Saiba o que são Core Skills, como desenvolver, quais são as mais valorizadas e a importância delas para atingir os objetivos profissionais.
Provavelmente você já ouviu falar em hard e soft skills, não é mesmo?! Elas se referem às habilidades interpessoais e técnicas indispensáveis a todo profissional. Mas você conhece o conceito de core skills?
Esse termo engloba um conjunto de competências necessárias para acompanhar e se adaptar às transformações pelas quais a sociedade vem passando na atualidade.
Vivemos em um mundo extremamente acelerado. Novas tecnologias, relações, conceitos e narrativas constroem-se a todo momento.
Ao mesmo tempo, em que essas novas configurações transformam o mundo, elas também nos influenciam, o que pode provocar angústia e medo, assim entusiasmo e excitação.
O que podemos fazer para dar conta desse novo cenário e alcançarmos nosso verdadeiro potencial? Será que existe um conjunto especial de habilidades para guiar nosso desenvolvimento como seres humanos? É aqui que entram as core skills.
Quer saber quais são as habilidades conectadas as emoções. Confira a seguir.
Afinal o que é Core Skills?
Core skills pode significar competências básicas, competências nucleares ou qualificações essenciais.
De acordo com essas traduções, podemos dizer que core skills são habilidades base do ser humano. Ou seja, características essenciais para seu desenvolvimento e para o futuro em sociedade.
São habilidades indispensáveis para cada pessoa chegar aonde quer e para podermos construir uma realidade e um futuro melhor.
Com a transformação digital, muitas mudanças aconteceram no mercado de trabalho e na vida das pessoas. Com isso, surgiram novas habilidades importantes para o desenvolvimento e integração dos campos pessoal e profissional.
Estamos falando das habilidades conectadas as emoções, e que também se conectam a elementos cognitivos, relacionados à capacidade de aprendizado e de comportamento de cada pessoa.
Com essas habilidades, é possível alcançar ganhos de desempenho, resiliência, inovação, melhores relacionamentos, felicidade e realização.
Essas habilidades são consideradas essenciais para o desenvolvimento de outras habilidades importantes.
Afinal, as habilidades emocionais são essenciais para lidar com projetos, prazos, pessoas e, consequentemente, desenvolver-se na carreira.
A diferença entre soft e core skills
Soft skills são habilidades comportamentais. Elas dizem respeito a forma como uma pessoa lida com o outro, consigo mesmo e com as diferentes situações de sua vida. São habilidades muito subjetivas. Ou seja, dizem respeito ao indivíduo e a maneira como ele se relaciona com o mundo.
Muitas soft skills podem ser consideradas core skills, mas os termos estão longe de serem sinônimos.
As core skills são competências base do ser humano, sendo essenciais para que ele desenvolva seu potencial no mundo atual.
Além disso, as habilidades Core não se referem apenas aos indivíduos e as consequências de suas atitudes para sua vida. Elas se referem à humanidade na totalidade, refletindo sobre nossas perspectivas de futuro enquanto sociedade.
As core skills também se relacionam com aquilo que é externo ao indivíduo, elas são habilidades específicas relacionadas às transformações pelas quais nosso mundo vem passando.
As 10 core skills mais valorizadas
As core skills são habilidades indispensáveis para cada um chegar aonde quer e para nós, juntos, alcançarmos o verdadeiro potencial das organizações e da sociedade.
Focadas na essência as Core Skills, podem ser entendidas como habilidades do coração.
Alguns exemplos mais citados são: aprendizagem, autenticidade, comunidade, confiança, coragem, criatividade, curiosidade, empatia, equilíbrio e influência.
1 -Aprendizagem
O que realmente é aprender? Decorar conceitos? Se sair bem em provas? Essa habilidade nos provoca a pensar sobre isso
Com as novas tecnologias e o fácil acesso às informações, a tendência é que o que entendemos como aprendizado se transforme ainda mais ao longo do tempo.
Por isso, as pessoas que conseguirem construir suas próprias estratégias de aprendizagem estarão mais preparados para abraçar as mudanças que o mundo atravessa.
É necessário evidenciar o conhecimento adquirido fazendo algo melhor do que se fazia antes. Aprender ao longo de toda a vida requer ser capaz de construir as próprias estratégias de aprendizagem.
2- Autenticidade
Às vezes para alcançar o sucesso, nas relações pessoais ou profissionais, utilizamos estratégias copiadas para alcançar nossos objetivos e sonhos.
