Escolher uma carreira para seguir pode ser um dilema para qualquer pessoa, seja qual for a etapa da vida em que ela estiver, não é mesmo? Saiba tudo sobre orientação profissional : O que é e quando buscar?
Geralmente, quem quer saber o que fazer depois do ensino médio ou deseja entrar com êxito no mercado de trabalho se vê diante de muitos caminhos possíveis. Nesse momento, é normal surgirem dúvidas, e com elas a necessidade de orientação.
Na hora de escolher uma carreira, comece a explorar as profissões que tenham mais a ver com você. A Orientação Profissional pode ser de grande ajuda, facilitando e trazendo mais tranquilidade para esse momento de escolha.
No processo de construção de uma carreira compatível com sua personalidade, é importante considerar suas aptidões e interesses. Afinal, esses são os sinais para você conseguir identificar suas habilidades.
Neste post, você encontra mais informações sobre orientação profissional, continue a leitura e aprenda a fazer a escolha certa para sua carreira.
O que é orientação profissional?
É o processo de aconselhamento para uma pessoa que precisa tomar decisões relacionadas com a profissão. A partir de um acompanhamento bem focado, ela pode te ajudar a descobrir a oportunidade de carreira mais acertada para seguir.
É fundamental ter em mente que a orientação profissional segue uma dinâmica séria, conduzida por um especialista de Pedagogia ou Psicologia.
Com base em vários parâmetros, ele busca reconhecer as carreiras mais adequadas ao seu perfil e, ao mesmo tempo, solucionar as dúvidas existentes.
Desse modo, a pessoa que está sendo orientada consegue tomar sua decisão de uma maneira consciente. Além das informações variadas sobre os cursos e as profissões, os salários e o mercado de trabalho, você adquire uma compreensão aguçada dos seus próprios desejos e talentos.
Essa dimensão de autoconhecimento é importante, tendo em vista que muitas das dúvidas que aparecem estão relacionadas com a falta de reflexão sobre nós mesmos. Se você conseguir entender melhor quais são os seus interesses, aptidões e metas, com certeza vai ter menos dificuldade em planejar seu futuro.
A orientação profissional não é uma fórmula mágica para resolver o seu destino. Mas quando é realizada de maneira comprometida, ela te dá um direcionamento pessoal e profissional. Afinal de contas, cada detalhe pode fazer a diferença na hora de decidir.
Esse termo é frequentemente relacionado à etapa de escolha de carreira enfrentada pelos jovens antes de ingressarem no mercado de trabalho.
No entanto, engana-se quem vê a orientação profissional apenas como um instrumento de suporte para quem está começando.
A orientação profissional também é muito importante para aqueles que já atuam há anos e buscam um crescimento profissional significativo, ou se sentem em dúvida sobre a carreira que escolheram. Nesse aspecto, é comum que algumas pessoas fiquem estagnadas em suas posições e encontrem dificuldades de se desenvolver profissionalmente.
Etapas do processo de orientação profissional
Durante o processo de escolha da profissão, com certeza essas dúvidas passaram pela sua mente:
- O que devo escolher?
- E se eu não acertar na escolha?
- O que fazem os profissionais dessa área?
- Como vou trabalhar?
- O que irei estudar?
Saiba que a partir das respostas encontradas, para cada uma das perguntas, você vai conseguir fazer a escolha mais consciente e realista.
Para responder a essas perguntas, é importante analisar os seguintes passos:
Autoconhecimento
No primeiro momento, o foco é o autoconhecimento. É muito importante entender as motivações, valores e ambições para que se possa fazer uma escolha adequada.
Conheça quem você é, o que realmente gosta, suas habilidades, seus interesses e seus valores. Analise os aspectos que podem refletir diretamente na sua vida pessoal, como: medo, ansiedade, insegurança, pressão familiar, pressão de vestibulares e o próprio processo do seu desenvolvimento e crescimento.
Conhecimento das áreas
Se informe sobre a graduação que você tem interesse. Verifique a organização curricular, procure conhecer os conteúdos que serão abordados no curso. É interessante saber que cada curso que você se identifica pertence a uma área de conhecimento.
Procure saber sobre o mercado de trabalho, quais são as diferentes áreas de atuação da profissão escolhida, bem como a rotina de trabalho desse profissional. Participe de eventos e converse com profissionais relacionados às áreas de interesse. Lembre-se: você é o protagonista deste processo.
