Porque fazer uma pós-graduação ead?

Como é a sua rotina atual? Trabalha até tarde? Está com a manhã livre num dia e o dia cheio no outro? Para profissionais que querem se especializar, a pós-graduação ead é a melhor opção para se adaptar a qualquer horário.

Cada vez mais eficiente, o ensino à distância se tornou uma oportunidade prática e de qualidade para quem quer avançar na carreira. E é sobre os motivos para optar por esse tipo de aprendizado que vamos falar hoje, confira a seguir!

Como funciona uma pós-graduação ead

Considerada a modalidade que mais cresce no Brasil, o ensino à distância tende a ganhar ainda mais espaço nos próximos anos. Há até mesmo a perspectiva de que se torne mais acessada do que as aulas presenciais. E não é à toa. A qualidade desse tipo de aprendizado melhorou muito nos últimos anos, se tornado tão eficiente quanto qualquer outro.

Aberta para qualquer graduado, a pós EAD é disponibilizada por meio de plataformas digitais. Dessa forma, todo o conteúdo é fornecido online. Isso não significa, porém, que o aluno faça tudo sozinho.

Na verdade, em cursos de qualidade, além do conteúdo estruturado e das aulas por meio de vídeo, há também uma equipe de professores à disposição. Salas de aula online também servem para que alunos da mesma área de interesse possam interagir. Consequentemente, o formato de ensino acaba se tornando muito parecido com o presencial, tendo, no entanto, algumas importantes facilidades.

Quais são os benefícios do ensino à distância

Se engana quem acha que o ensino EAD não tenha provas e testes, assim como conteúdos detalhados. O grande diferencial, porém, está no fato de que o aluno pode assistir as aulas a hora que quiser.

Veja quais são os principais benefícios dessa modalidade!

Mais flexibilidade e rendimento

Por mais dedicado que seja um aluno, a verdade é que ir a uma sala de aula todos os dias, como um compromisso inflexível, é fora da realidade da maioria das pessoas. Isso porque nem sempre o tempo dentro de uma faculdade convencional é traduzido em estudo real. Perde-se muito entre troca de professores, intervalos, conversas paralelas. Sem contar o trânsito para ir e voltar, esperas por ônibus ou outros transportes. O seu rendimento acaba se diluindo em meio a essa rotina.

Quando há a possibilidade de estudar no seu tempo, a sua capacidade de concentração é o que mais ganha. Em vez de ter que prestar atenção em todo o ambiente, é possível focar no conteúdo no momento em que se sente preparado para isso.

Mais praticidade

Para uma pessoa graduada em relações exteriores, fazer viagens é parte do trabalho. Logo, fazer uma pós-graduação presencial pode se tornar inviável. Quando o ensino é à distância, esse mesmo indivíduo terá a possibilidade de estudar de onde quer que esteja.

Essa praticidade permite que até mesmo quem tem um dia a dia mais corrido consiga se especializar. E quanto mais qualificado, mais chance de ter oportunidades no mercado de trabalho.

Orçamentos mais atraentes

Quando uma aula é apresentada presencialmente, há gastos muito mais altos do que você consegue pensar à primeira vista. Além do professor em si, há custos com manutenção, luz, segurança, até mesmo aluguel. E tudo é agregado à sua mensalidade.

No ensino à distância, há uma otimização dessa rotina, o que resulta em um orçamento muito mais atraente para o seu bolso. E, mais importante, sem perda de qualidade. Os professores serão igualmente bem preparados, porém, ensinando de uma forma mais avançada. Uma tendência, por sinal.

Garantia de turmas e aulas

Uma das frustrações mais comuns entre quem procura uma pós-graduação é quando a turma para determinado curso não fecha. Como as aulas presenciais demandam gastos mais altos, é comum que exista um limite mínimo de alunos. E quando esse limite não é preenchido, você fica sem a possibilidade de estudar.

Como a especialização à distância, as turmas podem ser menores e as aulas estão garantidas. As instituições de qualidade costumam ter seu conteúdo previamente elaborado, sem nunca deixar o aluno sem material atualizado e de qualidade.

Recursos tecnológicos

Com certeza você já viu alguma explicação na escola ou faculdade e não entendeu de primeira. E nisso os recursos tecnológicos do ensino à distância são imbatíveis. Além da possibilidade de poder assistir as aulas quantas vezes for necessário, há muito conteúdo extra.

Vídeos, áudios, palestras, imagens, ebooks, estudos científicos, biblioteca especializada, todo tipo de material tecnológico contribui muito para a formação. E tudo ao alcance de uma internet de velocidade moderada.

 

Quem pode fazer uma pós-graduação à distância

O ponto de partida para qualquer pós graduação é, obviamente, ter concluído uma graduação em ensino superior. E isso vale tanto para as aulas presenciais quanto para a modalidade EAD. A definição de público de um curso vai depender de sua área.

Não é indicado, por exemplo, que um publicitário faça uma especialização em Ensino da Geografia ou Oncologia. É preciso que a grande área de atuação seja respeitada.

Falando especificamente sobre o ensino à distância, é importante que o profissional que procure a pós tenha um perfil comprometido com o aprendizado. Como grande parte do resultado vai depender da dedicação, é importante que ele leve a sério a plataforma online tanto quanto levaria as aulas em uma faculdade convencional.

Outro ponto importante é que é importante ter uma internet de qualidade pelo menos mediana. Mesmo que o conteúdo não exija uma velocidade avançada, é interessante que o acesso seja minimamente fácil. Isso vai garantir que os vídeos vão rodar sem problemas e que será possível baixar todo o material à disposição.

Vale dizer que para estabelecimentos como a Faculdade Famart, a qualidade do ensino é prioridade. Com selo de nota máxima no MEC, todas suas pós-graduações estão abertas aos mais variados perfis de alunos. Dessa forma, cabe ao estudante sempre buscar instituições estabelecidas e com reconhecimento adequado. Será uma garantia extra de que a especialização vale a pena.

E se você quer saber mais sobre como funciona a modalidade EAD, deixe seu comentário ou caso queira entender melhor sobre os cursos e valores, basta clicar aqui

Compartilhe:

Osório Santos, 207 – Itaúna / MG - CEP: 35680-229

0800 942 5006

(37) 9 9836-4736

atendimento@famart.edu.br