos acabam ficando fora da escola por não terem acesso ao atendimento educacional especializado, ao qual têm direito, conforme consta no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Como e onde buscar essa capacitação?

Com a inclusão de pessoas com deficiência no contexto escolar tradicional, muitos professores se sentem despreparados para encarar esses desafios. Afinal, não se trata apenas da adaptação da estrutura física das escolas e dos materiais de ensino. A educação inclusiva também pressupõe mudanças no projeto político-pedagógico (PPP) das instituições, repensando o processo de ensino e aprendizagem de modo a torná-lo acessível a todos.

Por isso, muitos cursos de licenciatura hoje já incluem ao menos uma disciplina específica de educação especial e inclusiva. Entretanto, por mais que isso sirva para apresentar ao docente essa realidade, dificilmente abrangerá toda a complexidade do assunto.

Sendo assim, os educadores que pretende atuar no atendimento educacional especializado devem investir na formação continuada, buscando se especializar nesta área através de cursos como o de Educação Especial e Inclusiva EaD.

As alternativas que o Famart oferece

Reconhecendo a importância da formação continuada, o Famart oferece três cursos de pós-graduação voltados à educação especial e inclusiva ead.

Apesar de terem enfoques diferentes, as três especializações preparam profissionais da área da educação para atuar no ensino inclusivo. Veja quais são as opções:

As três especializações têm como público-alvo professores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais de áreas correlatas que atuam na rede pública ou privada.

Os cursos são ideais para profissionais que desejam se capacitar para enfrentar os desafios da educação especial e inclusiva, aprendendo a reconhecer as necessidades especiais dos alunos e, assim, promover o ensino democrático e acessível.

Como funciona a pós-graduação ead no Famart

Os três cursos são oferecidos na modalidade à distância, ideal para quem tem dificuldade de conciliar trabalho e estudos. O diploma, no entanto, é exatamente igual ao do ensino presencial e válido em todo o Brasil. Cabe ressaltar ainda que todos os cursos são reconhecidos pelo MEC.

A matricula é feita pela internet e, em pouco tempo, o aluno já pode acessar o conteúdo do curso. As videoaulas e atividades estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio do qual os estudantes podem baixar todo o material didático sem qualquer custo adicional.

Saiba mais sobre o Famart!

Com sede em Belo Horizonte, o Instituto Pedagógico Brasileiro (Famart) oferece cursos de pós-graduação, graduação, segunda graduação e complementação pedagógica. Os cursos, em sua maioria, são voltados à área da educação.

Todos os conteúdos são elaborados por uma equipe pedagógica formada 100% por mestres e doutores, garantindo qualidade e credibilidade ao método de ensino. Além disso, a instituição é reconhecida pelo MEC e associada à Associação Brasileira de Ensino à Distância.

A grande vantagem dos cursos à distância do Famart é a flexibilidade, já que, o próprio estudante é quem determina o ritmo do curso. Como essa modalidade os alunos podem adequar os estudos à sua própria rotina. Inclusive, é possível assistir as aulas a qualquer momento, em qualquer lugar, por meio do computador, tablet ou celular.

Quer saber mais sobre educação inclusiva e especial? Preparamos um e-book com 7 sugestões de atividades para trabalhar o ensino inclusivo em sala de aula. Clique no botão abaixo e baixe gratuitamente!

 

Compartilhe:

Osório Santos, 207 – Itaúna / MG - CEP: 35680-229

0800 942 5006

(37) 9 9836-4736

atendimento@famart.edu.br