Você sabia que a redação do Enem é avaliada por cinco competências? Preparamos esse artigo com as principais informações
Sabemos que se preparar para uma redação nota 1000 no Enem não é uma tarefa fácil. Mas podemos afirmar ser plenamente possível.
E, para saber como alcançar um resultado satisfatório no Exame, você precisa entender as competências da redação do Enem.
A redação é uma das partes mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio, já que ela, corresponde a 20% da nota final do candidato.
Para ajudá-lo nessa missão importante, preparamos este artigo que esclarece quais são as 5 competências em relação à prova de redação.
Assim, você poderá se preparar melhor para essa etapa da prova que é fundamental para a sua pontuação final.
O que é o Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998, visando avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio e a qualidade de educação no País.
Com o passar dos anos, o exame foi ficando cada vez mais complexo e, em 2009, após uma reformulação feita pelo Ministério da Educação, a prova se tornou a maior plataforma de acesso ao Ensino Superior brasileiro.
Afinal, desde então, o resultado do exame tornou-se obrigatório para os seguintes programas do governo:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
- Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
Além disso, com a nota do Enem também é possível participar do Enem Portugal, uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.
Redação ENEM
Uma das principais dificuldades dos estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é como fazer a redação. Para isso, é preciso entender como é a redação do Enem, suas características e exigências.
A redação do Enem é composta por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira, e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa.
Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto, que é a dissertativo-argumentativa. A proposta de redação vem acompanhada por textos de apoio, que podem ser pesquisas científicas, notícias, quadrinhos ou outras ilustrações.
O objetivo é proporcionar dados para que o candidato construa seu próprio raciocínio sobre o tema. É importante que o aluno transforme as ideias da coletânea em argumentos, pois qualquer cópia direta de algum destes textos poderá zera a nota da redação.
O que é um texto dissertativo-argumentativo?
Como o próprio nome já diz, o gênero textual dissertativo-argumentativo é usado para dissertar sobre determinado tema e defender um ponto de vista. Ele é muito exigido em provas de vestibulares e concursos em geral.
Normalmente, esse gênero é utilizado para abordar temas socialmente relevantes. No caso do Enem, as temáticas trabalhadas têm bastante relação com assuntos da atualidade no Brasil.
Para produzir uma redação dissertativa-argumentativa, você deve seguir uma estrutura dividida em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Entendendo como funcionam as competências da redação no Enem
Os critérios de avaliação da redação do Enem são bem definidos no que diz respeito às competências que serão julgadas pelos corretores. Portanto, quanto mais o candidato seguir rigorosamente às regras de pontuação, mais chances ele tem de obter uma nota alta.
A correção é feita por dois avaliadores, de modo que nenhum dos dois saiba a nota que o outro atribuiu à redação. Além disso, são levadas em consideração cinco competências.
5 competências da redação do Enem
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
O que é avaliado neste critério? Se você está por dentro do uso correto da ortografia, acentuação, uso do hífen, separação silábica, concordância verbal e nominal, verbo, pontuação, uso de pronomes, crase. Ou seja, você precisa demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Leia com atenção o que está sendo proposto, se você não estiver afiado com o tema e como escrever uma boa redação, consequentemente não vai conseguir desenvolver o texto e sua nota vai lá para baixo. Sua habilidade de leitura integrada e escrita serão testadas.
3. Argumentos em defesa de um ponto de vista
Compreendeu o tema? Ótimo. Agora você precisa ter argumentos para defender a ideia que você está escrevendo. Tenha coerência, clareza e objetividade do que você está escrevendo. Tenha embasamento e organize suas ideias.
O participante deve conseguir selecionar, relacionar, organizar e interpretar as informações e argumentos para defender o seu ponto de vista. Clareza e definição de ideias auxiliam na justificativa dos seus argumentos sobre o tema.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Aqui é avaliado a estrutura lógica do seu texto, se você sabe usar os conectivos de coesão para construir seu texto. Como assim: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão precisam conversar entre si, não podem fugir do tema proposto e precisam se complementar.
