Quem nunca teve dúvidas na hora de fazer o seu currículo? Já ouviu falar em curriculo lattes? qual a importancia dele, Confira aqui algumas dicas e informações sobre o Currículo Lattes.
Para quem busca um emprego e não sabe por onde começar, saiba que primeiramente é necessário ter um bom currículo profissional.
O currículo é um documento que visa convencer um recrutador que você é a pessoa certa para ocupar determinada vaga. As informações fornecidas nele vão mostrar quais caminhos você trilhou até o momento, o que sabe fazer e como pode contribuir com a empresa.
É importante entender que o currículo é seu primeiro contato com o recrutador, a ideia nele é fazer com que o profissional de RH se interesse pelo seu perfil profissional e queira te conhecer melhor, através de uma entrevista de emprego, por exemplo.
Por isso trouxemos algumas dicas para a elaboração do currículo, afinal muita gente tem dúvidas.
Três regras básicas para construir um bom currículo
Para construir um currículo atrativo é preciso ficar muito ligado em três regras básicas:
1ª Fale a verdade: evite acrescentar competências e qualificações que você não domina. Por outro lado, não deixe de falar de seus talentos e qualidades que, de certa forma, podem diferenciá-lo de outras pessoas.
Não minta sobre as informações que estão no seu currículo, pois elas podem ser checadas pela empresa, solicitando certificado de cursos, formações ou até mesmo dos cargos que você ocupou na empresa.
2ª simplicidade: tente ser o mais simples possível, pois a pessoa que irá examinar seu currículo provavelmente tem uma enorme carga diária de avaliação e, com certeza, ela não vai perder tempo tentando entender um material complexo.
3ª eficiência: está relacionada a objetividade e coerência.
Ou seja, seu currículo tem que ser direto e mostrar se a vaga tem a ver com você. Isto vai despertar interesse do RH que irá te chamar para uma entrevista, com o propósito de entender se as suas competências realmente são compatíveis com a vaga de emprego, se há alguma oportunidade da empresa te contratar.
Modelos de currículo
Primeiramente, é preciso conhecer a finalidade e os modelos disponíveis:
Curriculum Vitae
O currículo, também conhecido como curriculum vitae em latim, tem o significado de “trajetória de vida”.
É o modelo mais utilizado para o mercado de trabalho, ele apresenta informações como, por exemplo, dados pessoais, objetivos, formação, experiência profissional, idiomas, cursos, pretensão salarial e lista de habilidades e aptidões.
Nesse tipo de currículo, a própria pessoa define a formatação e a disposição das informações, o que muitas vezes pode gerar dúvidas quanto ao modo de fazê-lo.
Currículo Lattes
Ele é exigido para a vida acadêmica, seja do estudante, docente ou pesquisador, por ser uma plataforma digital única e mantida pelo CNPq (órgão de fomento à pesquisa), que fornece informações detalhadas de produções, experiências profissionais, traçando um perfil do profissional.
Essa plataforma é bastante utilizada para a seleção de candidatos para estágios e bolsas de pesquisa, para concurso de professores e ranqueamento dos mesmos pela Instituição de Ensino Superior.
No entanto, várias empresas já estão exigindo dos candidatos o Currículo Lattes, por considerá-lo mais completo. Já nesse tipo de currículo, a dúvida está relacionada ao local onde as informações devem ser cadastradas, uma vez que, quando não citadas no lugar correto podem ser desconsideradas em uma seleção.
É mais extenso e abrangente. Nele você pode e deve mencionar de forma detalhada, toda sua produção intelectual associada à sua área de atuação, como, por exemplo, a participação em eventos e projetos, produção de artigos.
Além disso, ele segue o formato padrão da Plataforma Lattes. Quer dizer, tanto o do estudante que acabou de entrar na universidade quanto o do renomado cientista brasileiro terão o formato padronizado. 100% online este currículo fica disponível para todos, facilitando assim que outros profissionais e instituições encontrem você.
Como fazer currículo lattes?
Qualquer pessoa pode criar seu currículo lattes na Plataforma Lattes. O site é bastante intuitivo e o cadastro é simples de fazer.
Confira o passo a passo:
- 1º passo: Acesse a Plataforma Lattes.
- 2º passo: do lado direito clique em “Cadastrar novo currículo”.
- 3º passo: Em “Cadastrar-se no Currículo Lattes” você vai preencher os campos: “País de Nacionalidade”, “E-mail”, “Senha”. Coloque os caracteres pedidos e clique em “Próxima”.
- 4º passo: Na próxima página de “Informação Pessoal” você vai inserir seu nome completo, data e país de nascimento, sexo, cor ou raça, documentos como RG, CPF e passaporte. Além de nome do pai e da mãe.
Para completar uma foto. - 5º passo: No campo “Endereço e contato” você tem a opção Residencial e Profissional, onde deve preencher: “Instituição”, “País”, “CEP”, “Endereço”, “Bairro”, “Cidade”, “Estado”, “Telefone” e “Celular”.
- 6º passo: Em “Formação Acadêmica” você escolhe entre Formação acadêmica concluída ou em andamento que conta com as opções: Ensino Fundamental (1º grau), Ensino Médio (2º grau), Graduação, mestrado e doutorado.
Em seguida, preencha com o nome da Instituição e insere o ano de início e conclusão.
- 7º passo: No campo “Atuação profissional” você precisa responder somente “Sim” ou “Não” para a pergunta: “Alguma atuação profissional no momento?”. Se a resposta for “Sim” abrirá um campo para você inserir a “Instituição”, “País, “Tipo de vínculo”, “cargo” e “Ao de início”.
