logo-famart-_1_

Blog

9 Dicas para utilizar as redes sociais corretamente

Você sabia que precisa tomar cuidado com as redes sociais? Confira aqui 9 Dicas para utilizá-las corretamente. 

Não podemos negar que as redes sociais fazem parte da nossa vida. Estar mais perto de quem está longe é muito mais fácil hoje, graças a facilidade de conexão que as redes sociais trazem.  

O grande problema é que, se não soubermos utilizá-las corretamente, podemos passar por situações nada agradáveis. 

É necessário tomar alguns cuidados antes de publicar alguma coisa, como por exemplo, evitar exposições desnecessárias, ou discussões que podem  causar estresse e conflitos. 

Além disso, antes de compartilhar alguma notícia, é necessário ler bem e buscar as fontes para que não seja compartilhado informações falsas.

Acompanhe o artigo e veja como usar as redes sociais de maneira saudável. 

Comportamento nas redes sociais 

Há alguns meses atrás, a história de uma vendedora de uma joalheria viralizou nas redes sociais. Ela processou a empresa onde ela trabalhava e ganhou o processo, mas logo depois ela perdeu a indenização por conta de uma dança no Tiktok.  

Esmeralda Mello havia entrado com a ação pedindo o reconhecimento de vínculo empregatício de um período anterior ao registrado em sua carteira de trabalho, dano moral pela ausência do registro e dano moral por tratamento humilhante em ambiente de trabalho. 

Ela havia ganhado o processo, mas teve a sentença revertida após publicar um vídeo no Titktok dançando com as amigas que foram testemunhas na ação. Ela escreveu na legenda: “Eu e minhas amigas indo processar a empresa tóxica”.

O vídeo chegou até os juízes responsáveis pela causa que perceberam que as testemunhas e Esmeralda tinham relação de amizade íntima, o que não foi mencionado nas audiências. 

A nota emitida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região, em São Paulo, diz o seguinte: “os depoimentos foram anulados. Em sentença, concluiu-se também que a profissional e as testemunhas utilizaram de forma indevida o processo e a Justiça do Trabalho, tratando a instituição como pano de fundo para postagens inadequadas e publicação de dancinha em rede social”.

As três foram condenadas por litigância de má-fé (conduta abusiva ou corrupta realizada por uma das partes no processo) e terão que pagar uma multa de 2% sobre o valor atribuído à causa para a empresa. 

9 Dicas para utilizar as redes sociais corretamente 

 Muito se engana quem pensa que a vida pessoal não tem influência na profissional, pois isso é importante escolher bem o que expor nas redes sociais, já que elas são como uma vitrine e mostram tudo que você divulga nelas.

Agora que você já sabe que a internet tem grande influência sobre a sua vida profissional, acompanhe essas dicas para saber como utilizar as suas redes sociais da forma certa: 

1. Expor Informações Pessoais 

Tenha muito cuidado ao divulgar suas informações pessoais, nem tudo deve ser divulgado. 

Por exemplo, mensagens de ódio ou brincadeiras em excesso podem passar uma imagem negativa sobre você. 

É importante que você preserve a sua imagem o máximo possível. 

2. Não se conecte com qualquer pessoa 

Se você não é influencer, não tem porque se preocupar tanto com o número de seguidores. Dessa forma, você não precisa aceitar todas as solicitações de amizade que receber e nem se conectar com pessoas que não conhece. Foque em manter próximos seus amigos e conhecidos.  

3. Cuidado com grupos, comunidades e páginas 

Tome cuidado com as páginas ou grupos que você segue. Se algum deles tiver relação com  temas preconceituosos, racistas ou que falem mal do trabalho, é melhor fazer uma limpa, pois isso pode te prejudicar.

4. Atenção ao postar fotos

Cuidado com as fotos. Fotos muito sensuais ou agressivas, podem passar uma imagem ruim a seu respeito.

Confira seu álbum de fotos nas redes sociais e veja se alguma delas pode te comprometer. 

Lembre-se que muitas empresas antes de contratar um profissional, analisam as redes sociais dos candidatos. E é claro que se encontrarem muitas fotos comprometedoras, o seu processo seletivo pode ser prejudicado. 

Sabendo disso, tente não postar fotos constrangedoras. Reveja também as fotos que seus amigos te marcaram.

5. Preste atenção nas suas postagens 

As redes sociais expressam suas opiniões e a forma que você vê as questões do mundo. É claro que você pode compartilhar suas visões, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar e publicar imagens ou textos inadequados. Lembre-se que várias pessoas podem ter acesso ao seu perfil. 

6. Opinião

Expressar opiniões nas redes sociais é bem comum, seja nas publicações das pessoas que compõem a sua rede de amigos, ou não. O importante é pensar se essa opinião é interessante e servirá para construir algo. Por isso, muito cuidado para não dar opiniões muito radicais ou se envolver em polêmicas. 

Muitas pessoas usam as redes sociais para desabafar ou mandar aquela indireta para alguém, porém essa não é uma prática bem vista.

É importante cuidar também para que você não exponha nenhuma opinião sobre as suas experiências de trabalho anteriores, mesmo que elas tenham sido ruins.

Tudo que você posta deve ser de forma natural. Caso fique com dúvida se deve ou não postar alguma coisa, pense se você falaria sobre isso pessoalmente, caso não, você já tem a resposta. 

7. Não conte mentiras 

Muitos recrutadores vez ou outra se deparam com informações falsas nos currículos dos candidatos, que logo são descobertas através dos perfis em redes sociais. Por isso, é muito importante que você exponha somente o que for verdade no currículo e nas entrevistas de emprego. 

8. Verifique a ortografia e gramática

É comum o uso da linguagem informal nas redes sociais e está tudo bem, mas em algumas redes sociais a linguagem mais formal é sim um ponto a ser observado, como o LinkedIn, por exemplo. 

9. Posições Políticas

Quando o assunto é política, é importante ter muito mais cuidado, por isso, guarde a sua opinião para você mesmo ou discuta apenas com os seus colegas em uma conversa privada.

Postar fotos de candidatos e tentar influenciar as pessoas a votarem em algum candidato não é legal, a não ser que você esteja trabalhando em uma área relacionada com a política.  

É muito importante preservar a sua imagem nas suas redes sociais para evitar que o seu profissional seja afetado. Sempre antes de postar algo, pense se algum recrutador veria isso com bons olhos. 

Você já cometeu algum desses erros? Tem alguma coisa que você gostaria de acrescentar na lista? Compartilhe conosco sua experiência.

 

Pular para o conteúdo