Já conhece os novos cursos de pós-graduação na área da saúde?
A qualificação profissional é algo que deve ser recorrente, tanto para aqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho quanto para aqueles que querem entrar.
Por isso, fazer um curso de pós-graduação é importante para aqueles que não querem se acomodar.
É sempre bom lembrar que para conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho não basta apenas se formar em um curso superior é preciso se aprimorar constantemente.
Ao passo que um curso de Pós-graduação no currículo impacta não somente na empregabilidade, mas também na valorização do profissional no mercado.
Segundo uma pesquisa da Catho Educação, um profissional com uma pós-graduação pode ganhar até 14,7% a mais em relação a quem tem apenas uma formação de ensino superior.
Analisando os dados acima é possível perceber que não podemos parar na Graduação, é preciso se especializar. Sabemos que vivemos uma crise mundial com a pandemia, mas isso não pode nos afastar de nossos sonhos, é preciso afastar o medo e manter-se competitivo.
Por isso, hoje trouxemos uma lista com alguns cursos novos na área da saúde que estamos oferecendo em nossa instituição, que são tendência no mercado de trabalho.
Área da saúde
A área da saúde é muito importante para toda a sociedade, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. Por isso, muitas pessoas procuram traçar uma carreira relacionada a esse campo e, para isso, buscam uma pós-graduação que traga mais conhecimentos teóricos e práticos que podem agregar à profissão.
Quando falamos em “saúde”, estamos falando de um mercado muito amplo que inclui diversas graduações, certo? É possível encontrar opções mais relacionadas à Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Gerontologia, entre tantas outras.
Conheça alguns cursos de pós-graduação em saúde que disponibilizamos aqui na Famart.
Enfermagem e cuidado do idoso
A enfermagem é peça-chave nos cuidados e na assistência a pacientes de diferentes complexidades. No entanto, é possível crescer ainda mais nessa carreira, qualificando-se em segmentos mais específicos
Com o aumento da expectativa de vida da população automaticamente necessita-se que o sistema de saúde se adéque ao público idoso. Diante disso, os enfermeiros precisam se qualificar para atender a essas pessoas, até porque atualmente eles são os potenciais clientes dos hospitais, clínicas e laboratórios.
A atuação da profissão neste segmento específico exige um cuidado ainda maior, pois a velhice é marcada por esquecimento, dificuldade de locomoção e, em alguns momentos, impaciência e dificuldade de compreensão dos fatos.
O curso de pós-graduação em enfermagem e cuidado do idoso especializa os profissionais da enfermagem para atuarem de forma diferenciada, junto à população idosa que necessita de uma assistência especial, considerando sua singularidade, as limitações físicas, psíquicas, sociais e os riscos ambientais.
A Pós-graduação em Enfermagem e Cuidado com o Idoso, destina-se a Enfermeiros e áreas afins.
O tempo mínimo de duração do curso é de 6 meses e tem carga horária de 660 horas.
Enfermagem em estética
A enfermagem estética é uma das áreas que desperta o interesse dos enfermeiros. Compreendendo que a área estética pode ser considerada o estudo racional da beleza, muitos profissionais vêm se capacitando e ganhando mercado de trabalho nessa área que cresce exponencialmente. Como a saúde possui seu conceito amplo, a estética acabou ganhando notoriedade, visto que se relaciona subjetivamente com as necessidades básicas.
Sendo assim, surgem diversas possibilidades de especialização em relação a pós-graduação lato sensu, objetivando capacitar profissionais da saúde para o exercício da estética. Essa possibilidade trouxe um novo olhar para diversas profissões que compreendem a estética como um eixo para o conhecimento multiprofissional em saúde e não apenas específico de uma profissão. Por esse motivo, os profissionais da enfermagem começaram a investir na área.
O curso de pós-graduação em Enfermagem em Estética é voltado para profissionais Graduados em Enfermagem. O tempo mínimo de duração é 12 meses e a carga horária de 940 horas.
Quais procedimentos podem ser realizados pelo enfermeiro com formação em estética?