- 8º passo: Insira sobre sua “Área de atuação” e habilidades linguísticas dos idiomas. Se nesse momento você deixou de preencher algum campo ele vai te informar. Aí você precisa ir voltando e inserindo os dados. Se estiver tudo certo, as informações que você inseriu vão aparecer agrupadas com sua foto no topo. Com isso, você aceita os termos de uso e precisa apenas clicar em “Enviar ao CNPq”.
Revisão do currículo
Antes de submeter o seu currículo na plataforma, faça uma boa revisão do formulário.
Certifique-se de que o seu currículo contém apenas informações legítimas.
Não minta jamais sobre as suas formações ou realizações.
Afinal, a história que você conta no documento precisará ser comprovada no dia a dia de trabalho.
Outro aspecto relevante é com relação aos erros de português e digitação.
Faça uma leitura minuciosa para identificar falhas desses tipos.Isso porque a falta de atenção pode custar caro.
Uma pesquisa da Catho revelou que, para 34% dos recrutadores entrevistados, os erros no currículo são o principal motivo para a eliminação de candidatos em processos seletivos.
Você não vai querer perder uma grande chance por um pequeno deslize, não é verdade?
Atualização do currículo
Ainda assim, mesmo após revisar, se você enviou o currículo com alguma informação errada, há como corrigir. O documento pode ser facilmente editado e atualizado na plataforma.
No site, basta clicar em “Atualização do Currículo” e inserir seus dados de aceso para visualizar o seu perfil.
Aliás, essa área de atualização do currículo deverá ser frequentemente visitada.
Isso porque as experiências continuam sendo adquiridas e precisam ser inseridas no seu currículo para atribuir ainda mais peso a ele.
Crie o hábito de revisá-lo periodicamente e de atualizá-lo sempre que participar de algum evento, por exemplo. Encare o Currículo Lattes como um verdadeiro compromisso.
Afinal, não se esqueça: ele é a sua vitrine no mercado acadêmico.
O que fazer se não tenho experiência profissional?
Esse é o questionamento da maioria dos jovens que estão começando a vida adulta, seja com a formação no ensino médio, ingresso na universidade ou à procura de um estágio, ou programa de trainee relacionado à área de formação.
Mesmo que não tenha experiência profissional comprovada ou esteja à procura de um primeiro emprego, você pode deixar seu currículo atrativo descrevendo exatamente as experiências que já teve na vida escolar e social.
Como assim?
Durante a sua vida escolar, se você foi uma pessoa envolvida com algum trabalho extra em português, por exemplo, ou participou de atividades extracurriculares, como organizar um evento, promover uma campanha ou ainda esteve envolvido com esportes, isso mostra muito da sua personalidade e o que você pode ter como aptidão.
Colocar no seu currículo experiências como intercâmbio, voluntariado e cursos em teatro, informática, desenho, pintura e idiomas enriquecem o documento.
Mas, lembre-se: tenha sempre o bom senso de que essas vivências tenham alguma conexão com o perfil da vaga que deseja.
Além disso, é muito importante saber apresentar essas vivências de forma profissional.
Indo além do seu currículo
1. Invista em conhecimento
Mas, para ter uma carreira de sucesso não basta somente caprichar na organização de seu currículo, é importante pensar a longo prazo.
Você precisa entender como ter uma boa performance em todas as etapas, entender como se posicionar estrategicamente, saber como não cometer os erros básicos para conseguir a aprovação.
E para ter sucesso no longo prazo, invista em cursos, workshops e feiras sempre que possível, pois isso será um diferencial no seu currículo e na sua carreira.
Principalmente, invista no seu autoconhecimento, pois isso será um grande benefício tanto para os processos seletivos que você participar quanto para sua vida como um todo.
Hoje a internet dispõe de diversos cursos gratuitos ou com valor acessível que podm ajudar em sua carreira profissional e,ainda tornar-se um diferencial frente aos demais candidatos.
Além disso é importante um curso superior, seja graduação ou uma pós-graduação,
2. Fique de olho nas oportunidades
Esteja sempre preparado para as oportunidades! Fique atento sobre o que acontece no mundo e, principalmente, aos avanços do setor em que você trabalha. Surpreenda na hora da entrevista com todo o seu conhecimento e interesse na área em que for atuar.
Mas lembre-se, dependendo da vaga que está concorrendo, selecione os cursos e aperfeiçoamentos que tenham ligação com o que está procurando, afinal, ser objetivo e coerente é fundamental!
3. Inscreva-se em canais específicos de emprego
Com o grande alcance da Internet, invista em canais de comunicação especializados em divulgação de vagas e relacionamento profissional.
Hoje os headhunters, profissionais qualificados na busca de talentos profissionais, estão em todos esses meios.
Nessas redes (Linkedin, por exemplo) você pode interagir com a página de outras empresas, entrar em contato com o RH e até inscrever seu currículo online.
Coloque em prática as nossas dicas, amplie seu círculo de amizades profissionais e pense no longo prazo através de um plano de carreira.
Aqui na Famart oferecemos cursos de graduação e pós-graduação. Todos 100% online, contamos com professores especialistas qualificados e reconhecidos em sua área de atuação.
Além disso, as certificações são devidamente credenciadas pelo MEC e válidas em todo território brasileiro.
Caso tenha interesse em mais informações sobre nossos cursos, entre em contato com um de nossos consultores educacionais.