A escolha
Por fim, chega o momento da tão esperada escolha.
Ao contrário do que muitos pensam, não cabe ao orientador profissional dizer para onde o orientando deve ir ao final do processo. A função do orientador profissional é a de guiar o processo de decisão, considerando o contexto social levantando possibilidades. Mas a escolha final será sempre do cliente.
Como funciona a orientação profissional?
A orientação profissional pode focar em algumas situações que ajudam a identificar as suas aptidões e atuações no mercado de trabalho que envolva as competências descobertas durante o procedimento.
No entanto, existem diversos tipos de orientação profissional que podem variar conforme a fase da carreira que você se encontra. Confira as principais categorias de orientação profissional.
1- Início da vida profissional
No começo da vida profissional o indivíduo precisa tomar uma atitude em relação a sua carreira profissional. Para ajudá-lo nesse processo, a pessoa pode investir em conversas e testes vocacionais para tentar desvendar quais são as atividades profissionais indicadas para o seu perfil.
2- Carreira estagnada
Em um determinado momento da carreira, algumas pessoas se sentem insatisfeitas e desejam mudar o rumo da sua vida profissional. Geralmente, isso é causado pela falta de compatibilidade dos interesses profissionais com a atividade que está exercendo no momento.
Por se sentir decepcionado com o rumo da sua carreira, a orientação profissional pode ser uma ótima oportunidade para descobrir quais são os motivos que estão impedindo que você evolua na sua carreira, além de encontrar uma solução para o problema.
3- Carreira em ascensão
Os profissionais que estão em uma carreira em ascensão, alcançando suas metas e objetivos, podem contar com a orientação profissional para continuar mantendo o seu alto desempenho e conquistas.
4-Troca de carreira
Quando o profissional está cansado da atividade que desenvolve, a rotina de trabalho não lhe dá mais prazer e os resultados não são mais satisfatórios, geralmente, pensa em mudar de carreira.
Para evitar que o indivíduo cometa equívocos que possam comprometer sua vida profissional, qualidade de vida, estabilidade e segurança, a orientação profissional desenvolve o tema com o orientado.
Durante o processo são considerados tanto os ganhos quanto as perdas que envolvem a troca de carreira para evitar que o indivíduo venha a se arrepender ou ter surpresas desagradáveis.
5- Decidir entre descansar ou diminuir o ritmo do trabalho
Depois de muitos anos de trabalho, algumas pessoas ficam na dúvida entre descansar para preservar a sua qualidade de vida e saúde ou se dedicar a outras atividades que sejam menos desgastantes.
Escolher a orientação profissional neste momento da vida é importante para ajudá-lo a tomar uma decisão mais acertada, exaltando as suas melhores conquistas, mas também propondo alternativas para você lidar com esse momento da sua carreira.
Porque a orientação profissional é importante?
A importância da orientação profissional está ligada aos inúmeros benefícios que ela traz para quem precisa planejar o trajeto no mercado de trabalho. Pense, por exemplo, que ela ajuda a resolver dúvidas sobre as áreas de trabalho e fortalecer o seu autoconhecimento.
É difícil mensurar os ganhos da orientação, porque eles vão afetar toda a vida de uma pessoa a partir da entrada na faculdade. Por aumentar as suas chances de sucesso profissional, o processo influencia até mesmo as progressões e promoções.
Auxiliar na escolha da profissão
A grande tarefa da orientação profissional é te ajudar a fazer a melhor escolha em
determinado momento da sua vida. Trazendo informações relevantes sobre o mercado e cada área, o especialista te incentiva a formar uma visão ampla para um bom plano de carreira.
Alavancar a carreira
Vale lembrar que a orientação profissional pode ser usada em qualquer etapa da carreira. Assim, é útil até mesmo para quem se encontra no mercado de trabalho há muitos anos, para tomar decisões que possibilitem a impulsionar a carreira.
Maiores chances de sucesso no mercado
A orientação profissional fortalece a sua bagagem para ser bem-sucedido naquilo que faz. Por maximizar sua afinidade com a profissão escolhida e ampliar seu autoconhecimento, ela aumenta também as oportunidades de encontrar sucesso no mercado.
Gostou do artigo e de saber mais sobre orientação profissional? Conta para gente nos comentários e caso tenha interesse em receber novidades sobre o mercado de trabalho, estudos e carreira assine nossa newsletter.

