logo-famart

A Famart

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

APRESENTAÇÃO

As Atividades Complementares são componentes enriquecedores e complementadores do perfil do egresso, que possibilitam o reconhecimento, por avaliação de habilidades, conhecimento e competência do aluno, inclusive adquirida fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.
As Atividades Complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação.
Entende-se como Atividade Complementar toda e qualquer atividade, não compreendida nas atividades previstas no desenvolvimento regular dos componentes curriculares dos cursos de graduação, desde que adequada à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional do aluno.
Deve-se levar em conta a conexão material mínima da atividade com o curso em que está matriculado o aluno, em uma perspectiva interdisciplinar, e analisar sua relevância para o processo de ensino-aprendizagem.

DAS MODALIDADES DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Consideram-se Atividades Complementares aquelas promovidas pela Faculdade FAMART, ou por qualquer outra instituição, classificadas nas seguintes modalidades:

I – Grupo 1: Atividades vinculadas ao ensino;
II – Grupo 2: Atividades vinculadas à investigação científica;
III – Grupo 3: Atividades vinculadas à extensão.ional.

O aluno deve desenvolver durante o ciclo acadêmico uma programação que totalize a carga horária mínima determinada na matriz curricular do curso em que está matriculado.
As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias escolares, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino do curso, que são prioritárias.
As Atividades Complementares devem ser planejadas conjuntamente pela Coordenadoria de Curso, professores e alunos, semestre a semestre, e podem ser cumpridas, de acordo com os interesses dos alunos e suas vocações, dentro da própria Instituição, ou fora dela.
Para assegurar seu caráter autônomo e flexível, as Atividades Complementares devem ser livremente escolhidas pelo aluno, observado o rol de possibilidades admitidas pela Faculdade FAMART.
Para se assegurar a sua diversidade, não será permitido o cômputo de mais de 50% da carga horária exigida em única modalidade.

DA CARGA HORÁRIA A SER INTEGRALIZADA

         TABELA DE CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Código

Descrição

Carga horária

máxima

1

Iniciação Científica

80

2

Publicação de Trabalho de Pesquisa

90

3

Participação em Projetos de Pesquisa Institucional ou docente

90

4

Participação em Palestras, Seminários, Simpósios e Congressos

80

5

Participação como Debatedor em Eventos

40

6

Apresentação de Trabalhos em Eventos na Área

80

7

Visitas Técnicas

20

8

Projetos em Extensão em áreas afins do curso

80

9

Cursos de Extensão em áreas afins do curso

80

10

Cursos de Extensão em geral

40

11

Atividades Socioculturais ou trabalho voluntário

20

12

Monitoria

120

13

Participação em Juris e Audiências

30

14

Gestão ou representação estudantil

40

15

Curso de informática

60

16

Cursos de idiomas ou Libras

80

17

Cursos realizados a distância

40

18

Programação de Nivelamento

40

19

Preparatório Enade

80

20

Estágio Extracurricular (não obrigatório)

80

21

Outras atividades

60

 

Pular para o conteúdo