Entre os dias 22 e 26 de abril, a Faculdade Famart promoveu a Semana da Educação 2024, tradicional sequência de eventos para os alunos debaterem assuntos importantes e materiais ricos ao lado de seus colegas e professores, como a educação a distância e metodologias ativas e o processo de ensino-aprendizagem.
A educação a distância é uma modalidade cada vez mais difundida entre as instituições de ensino. Antes de qualquer regulamento, vários autores afirmam que existiam cursos profissionalizantes de datilografia por correspondência, sendo uma comunicação por cartas entre alunos e professores.
No início da Semana da Educação 2024 da Faculdade Famart, o professor Lucas Paiva fez uma síntese da trajetória do EAD no Brasil, pontuando, por exemplo, o marco significativo de 1990 no nosso país com a criação do Jornal da Educação – que se tratava de um aperfeiçoamento de professores das séries iniciais à distância.
A ação teve reconhecimento e amparo legal, sendo decretado em 2005, finalmente, a primeira regulamentação oficial via Ministério da Educação. No site do Governo Federal é possível conhecer toda a Legislação com seus decretos e portarias, sendo a última atualizada em 2009.
Ensino a distância: Qualificar sem comprometer a rotina é possível?
Agora que você está um pouco mais atualizado sobre a trajetória da modalidade EAD no Brasil, vamos abordar um dos temas que mais impactam os profissionais: qualificar sem comprometer a rotina é possível através do ensino a distância?
A chave para esta questão é a habilidade de gestão de tempo. Neste cenário, a Faculdade Famart, na Semana da Educação 2024, abordou dicas, informações e reflexões sobre a rotina de quem estuda na modalidade EAD e até mesmo o dia a dia da rotina de quem presta serviços a distância.
Gestão de tempo nos estudos EAD
Cronogramas de estudos, pausas estratégicas ao longo do dia, agendas e planners são métodos eficientes que auxiliam na gestão de tempo nos estudos EAD. Existem também dezenas de ferramentas, como aplicativos e sites, que auxiliam na organização das tantas tarefas que temos em um único dia.
Metodologias ativas e o processo de ensino-aprendizagem EAD
Falando em métodos eficientes e ferramentas ágeis, outros temas que mereceram grande destaque na Semana de Educação 2024 da Faculdade Famart foram as metodologias ativas e o processo de ensino-aprendizagem EAD.
A título de conhecimento, resumidamente, metodologias ativas são estratégias que promovem uma aprendizagem focada para a efetividade do processo de ensino-aprendizagem na educação a distância. Neste sentido, o aluno é protagonista de sua própria jornada, tendo liberdade criativa e de educação para montar a sua trilha do conhecimento de acordo com a sua rotina profissional e pessoal.
Quando falamos em metodologias ativas e o processo de ensino-aprendizagem EAD podemos citar uma série de benefícios.
Entre eles:
- Maior autonomia;
- Senso de responsabilidade;
- Protagonista de sua própria história;
- Dinamismo no ensino-aprendizagem;
- Parceria entre orientador e aluno;
- Colaboração entre as partes.
Os desafios do ensino a distância
Assim como em qualquer jornada profissional e acadêmica, o ensino a distância também impõe desafios de aprendizagem quando o aluno opta por embarcar nesta rica modalidade.
Nossos professores também refletiram sobre isso, abordando não só a questão do tempo, mas a verdadeira aprendizagem com oportunidades de construção de paradigmas e as condições de acesso para todos, com foco na cidadania, que ainda é uma questão a ser muito debatida entre todas as esferas públicas, privadas, civis e governamentais.
De acordo com os especialistas, ainda há uma concepção errada em relação ao ensino a distância, de que não é tão efetivo ou que não valha tanto quanto um curso presencial. Contudo, especializações como as da Faculdade Famart são reconhecidas pelo MEC com nota máxima para os cursos de Pós-Graduação Lato/Sensu EAD.
Perspectivas futuras na educação a distância
Já progredimos muito no que diz respeito ao ensino a distância, mas ainda existe a necessidade de um esforço coletivo ainda maior para superar o mito de que uma educação de qualidade se limita a somente uma modalidade ou outra metodologia de ensino-aprendizagem.
Resumidamente, podemos dizer que temos pela frente uma efetiva oportunidade e garantia à acessibilidade para a educação da sociedade brasileira, conforme afirmam nossos professores. Com isso, a ampliação da cultura do conhecimento relativa aos métodos ágeis e ativas de ensino-aprendizagem fazem parte das tendências do futuro.
Nesse sentido, na expectativa e satisfação em ampliar este necessário debate, a Faculdade Famart lançou recentemente a 7ª edição da Revista Acadêmica – Caderno de Diálogos. Esse é um espaço dedicado à troca de conhecimento e promoção de debates entre a comunidade acadêmica.
O objetivo com esta reflexão sobre nossas vidas e sociedade como um todo é que possamos investir cada vez mais no poder transformador da educação, garantindo que seja acessível para todos, independente de circunstâncias. Afinal, somente através dela é que podemos construir um futuro mais promissor.
Sendo assim, a Semana da Educação 2024 e o lançamento da 7ª edição da Revista Acadêmica servem como molas propulsoras para um debate acerca dos desafios, inovações e perspectivas futuras na educação a distância, sendo tanto para quem já está neste meio como também para quem ainda tem dúvidas sobre a modalidade de ensino que tem conquistado o mundo, expandindo fronteiras geográficas, profissionais e, especialmente, de conhecimento.