Não importa em qual nível da sua carreira profissional você esteja, sempre haverá desafios com os quais você terá que lidar no local de trabalho.
Isso é totalmente normal e pode até ser algo que impulsione sua carreira, permitindo seu crescimento profissional e pessoal.
Os desafios e as exigências do mercado de trabalho estão cada vez maiores, sendo assim é necessário que os profissionais estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar qualquer dificuldade que surgir ao longo da rotina do trabalho.
Os desafios da sua jornada podem surgir de várias formas, mas os exemplos mais comuns, são:
- Não dominar uma habilidade necessária para a sua função;
- Lidar com a pressão e entregar algo com rapidez, mesmo que o tempo pareça insuficiente;
- Precisar atender a um imprevisto mesmo estando em uma tarefa prioritária;
- Lidar com comentários negativos;
- Permanecer tranquilo e manter a calma em situações difíceis.
Quando encontramos desafios em nossa carreira profissional acabamos nos sentimos sobrecarregados, especialmente quando não estamos familiarizados com as circunstâncias.
No entanto, não importa o que seja, tenha em mente que há sempre uma solução.
Principais desafios da carreira profissional
Existem três tipos de desafios que você provavelmente irá enfrentar ao longo de sua jornada em direção a seus objetivos e que são exemplos de desafios profissionais.
Obstáculos pessoais
Eles estão relacionados a como nos comportamos. Ao pensar em exemplos de desafios pessoais podemos incluir hábitos inúteis, emoções descontroladas, medos paralisantes e crenças limitantes. Estes pensamentos nos impedem de tomar decisões eficazes que podem ajudar a construir o impulso que precisamos para chegar ao nosso destino final.
Obstáculos sociais
Estão relacionados às pessoas com quem você se relaciona e que podem cooperar ou sabotar seus projetos. Quando se trata de obstáculos sociais, é importante fazer um pouco de planejamento, estabelecer bons laços e relacionamentos com as pessoas que te ajudem a crescer.
Obstáculos ambientais
São condições inesperadas, acontecimentos e circunstâncias que você na maioria das vezes não tem controle. Por isso, muitas vezes somos mal preparados e incapazes de lidar com eles de forma eficaz.
Como se preparar para superar os desafios no trabalho
Para se destacar no âmbito profissional primeiramente é necessário conhecer-se a si mesmo e buscar aperfeiçoar suas habilidades: negociação, flexibilidade e inovação.
O mercado de trabalho tem buscado profissionais que consigam desenvolver suas qualidades, mesmo com pressões externas e internas.
O bom profissional busca focar em suas metas e objetivos, é persistente e está em constante evolução, se preparando para maiores desafios.
Confira algumas dicas a seguir:
Para superar os desafios profissionais é necessário sair da zona de conforto, pois ela impede o crescimento intelectual e pessoal, impactando diretamente no crescimento profissional.
1- Tenha inteligência emocional
Ela é tão importante quanto o raciocínio lógico. Isso porque, hoje em dia, tornou-se relativamente comum os profissionais terem crise de ansiedade e outros distúrbios psicológicos. Por isso, impulsionar sua inteligência emocional e saber lidar com as dificuldades e com a pressão é sempre uma habilidade valorizada.
2- Trabalhe a criatividade
Nos dias atuais, quem não trabalha a criatividade fica para trás. Isso porque é necessário saber lidar com as mudanças e ter jogo de cintura e criatividade para driblar e vencer os desafios.
3- Seja uma pessoa prática, proativa e responsável
Uma pessoa prática consegue pensar estrategicamente e propor soluções para as adversidades e situações do dia a dia, isso é um grande diferencial no mercado de trabalho.
Seja responsável, faça um bom trabalho e cumpra aquilo que foi pedido. Além disso, a responsabilidade está relacionada aos horários, cumprimento de metas, espírito de liderança e saber responder por seus atos e erros.
4- Saiba comunicar
Você precisa estar preparado para falar e se expressar adequadamente. Ao falar de si mesmo, apresentar um projeto, falar com o público, é fundamental ter uma boa oratória para apresentar os argumentos e se sair bem.
5-Tenha empatia
É a capacidade de se colocar no lugar do outro, e está muito em falta nos dias atuais. Essa é uma característica que causa admiração no meio empresarial, pois uma pessoa capaz de se colocar no lugar do outro sabe valorizá-lo e está disposta a ajudar sempre que necessário.
6- Saiba trabalhar em grupo
Muitas vezes, pode ser difícil trabalhar em grupo por conta das opiniões divergentes. Nesse sentido, é importante que você esteja sempre disposto a chegar a um acordo com seus colegas de trabalho, pensando no que será melhor para o grupo.
7- Construir relacionamentos profissionais que impulsionam o seu crescimento profissional
É difícil ter sucesso na vida profissional sem construir uma boa rede de contatos. Isso deve começar na empresa em que você trabalha, conquistando a confiança e se mostrando disponível às pessoas que cercam você no cotidiano. Estar próximo delas e criar conexões positivas é importante para construir sua imagem e mostrar que você está ali.
8-Seja Resiliente
Tenha resiliência profissional, ela depende diretamente de desenvolvimento pessoal. Está relacionada à confiança e positividade, ou seja, unir ambas, ajuda a ver grandes desafios como grandes possibilidades.
A resiliência profissional depende, também, da forma como você encara os desafios, isso gera uma percepção forte sobre você.
Essa é uma característica que depende do contexto profissional, mas que também deve partir de cada pessoa. Para isso, equilíbrio emocional e um bom estado mental são fundamentais.
Cuidar de si próprio é o início para aproveitar cada uma das dicas vistas ao longo deste post!
9-Esteja aberto a novas oportunidades
Todo desafio também traz uma nova oportunidade. Se você se mantém aberto a isso, certamente, o peso de encarar algo grande e complexo na vida profissional será reduzido. Você não deixará de entender a responsabilidade que tem em mãos, mas vai enxergar isso como uma chance. A partir daí, tudo que acontecer poderá ser visto como aprendizado e oportunidade de melhorar.
Estar aberto a novas oportunidades não é algo pensado apenas para o contexto em que se vive atualmente. Por exemplo, muitos profissionais abrem mão de se candidatar a posições maiores ou, até mesmo, em outras empresas, porque acham que o desafio será grande demais.
10- Procure fazer aquilo que você gosta
Você sente que sua carreira não está indo a lugar nenhum? Não está feliz com o emprego ou sua formação?
A dica é usar a insatisfação a seu favor e buscar coisas novas.
Pois muitas vezes é por meio das experiências ruins de trabalho que aprendemos a aprimorar nossas verdadeiras habilidades. Então se você não se sente realizado profissionalmente, use isso como uma oportunidade para chegar a outro lugar.
Conecte-se a uma nova carreira, confira outras oportunidades de emprego sempre que puder e aprimore seus estudos e esteja em constante atualização.
Agora que você está familiarizado com os truques para lidar com os desafios dos profissionais, você está pronto para empregá-los em sua rotina diária e superar todos os obstáculos.
E aí gostou do nosso post? Acha que ele foi útil para você? Deixe seu comentário e se inscreva em nosso blog para receber nossas atualizações.