Aumentar a produtividade nos estudos é fundamental, seja para passar no vestibular ou para progredir e se formar no curso escolhido.
Otimizando o seu rendimento, com bastante foco, disciplina e organização, é possível obter sempre bons resultados, mesmo quando não se tem muito tempo disponível. Agora, você certamente está se perguntando como isso é possível, não é mesmo?
Nesse post vamos dar algumas dicas de como aumentar a sua produtividade nos estudos e ajudá-lo a absorver o conteúdo de maneira eficiente, afinal, de nada adiantará passar horas e mais horas em frente aos livros se, no final, sentir que não conseguiu aprender.
5 Dicas de como aumentar a produtividade nos estudos
Confira nossas cinco dicas e aumente sua produtividade:
1-Monte um cronograma de estudos
Manter uma rotina consistente é uma das melhores formas de obter produtividade e bons resultados. Comece estabelecendo a quantidade de tempo que você tem disponível todos os dias, o que também é muito importante para quem deseja conciliar trabalho e estudo e divide os conteúdos em um cronograma.
Com o planejamento necessário, você não só aumentará a sua produtividade como também se sentirá mais confiante ao ver o progresso sendo atingido. Para tanto, uma dica valiosa é não criar cronogramas impossíveis de serem cumpridos, com quantidades excessivas de trabalho diárias. Isso só fará com que você fique sobrecarregado e até mesmo frustrado por não poder alcançar essas metas.
Além disso, ao montar o cronograma, é importante dar prioridade logo no início aos conteúdos mais complexos. Quando você inicia os seus estudos, os níveis de concentração estão melhores e o corpo conta com muito mais energia, o que ajudará no cumprimento dessas tarefas com eficácia.
2-Escolha o espaço adequado
Acredite, o local que você escolhe para estudar exerce total influência em seu rendimento e resultados. Um dos principais desafios, é escolher e manter um espaço bem organizado, propício para a atividade.
Lembre-se de que ambientes onde prevalecem o acúmulo de objetos e a falta de limpeza são um convite para que você se distraia com outras coisas sem ao menos perceber.
Outro aspecto importante é a iluminação desse espaço, que deve receber, preferencialmente, a luz solar durante o dia. Por fim, é preciso tomar cuidado com os barulhos tanto de casa quanto de fora. Um ambiente barulhento atrapalha a concentração e desvia o foco, portanto, dê preferência àquele local que conte com o silêncio desejado ou o mais próximo disso.
3-Use técnicas de estudo
Um bom aprendizado está relacionado tanto à dedicação do aluno quanto aos métodos de estudo que ele usa para fixar o conteúdo. Entenda melhor a seguir:
Resumos
Os resumos, também conhecidos como fichamentos, são excelentes formas de guardar bem aquilo que está sendo estudado. Embora alguns estudantes optem apenas por grifar no texto os trechos que julgam mais importantes, reescrever as informações (principalmente com as suas próprias palavras) é uma alternativa ainda mais eficiente.
Método Cornell
Ele consiste em organizar as informações do tema estudado de forma que elas fiquem bem estruturadas.
Para começar você deve separar uma folha em quatro seções principais:
1.Cabeçalho: deve ficar no topo da folha e servirá para identificar o material. Nele você deve colocar o nome da disciplina, palestra, data ou outras informações para identificar o conteúdo.
2. Tópicos: os tópicos devem ficar na coluna da esquerda, ele destina-se a escrita das palavras-chave, comentários e perguntas importantes sobre o conteúdo da coluna ao lado.
3. Anotações: devem ficar na coluna da direita, nela comente as informações mais importantes sobre o conteúdo como nomes de autores, fórmulas e suas explicações, datas, conceitos, exemplos, gráficos e o que julgar necessário.
4. Sumário: no final da folha faça um resumo do tema com as suas próprias palavras, como se estivesse explicando o assunto para outra pessoa. Ele deve ser sucinto e claro.
O método Cornell pode ser aplicado para qualquer disciplina e em cursos de graduação ou pós-graduação.
Técnica Pomodoro
A técnica Pomodoro, é uma metodologia usada por estudantes e trabalhadores de todos os segmentos. Ela consiste na divisão dos estudos em blocos de 25 minutos. Comprovadamente, isso potencializa a agilidade do cérebro e o foco na execução de atividades. Para fazer em casa, siga as instruções:
- liste as tarefas a serem feitas;
- programe um cronômetro (que pode ser o despertador do seu smartphone, por exemplo) para 25 minutos;
- escolha uma tarefa na lista, de acordo com a sua prioridade, e execute-a sem se distrair;
- quando o cronômetro ou despertador apitar, pare e faça uma pausa de 5 minutos;
- ao finalizar a tarefa, retire-a da lista e comece a próxima;
- a cada quatro blocos de tempo, a pausa passa a ser de 30 minutos.
Estudar por horas e horas, chegando à exaustão, não é a melhor forma de aprender e fixar um conteúdo. Além de desgastante, a atitude pode prejudicar o seu rendimento.
Faça pausas regulares para descansar a mente e, então, poder voltar com as energias renovadas.