5. Proposta de intervenção para o problema abordado
Para concluir a redação do Enem, o candidato deve elaborar uma proposta de solução para o problema abordado durante o texto. A proposta de intervenção deve respeitar os Direitos Humanos e considerar a diversidade sociocultural.
A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania.
Como a nota é determinada?
Você pode tirar até 200 pontos em cada uma dessas competências. Para determinar a sua nota, o corretor analisa qual é o seu nível de domínio em cada um dos critérios que apontamos acima. Ele pode ser:
- Desclassificado, que equivale a 0 pontos;
- Precário, que equivale a 40 pontos;
- Insuficiente, que equivale a 80 pontos;
- Mediano, que equivale a 120 pontos;
- Bom, que equivale a 160 pontos;
- Ótimo, que equivale a 200 pontos.
Sendo assim, se você alcançar o nível ótimo, ou seja, tirar 200 pontos em todas as competências, a sua redação vai receber a nota 1000. É difícil, mas completamente possível. Para tanto, é necessário dedicação e prática.
O que pode zerar a prova?
Também é importante ficar atento ao que pode levar a uma nota zero ou anulação da redação. Separamos alguns exemplos:
- Fugir do tema;
- Não usar o formato dissertativo-argumentativo em prosa;
- Escrever menos de oito linhas;
- Usar palavras inadequadas, de baixo calão;
- Escrever em língua estrangeira;
- Incluir trechos dos textos motivadores ou da proposta da redação no seu texto;
- Não passar o texto a limpo para a folha de redação;
- Escrever orações religiosas, protestos, ou mensagens que fujam do contexto da redação.
Como se preparar para atender às competências do Enem?
Confira algumas dicas para treiná-las e conseguir um bom desempenho na prova:
- Revise a gramática da Língua Portuguesa — dedique-se a relembrar as principais regras da norma culta para não ter desvios gramaticais;
-
Dê atenção aos elementos coesivos — separe uma parte do seu plano de estudos para dominar os recursos de coesão;
-
Estude o gênero dissertativo-argumentativo — pesquise bem a estrutura desse tipo de texto;
-
Desenvolva seu repertório sociocultural — para ter referências e construir uma boa argumentação, é fundamental estar por dentro das principais atualidades do Brasil e do mundo;
-
Reforce o hábito da leitura — além de acompanhar notícias, vale a pena reforçar o hábito da leitura, pois isso ajuda a ter mais senso crítico, a enriquecer o vocabulário e a organizar melhor a escrita;
-
Faça as redações anteriores — treine a produção de texto nos moldes do Enem utilizando as propostas dos anos anteriores e, se possível, conte com professores para a correção.
Agora você já sabe quais são as competências do Enem e como a banca avalia esses pontos na redação do candidato. Então pode direcionar seus estudos para atender a essas exigências e, assim, conseguir uma boa nota. Lembrando que a prática para a redação do Enem ajuda também na redação do vestibular de várias faculdades.
Gostou do conteúdo. Então compartilhe com outras pessoas que irão fazer o ENEM e se inscreva em nossa Newsletter.
Inscreva-se em nosso Blog!
Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter e receber muitas novidades e informações sobre carreira, mercado de trabalho e estudos.
Inscreva-se em nosso Blog!
Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter e receber muitas novidades e informações sobre carreira, mercado de trabalho e estudos.
Inscreva-se em nosso Blog!
Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter e receber muitas novidades e informações sobre carreira, mercado de trabalho e estudos.
Inscreva-se em nosso Blog!
Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter e receber muitas novidades e informações sobre carreira, mercado de trabalho e estudos.
Inscreva-se em nosso Blog!
Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter e receber muitas novidades e informações sobre carreira, mercado de trabalho e estudos.
Inscreva-se em nosso Blog!
Informe o seu primeiro nome e o seu melhor e-mail para cadastrar-se em nossa newsletter e receber muitas novidades e informações sobre carreira, mercado de trabalho e estudos.