Afinal, parece muito mais simples seguir o caminho trilhado pelo outro.
Contudo, a capacidade de fazer/ser mais do mesmo está saindo de moda. Ser autêntico é a aposta para o futuro. Autenticidade significa expressar sua criatividade singular no mundo, filtrando as influências externas relevantes e descartando as que não o são.
Ou seja, ser quem você é e expressar suas particularidades é muito mais relevante do que tentar ser como todo mundo. Cultivar essa core skill é indispensável para se sobressair no mundo acelerado que vivemos.
3- Comunidade:
As redes sociais e a internet revolucionaram nossas relações, transformando nosso senso de comunidade.
Elas permitem que nos comuniquemos em segundos com quem está longe e possibilitam que nos informemos sobre o que acontece no mundo com apenas um clique.
É inegável que essas ferramentas trouxeram muitas facilidades para nossas vidas, mas até que ponto realmente nos aproximam como sociedade?
Essa habilidade relacionada à comunidade não se refere somente à capacidade de navegar nas redes e interagir com pessoas próximas e distantes. Ela diz respeito à possibilidade de se disponibilizar para o outro e para um coletivo em torno de causas compartilhadas.
4- Confiança
A habilidade da confiança desdobra-se em três dimensões: aprender a confiar, ser confiável e ter autoconfiança.
Aprender a confiar diz respeito à possibilidade de acreditar e dar credibilidade ao outro. Viver desconfiando de todos que o cercam pode ser muito maléfico para suas relações, tanto as pessoais quanto as profissionais.
Ser confiável se refere às suas próprias atitudes, procurando ser honesto em suas intenções e vontades para que o outro possa também confiar em você.
A autoconfiança é a capacidade de acreditar em si mesmo, identificando suas qualidades e pontos fortes na vida pessoal e profissional.
5- Coragem
Ter coragem é agir apesar do medo, do temor e intimidação. Essa capacidade, em muitos dos casos, é caracterizada como uma verdadeira virtude, pois nos permite conquistar grandes feitos.
Entretanto, é preciso ter cautela, a coragem excessiva, sobretudo quando negligência inúmeras circunstâncias que podem prejudicar a nós mesmos e também terceiros, não é bem-vinda.
Mas, de modo geral, a coragem é uma importante aliada, rendendo grandes benefícios para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Agir de maneira corajosa é compreender que o medo existe, mas escolher seguir apesar dele. Pode se dividir em quatro tipos: coragem de tentar, confiar, falar e de se conectar.
6- Criatividade
Está relacionada à capacidade de pensar fora da caixa e enxergar o invisível por meio das conexões e, a partir disso, produzir algo novo.
É uma competência de valor e aplicabilidade universais, descrita como a capacidade de um indivíduo imaginar, criar, produzir ou inventar conceitos e coisas inéditas. Pode ser entendida também como a ponte entre o pensamento abstrato e o seu correspondente tangível. Portanto, ser criativo é ser autêntico e inovador.
7- Curiosidade
É o desejo de aprender e descobrir novos pontos de vista. A pessoa curiosa alimenta a vontade de buscar experiências para construir e reconstruir continuamente sua visão de mundo, ela está em constante atualização, buscando sempre se desenvolver e fazer novas descobertas.
8- Empatia
É a capacidade de se colocar no lugar dos outros. Sobretudo, tentar olhar o mundo com o olhar do outro e aprender a abrir mão temporariamente de nossa própria forma de enxergar o mundo.
9- Equilíbrio
Estar equilibrado é cultivar serenidade mesmo em tempos adversos. É balancear as muitas esferas da vida e saber intercalar momentos de aceleração e pausa, cultivando presença em todos os momentos.
10- Influência
É a capacidade de mudar as ações dos outros intencionalmente e com um objetivo definido, mas sem cair em estruturas de poder e manipulação.
Todos nós influenciamos e somos influenciados em determinados momentos da vida. E a influência pode ser algo muito positivo para os dois lados. Pois, através de uma influência positiva, é possível criarmos um ambiente e uma sociedade melhores.
Agora que você conhece e sabe o que são as Core Skills conte para nós: qual dessas habilidades você já possui e quais você acredita que deve desenvolver? Deixe um comentário!
E se gostou do nosso conteúdo se inscreva em nossa Newsletter, para receber nossos emails semanais, estamos sempre buscando compartilhar conhecimento útil para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

