Quem é que não quer ter mais dinheiro? Adotar alguns hábitos vão te ajudar a aumentar a sua renda. Sim, existem ótimas maneiras de fazer isso sem ter que passar “perrengue”. Confira o artigo e aprenda como aumentar a renda com 9 passos simples.  

Comece com uma postura diferente no trabalho. 

A maioria das pessoas faz apenas aquilo que é solicitado e não buscam assumir novas responsabilidades. Se você começar a se destacar no seu local de trabalho tendo atitudes como: dar sugestões de melhorias, buscar novos conhecimentos e aprender tarefas diferentes das que você executa, vai demonstrar que você está disposto a ajudar no crescimento da empresa. Dessa forma, você mostra que está apto a assumir um novo cargo ou receber um aumento de salário como reconhecimento pela sua dedicação. Com isso, você automaticamente consegue aumentar a sua renda.

Planeje a sua carreira

Pense: Onde você quer chegar a médio e longo prazo?

Ter um
plano de carreira é muito importante, pois é ele quem vai te ajudar a manter o foco nos resultados, com ele você poderá listar seus objetivos e traçar as metas, de forma estratégica. 

Além disso, você pode pedir feedbacks aos seus superiores para identificar seus pontos fortes e fracos, e assim,  fica mais fácil para você traçar o caminho que você terá que percorrer para atingir seu objetivo e conquistar o crescimento profissional. Quanto mais você se dedicar, mais rápido será para ter resultados. 

Defina seus objetivos financeiros 

Você precisa saber todos os seus gastos diários para identificar o que você deve priorizar no seu planejamento financeiro. Faça uma análise das suas finanças, veja quais são os maiores gastos e pense em como você quer as suas finanças no futuro. Faça também um plano para definir todos os passos que você deverá seguir para alcançar os seus objetivos.

Mas cuidado, se você fizer o seu planejamento, mas não ajustá-lo com o passar do tempo, de nada adiantará. Isso é necessário porque os cenários em que você está inserido, ou até mesmo os seus objetivos, vão mudando conforme os anos.

Além disso, você precisa também revisar os seus projetos e analisar se houve algum progresso ou dificuldade.

Faça sempre o acompanhamento do seu desempenho e aproveite para comemorar as suas conquistas, elas são um incentivo para você continuar até o final.

Aumente suas finanças e invista o seu dinheiro 

Pensando em ampliar a renda, a maioria das pessoas busca aumentar o dinheiro que já tem. Seja através de aplicações com altas taxas de lucratividade, ou buscando aprender como organizar da melhor forma a carteira de investimentos.

Para você que quer opções de como ganhar uma renda extra, um caminho é aproveitar o que você já faz ou sabe fazer. Por exemplo, você trabalha com redação. Que tal procurar trabalhos extras de criação de textos para empresas que divulgam seu trabalho nas mídias sociais?

Outra opção que você também pode optar para complementar sua renda ou aumentar seu salário atual, é aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades. Dessa forma, você ganha um pouco mais de estabilidade e segurança sem fugir muito do que já sabe fazer.

Fique de olho nos preços

Para que você tenha sucesso no projeto de aumentar a renda, as compras precisam ser feitas de forma inteligente, de modo que você não desperdice seu dinheiro. Ou seja, o produto precisa valer o preço que você está pagando. Por isso, crie o hábito de sempre comparar os preços entre produtos. Portanto, não fique com preguiça e pesquise sempre o preço dos itens nas principais lojas da sua região, seja as compras de supermercados, lojas de roupas e outros serviços.

Como vivemos em uma era digital, é bem mais fácil para você comparar os preços dos produtos, e, além disso, ficar de olho nos valores para saber o momento certo de comprar. Essa pequena atitude fará muita diferença no seu bolso!

De acordo com alguns especialistas, é aconselhável que você compare o valor da sua hora de trabalho com o produto que você deseja comprar e veja se não existe nada com mais prioridade que você realmente precisaria investir com o valor desse produto, como, por exemplo, algum item na sua casa que precisa ser substituído há mais tempo. Colocar as opções na balança pode te ajudar a comprar coisas mais essenciais e te induz a escolher itens com mais qualidade.

Reserve um fundo de emergência 

O segredo para alcançar a estabilidade financeira é pensar não só no agora, mas principalmente no futuro. Por isso, é obrigatório ter uma reserva de emergência para o caso de imprevistos, como, por exemplo, algo que precise de um reparo, problemas de saúde ou até mesmo se você ficar um tempo sem trabalho.

Esteja sempre evoluindo em sua formação 

A sociedade em que vivemos está cada vez mais dinâmica, todo o tempo somos bombardeados com novidades tecnológicas e novos processos são criados com muita velocidade, por isso, você precisa estar por dentro dessas transformações. Sem dúvidas a melhor forma para isso, em todas as profissões, é fazer cursos de especialização, para melhorar seu currículo e consequentemente aumentar sua renda ao garantir melhores possibilidades no mercado de trabalho.

O bom profissional é aquele que se antecipa e está sempre preparado para aproveitar as oportunidades, seja de uma promoção ou um novo trabalho. Por isso, é ideal investir em uma pós-graduação ou MBA. O retorno financeiro do aumento salarial também será proporcional a sua especialização e conhecimento aplicado.

Para se aprofundar ainda mais, leia sobre educação financeira é importante conhecer esse assunto, você pode buscar se informar em sites, livros, “blogs”.

Quanto mais conteúdos sobre esse tema você consumir, melhor será sua vida financeira.

Cursar uma pós-graduação pode aumentar a sua renda? 

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cada ano de estudo completo traz um incremento de 15% ao salário do profissional. Isso mostra por que é tão importante a formação continuada e a busca por cursos de pós-graduação para atualização e reciclagem profissional.

Outro levantamento também indica os benefícios para a remuneração ao realizar esse tipo de qualificação.

A 54ª edição da Pesquisa Salarial da Catho Educação apontou que cursos de especialização e MBA proporcionam um aumento no salário de:

  • 47,2% para diretores ou gerentes;
  • 53,7% para coordenadores ou supervisores;
  • 47,5% para profissionais graduados, como administradores, engenheiros etc; 
  • 14,7% para analistas.

Viu só como não dá para ficar parado? Buscar uma qualificação vai proporcionar a você um diferencial competitivo e maiores remunerações.

Assim, além de ser valorizado pelos gestores, você melhora sua vida e pode planejar o seu futuro com mais tranquilidade.

Aqui na Faculdade Famart você encontra cursos de Capacitação, graduação e Pós graduação oferecidos na modalidade a distância, sendo assim o aluno tem flexibilidade de horários, além de poder estudar de qualquer lugar do Brasil, com condições facilitadas de pagamento.

Para mais  informações entre em contato com os nossos consultores educacionais.

Venha estudar em uma instituição referência no ensino à distância!