ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares são componentes enriquecedores e complementadores do perfil do egresso, que possibilitam o reconhecimento, por avaliação de habilidades, conhecimento e competência do aluno, inclusive adquirida fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.
As Atividades Complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação.
Entende-se como Atividade Complementar toda e qualquer atividade, não compreendida nas atividades previstas no desenvolvimento regular dos componentes curriculares dos cursos de graduação, desde que adequada à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional do aluno.
Deve-se levar em conta a conexão material mínima da atividade com o curso em que está matriculado o aluno, em uma perspectiva interdisciplinar, e analisar sua relevância para o processo de ensino-aprendizagem.
DAS MODALIDADES DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Consideram-se Atividades Complementares aquelas promovidas pela Faculdade FAMART, ou por qualquer outra instituição, classificadas nas seguintes modalidades:
I – Grupo 1: Atividades vinculadas ao ensino;
II – Grupo 2: Atividades vinculadas à investigação científica;
III – Grupo 3: Atividades vinculadas à extensão.
DA CARGA HORÁRIA A SER INTEGRALIZADA
O aluno deve desenvolver durante o ciclo acadêmico uma programação que totalize a carga horária mínima determinada na matriz curricular do curso em que está matriculado.
As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre ou período letivo, inclusive no período de férias escolares, dentro ou fora do turno regular das aulas, sem prejuízo, no entanto, de qualquer das atividades de ensino do curso, que são prioritárias.
As Atividades Complementares devem ser planejadas conjuntamente pela Coordenadoria de Curso, professores e alunos, semestre a semestre, e podem ser cumpridas, de acordo com os interesses dos alunos e suas vocações, dentro da própria Instituição, ou fora dela.
Para assegurar seu caráter autônomo e flexível, as Atividades Complementares devem ser livremente escolhidas pelo aluno, observado o rol de possibilidades admitidas pela Faculdade FAMART.
Para se assegurar a sua diversidade, não será permitido o cômputo de mais de 50% da carga horária exigida em única modalidade.

 

TABELA DE CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

 

Código Descrição Carga horária

máxima

1 Iniciação Científica 80
2 Publicação de Trabalho de Pesquisa 90
3 Participação em Projetos de Pesquisa Institucional ou docente 90
4 Participação em Palestras, Seminários, Simpósios e Congressos 80
5 Participação como Debatedor em Eventos 40
6 Apresentação de Trabalhos em Eventos na Área 80
7 Visitas Técnicas 20
8 Projetos em Extensão em áreas afins do curso 80
9 Cursos de Extensão em áreas afins do curso 80
10 Cursos de Extensão em geral 40
11 Atividades Socioculturais ou trabalho voluntário 20
12 Monitoria 120
13 Participação em Juris e Audiências 30
14 Gestão ou representação estudantil 40
15 Curso de informática 60
16 Cursos de idiomas ou Libras 80
17 Cursos realizados a distância 40
18 Programação de Nivelamento 40
19 Preparatório Enade 80
20 Estágio Extracurricular (não obrigatório) 80
21 Outras atividades 60

 

Osório Santos, 207 – Itaúna / MG - CEP: 35680-229

0800 942 5006

(37) 9 9836-4736

atendimento@famart.edu.br