Os procedimentos liberados pela resolução do COFEN 529/16 e a atual resolução do COFEN em vigência 626/2020 são: micropuntura, cosméticos, caboxiterapiacriolipólise, cosmecêuticos, depilação a laser, dermo pigmentação, drenagem linfática, eletroterapia, eletrotermofototerapia, escleroterapia, intrademoterapia, mesoterapia, terapia combinada de ultrassom e microcorrente, micropigmentação, nutricosmético, nutracêuticos, peeling superficial e médio, ultrassom cavitacional, vácuoterapia, aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico, fios de sustentação, procedimentos em microvasos PEIM.
O enfermeiro pode atuar como enfermeiro especialista em estética?
Sim, a suspensão por determinação judicial é contra o COFEN, não contra os enfermeiros, que continuam podendo realizar pós-graduação na área e atuar na área de estética. O que acontece é que a lei do exercício profissional da enfermagem vem sofrendo emendas para maior proteção dos profissionais.
Quanto aos procedimentos estéticos, o enfermeiro pode realizar, por exemplo, no processo de enfermagem intervenções não invasivas ou invasivas. Dentre as intervenções invasivas, existem procedimentos estéticos que necessitam ser realizados por especialidade adequada. Assim, o enfermeiro pode atuar em consultório próprio se tiver uma pós-graduação.
Saúde mental e atenção psicossocial
O profissional especializado em Saúde Mental poderá identificar necessidades locais, planejar, organizar e executar ações preventivas ou interventivas nos dispositivos públicos e privados, empresas, hospitais e clínicas particulares e privadas.
Os profissionais são capacitados ao nível de lato sensu para poderem identificar demandas específicas relacionadas à saúde mental, bem como planejar, organizar e executar ações terapêuticas e projetos de atenção psicossocial que promovem a prevenção/promoção e assistência, tendo como base os paradigmas apresentados pela Reforma Psiquiátrica.
O curso de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial tem como foco o ambiente das redes pública e privada dos serviços voltados à área psiquiátrica. Os alunos aprendem sobre o processo de implantação e consolidação do novo modelo assistencial em saúde mental.
O objetivo é formar profissionais que possam identificar problemas mentais e psicológicos, conforme os novos Serviços Territoriais de Atenção Psicossocial.
Durante o curso de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, os alunos ganham ferramentas e argumentos para promover a atenção aos portadores de transtornos mentais.
A Política Nacional de Saúde Mental serve como referência para a promoção da saúde coletiva e individual. Os aspectos clínicos e terapêuticos do tratamento desta população também são amplamente estudados
O curso é destinado a profissionais graduados em ciências da saúde e áreas afins tais como: enfermagem, psicologia, assistência social, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, farmácia, educação física, pedagogia, musicoterapia, psicopedagogia e demais profissionais que desejam atuar em saúde mental.
O tempo mínimo de duração é 6 meses e a carga horária de 660 horas.
Por que fazer uma pós-graduação na área da saúde?
Fazer uma pós-graduação é continuar a estudar e se desenvolver, mesmo já tendo uma formação superior. No mercado de trabalho atual e considerando a grande concorrência existente, saber mais e mostrar estar interessado em se desenvolver já é um passo à frente, não é mesmo? E na área da saúde não é diferente.
No entanto, nessa área existe um leque de possibilidades para o aluno. Ele poderá ser um especialista em certo ramo de atuação, um gestor ou um acadêmico, fazendo pesquisas para desenvolver a sua área. Para isso, basta escolher entre fazer uma pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).
Com o mercado de trabalho cada vez mais acirrado, ter uma pós-graduação passa a ser tão importante quanto ter uma faculdade. Então quanto antes você começar a sua, mais preparado você estará.
Esperamos que essa lista ajude você na escolha da sua especialização.
Primeiramente você deve contar com uma instituição de ensino renomada e bem avaliada pelo MEC.
É importante também avaliar as modalidades de ensino oferecidas.
Para quem precisa trabalhar e estudar, os cursos 100% online são as melhores alternativas para se especializar em uma boa faculdade.
Ficou interessado? Entre em contato com nossos consultores educacionais e saiba mais sobre os cursos de pós-graduação a distância oferecidos na Faculdade Famart.