4-Elimine distrações
Sabemos que, nos dias de hoje, vivemos em uma era digital na qual é praticamente impossível não utilizar a internet e os smartphones para nossas tarefas diárias, como conversar com os amigos.
Antes de estudar, é necessário eliminar todas essas possíveis distrações para que elas não interfiram negativamente em sua produtividade.
O ideal é que você se desconecte das redes sociais e de qualquer bate-papo antes de dar início ao cronograma, mantendo os aparelhos eletrônicos longe durante esse momento. Uma dica, aqui, é desligar as notificações para ficar livre de distrações.
No entanto, é preciso destacar também que a tecnologia nem sempre é vilã na hora de estudar. Na verdade, quando utilizada com responsabilidade e com o propósito de agregar aos estudos, ela pode até mesmo otimizar o tempo e aumentar a produtividade.
5- Conte com o auxílio da tecnologia
Não é apenas para fazer ligações, tirar fotos e entrar nas redes sociais que serve um smartphone.
Atualmente existem diversos aplicativos para celular que ajudam a manter o ritmo e a produtividade nos estudos. Quando o assunto é organização, você pode baixar apps como o Evernote ou o Trello para criar o seu cronograma, cobrindo todas as disciplinas e horários a serem cumpridos.
E caso o problema sejam as distrações, você pode bloquear notificações do Facebook, WhatsApp e Instagram, por exemplo.
Confira abaixo algumas ferramentas que irão te auxiliar.
6 ferramentas para te ajudar a ter um bom rendimento e a organizar os estudos
Manter o foco nos estudos e garantir a produtividade é algo que, muitas vezes, pode ser complicado. Existem diversos fatores que contribuem para a improdutividade, como resistência às tecnologias, indefinição de metas, procrastinação e desorganização, por exemplo.
Entretanto, para reverter situações como baixo rendimento e falta de foco, além da dedicação, é preciso utilizar recursos que irão permitir um aproveitamento completo do tempo e dos conteúdos estudados. E para isso existem algumas ferramentas destinadas, exclusivamente, para o aumento da produtividade, foco e organização.
Para te auxiliar nesse assunto, separamos 6 ferramentas que irão te auxiliar a manter o foco e concentração nos estudos e eliminar as distrações:
1- Google
O Google disponibiliza diversas ferramentas que permitem uma boa organização dos estudos, como o Docs, Keep, Drive, Agenda, Tarefas, entre outros. Essas ferramentas permitem que você defina metas, guarde materiais, faça breves anotações, crie e salve resumos, gere e compartilhe links, adicione lembretes e acesse os materiais de qualquer lugar, devido ao seu armazenamento na nuvem. O legal é que esse acesso pode ser feito do seu computador ou celular.
2- Trello
Disponível para Android e Windows, o Trello é um aplicativo completo que possibilita organizar tarefas, tanto pessoais quanto em grupos, de maneira bem simples e dinâmica, utilizando como base o método de gestão visual Kanban, que trabalha com cartões e cores para a movimentação e produção de tarefas.
Além disso, com o Trello é possível: ter uma visão geral de tudo o que precisa ser feito; incluir etiquetas; adicionar arquivos; definir prazos e lembretes; designar responsáveis para cada atividade; e adicionar plano de fundo e stickers.
É uma ferramenta que permite a adaptação conforme a necessidade de cada usuário.
3- Evernote
Com versão para computador e celular, o Evernote é uma ferramenta com armazenamento na nuvem que permite agendar tarefas, fazer anotações e reunir informações em diversos formatos, como um banco de dados pessoal, com acesso fácil e rápido.
De forma intuitiva, o Evernote disponibiliza diversas funcionalidades que podem ser adaptadas ao seu estilo de estudo, garantindo que tudo o que você precisa esteja guardado e que você tenha uma melhor organização dos conteúdos.
4- Productivity Owl
Este App é uma extensão para Google Chrome, que irá eliminar as distrações e a tentação de ver vídeos engraçados ou ler notícias enquanto precisa usar a internet para pesquisar ou ler artigos. Este App permite que você escolha os sites que vão ser liberados e bloqueia todos os demais, incluindo as redes sociais.
O ícone da corujinha irá te notificar para te lembrar dos horários de intervalo, neste curto intervalo a corujinha permite acessar os sites bloqueados. Passado o tempo de intervalo, ela bloqueia e te notifica para voltar aos estudos.
5- ClearLock: block distractions
Se precisa manter o celular ligado enquanto estuda, porém, não consegue evitar a tentação de olhar todas as notificações que recebe no WhatsApp e outros aplicativos, este App irá te ajudar muito.
É um aplicativo para Android que bloqueia temporariamente os apps que estão te distraindo. Você escolhe os apps que irá bloquear, seleciona o intervalo de tempo em que você gostaria de manter o bloqueio para focar nos estudos e pronto.
6- Quality Time
Este é outro aplicativo que além de oferecer a opção de bloqueio e restrição de acesso ao celular temporário, ele oferece relatórios de tempo para que você monitore quanto tempo gasta em cada aplicativo. Com isso você pode controlar melhor seus hábitos e focar nos estudos.
E aí, gostou das dicas? Quais dessas ferramentas você mais gostou e pretende utilizar para organizar os seus estudos e aumentar a produtividade? Conte nos comentários.

