Você está trabalhando home office e tem dificuldades para manter a produtividade? Confira aqui algumas dicas de como ser mais produtivo trabalhando em casa.
Trabalhar em casa, à primeira vista, pode ser incrível. Mas com o passar do tempo a produtividade pode se tornar um verdadeiro empecilho e tem sido uma das principais reclamações de quem trabalha nessa modalidade.
Isso porque a demanda por concentração aparece e pode deixar o profissional perdido, sem saber como fazer e, em alguns casos, pode chegar a procrastinar.
Essa alteração da produtividade se deve, muitas vezes, pela falta de experiência em prestar trabalhos a partir de casa. O ambiente caseiro nem sempre é propício para a realização do trabalho, seja pela presença de outras pessoas ou pela ausência de móveis ergonômicos que confiram o devido conforto para o trabalho.
Muitas pessoas não conseguem se adaptar rapidamente por não repetirem o mesmo comportamento que tinham na sede da empresa ao realizar suas atividades em casa.
A boa notícia é que existem diversas formas de aumentar a concentração e a produtividade em Home Office.
Confira algumas delas abaixo e garanta a melhoria da qualidade e quantidade de atividades realizadas durante o trabalho remoto.
O que é o Home office?
O termo Home Office traduzido significa escritório em casa. Na prática, nada mais é que o profissional ter uma estrutura na própria residência para realizar suas tarefas de trabalho como se estivesse na empresa.
Trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho são algumas variações do home office.
Afinal, muitos profissionais optam por trabalhar em outros lugares, como espaços de coworking, cafeterias e hotéis, além de sua moradia.
Esse modelo de trabalho é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos, tanto por parte dos colaboradores quanto dos empregadores.
Trabalhar em casa tem se tornado uma rotina para muitos profissionais de diversos ramos do mercado de trabalho.
O cenário atual revela que muitas pessoas migraram para este modelo de trabalho.
A tecnologia permite que esse formato de colaboração entre profissionais e empresas seja eficiente quando respeitadas suas condições, como: uma boa conexão com a internet, um local adequado para trabalhar, materiais necessários para a rotina produtiva no trabalho e o estabelecimento de horários.
Com o avanço da tecnologia e a constante evolução dos meios digitais, vemos profissionais de diversas áreas adaptando suas funções a este modo de trabalho.
Atualmente as pessoas conseguem organizar seu tempo de trabalho e construir jornadas que atendam seus clientes e fornecedores sem prejuízo, por isso o trabalho no home office tem ganhado espaço em vários segmentos.
Todas essas vantagens são percebidas pelos profissionais que produzem em home office. Trabalhando em casa, fora de um ambiente empresarial, acaba por trazer inúmeros benefícios para quem atende suas demandas em home office, com pontos positivos também para empresas e clientes.
8 dicas de como aumentar a produtividade trabalhando em casa
Confira 8 dicas importantes para ser produtivo no trabalho home office, elas te ajudarão a criar o melhor ambiente para manter o foco e a eficiência.
1. Planejamento de tarefas
Para conseguir ser produtivo durante o trabalho home office é importante se organizar. É necessário saber quais são as atividades e o que você precisa fazer durante cada dia, seja através de agenda ou cronograma de atividades.
Faça um checklist e, conforme as tarefas forem realizadas, marque e passe para a próxima etapa.
Estabelecer uma rotina o ajudará a manter tudo dentro do previsto. E não deixe de fazer intervalos para recarregar as energias.
Trabalhando no escritório, ocasionalmente você parava para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito também quando estiver em casa.
Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa.
2. Tenha um ambiente propício para o trabalho
Trabalhar na cama com o computador no colo é pedir para se distrair e não conseguir produzir. Pense em um ambiente próprio para trabalhar.
Caso não tenha um escritório, separe um local que não tenha tanta interferência externa.
Escolha um ambiente silencioso, instale seus aparelhos eletrônicos, organize documentos necessários para o trabalho e garanta que ninguém mais use o cômodo para outros fins. Isso o ajudará a separar os momentos de trabalho dos de lazer.
É impossível trabalhar e render em um ambiente desorganizado. A bagunça confunde e causa desânimo, além de tirar o foco. Por isso, procure sempre deixar os papéis e documentos organizados em pastas ou gavetas.
3. Procure eliminar ao máximo as distrações
Por estar em casa diariamente, tarefas como lavar roupa ou o banheiro podem tirar o foco. Se comprometa em cumprir o planejado para o dia e evite distrações. Trabalhe com qualidade.
Um grande desafio de trabalhar em casa é conseguir estabelecer limites para as pessoas com quem você mora.
É muito mais fácil eles entenderem que não podem interrompê-lo se você estiver em um escritório do que no quarto ao lado.
Por isso, é importante explicar a eles que, apesar de estar em casa, você não estará disponível para favores ou telefonemas pessoais durante o dia.
4. Mantenha a rotina
É necessário procurar manter a rotina diária que você tinha antes do home Office.
Por exemplo, se você acordava às 6 horas, realizava exercícios, tomava banho e café da manhã antes de iniciar o expediente, busque manter essa sequência de atividades. Uma vez que ela era realizada normalmente no seu dia a dia, já se provou apta à sua rotina e organismo.
Procure manter os horários de expediente que eram prestados quando o serviço era realizado no escritório.
Isso é importante na medida em que ajuda o cérebro a compreender que você irá adentrar em horário de trabalho e que o fato de que você está em casa não significa que esteja de folga.
5. Se vista de forma adequada
Um dos grandes erros realizados por pessoas que prestam serviço em home Office é permanecer o dia todo de pijama.
É importante que você se vista como se fosse encontrar os demais colegas. É claro que se você trabalha de terno e gravata, eles são dispensáveis no home Office.
Porém, leve sempre em consideração, na hora de se vestir, a escolha de uma roupa que não apresente desleixo para eventual reunião online, por exemplo.
6. Comunique-se
Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores. Lembre-os de que você existe.
O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. Quando possível, faça reuniões presenciais com clientes e fornecedores, se você for seu próprio patrão.
Além disso, um dos maiores problemas que os chefes têm com seus colaboradores que trabalham home office é não conseguir entrar em contato com eles quando necessário. Portanto, mantenha-se sempre online durante o expediente e não esqueça de avisá-lo sempre que não estiver disponível.
7. Saia do trabalho no fim do dia
Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.
O escritório tem hora para fechar, certo? Na sua casa também é necessário encerrar as atividades. Arrume as coisas para o dia seguinte e não se esqueça de fazer o checklist das tarefas realizadas.
O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro de casa. Se a sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma atividade.
8. Baixe aplicativos para gerir o tempo no home office
Outra coisa que pode ser usada em conjunto com a agenda são os aplicativos de gerenciamento do tempo e tarefas, pois, além de lembrar as atribuições essenciais, eles ajudam a se concentrar no que realmente importa.
Alguns aplicativos bem conhecidos e usados são o Trello, Slack, Google Agenda e Evernote.
O tempo é nosso bem mais precioso. Por isso, não podemos deixar de planejá-lo, objetivando reforçar a nossa produtividade no home office.
Vivemos em um mundo agitado, com muitas informações, demandando organização e uma boa gestão do tempo, com o intuito de termos disposição e saúde para o exercício profissional.
Caso você esteja buscando uma oportunidade de Home Office, um bom lugar para visitar é o Jooble.
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Aplique as dicas e veja como sua produtividade no home office vai melhorar. Caso você estude na modalidade EAD confira nosso artigo sobre como aumentar a produtividade nos estudos e 7 dicas para conseguir estudar sem procrastinar.

