Hoje, vamos focar na produtividade pessoal na pós-graduação, selecionamos cinco dicas práticas que vão auxiliá-lo a fazer o seu curso com toda tranquilidade. Acompanhe.
A pós-graduação é o caminho certo para alavancar a carreira e conseguir se destacar no mercado. Por isso, atualmente, quem termina a graduação já sai pensando em se especializar.
Mas apesar de sentirem a necessidade de melhorar sua formação, muitas pessoas se veem sem tempo para pós-graduação. A rotina de trabalho e os compromissos pessoais já ocupam tanto espaço que tomar a decisão de voltar a estudar parece cada dia mais distante.
Ao mesmo tempo, as oportunidades profissionais também ficam um pouco estagnadas. Afinal, é preciso adquirir diferentes competências para ganhar destaque no mercado de trabalho e dar novos passos na carreira, certo?
Essa etapa dos estudos tem seus desafios, e um deles consiste em ter uma rotina profissional e precisar abrir espaço para o novo curso. A dúvida que surge, então, é de que maneira aumentar a produtividade acadêmica sem comprometer as atividades cotidianas.
1. Defina metas para você mesmo
Organizar o seu tempo é uma missão fundamental se você deseja ser mais produtivo e começar uma nova etapa. Fazer uma pós-graduação realmente exige muita dedicação, até porque de nada adianta se matricular e não levar o curso a sério, correto?
Então, a primeira dica é olhar para sua agenda com atenção e estabelecer suas prioridades no momento, ou seja, o que você não pode deixar de lado.
Tente encontrar algumas brechas para encaixar as aulas previstas no curso.
Talvez você tenha que comprometer algumas noites depois do trabalho ou sábados que eram de descanso, mas lembre-se de que isso é um investimento para a sua carreira.
Após conseguir visualizar suas tarefas, procure definir metas para que não fique procrastinando e deixando para depois o que precisa ser feito.
Por exemplo, todo mundo sabe que fazer um curso não é só assistir às aulas; você deve fazer trabalhos, pesquisas e estudar para as provas.
Tente reservar um tempo para cada coisa e crie um cronograma (que pode ser semanal ou mensal) com todos os seus compromissos. A partir disso, trabalhe diariamente para cumprir seus objetivos.
Uma boa dica é simular um jogo de metas e recompensas consigo mesmo para aumentar a motivação.
Mantenha planners e agendas atualizados
Se você é uma pessoa que se dá bem com agendas e cadernos, eles podem ser uma boa alternativa para fazer anotações e visualizar melhor suas atividades.
Uma ótima dica também é usar os recursos online, você pode buscar sites e aplicativos que ajudem a melhorar a desempenho pessoal e a produtividade.
A partir de uma busca no Google é possível encontrar opções para todos os tipos de necessidades.
Todoist
Uma boa dica é o aplicativo Todoist, ele é um organizador de tarefas completo que permite o usuário a adicionar categorias diferentes e filtrar conforme as necessidades próprias e personalizadas de cada um.
Além disso, é possível criar um monitoramento de hábitos e revisar os dias/semanas para que, dessa forma, seja feita uma análise das tarefas a longo prazo.
O aplicativo tem um ótimo recurso que é sua função offline, ou seja, dá para usar até quando não tem internet.
O Todoist usa de inteligência artificial para analisar as tarefas atrasadas e criar insights inteligentes com o objetivo reorganizar o que ficou para trás.
2. Determine prioridades e tenha foco
No seu cronograma você vai ter trabalhos, seminários e provas, uns mais próximos, outros com datas mais distantes. Para elencar as prioridades, atente se ao que vem primeiro e concentre seus esforços nessa tarefa.
Faça uma estimativa de quanto tempo precisa dedicar a cada conteúdo, e divida as demandas pelos dias da semana. Dessa maneira, é possível reservar tempo suficiente para trabalhar todas elas com igual atenção, sem deixar pendências.
Por exemplo, se você tem necessidade de estudar quatro horas para se sentir preparado para realizar uma prova, faça disso um compromisso. Cada trabalho do bimestre também deve ter um lugar marcado no seu cronograma e o tempo previsto para realizá-lo. Desse modo, será possível evitar que as obrigações com o curso virem urgências — ou pior ainda: dependências.
Usar esse método, além de aumentar sua produtividade, vai ajudar a manter o foco, pois evita pular de uma tarefa para outra, deixando várias inacabadas para trás. Sem “pulverizar” a atenção entre diversas ocupações simultâneas, você elimina atrasos e eleva o nível de concentração.
3. Evite a procrastinação
A Procrastinação é a inimiga número um de quem deseja aumentar a produtividade.
Escondida nas mais inocentes práticas, ela acaba roubando varias horas e provocando enormes prejuízos.
Para fugir dessa enrascada, mantenha afastado tudo que não tiver ligação com o seu objetivo de maior produtividade nos estudos, o que inclui aplicativos de mensagens, redes sociais, a temporada da série favorita e tudo mais que tome tempo e não contribua para o atingimento da sua meta.
Quanto mais você conseguir fugir dessas tentações, melhor será seu aproveitamento na pós-graduação. Lembre-se de que você planejou a sua rotina; sendo assim, trata-se de você exercitar a capacidade de se dedicar por inteiro, sem interrupções ou distrações, a cada compromisso estabelecido no seu cronograma.
Para isso, na hora estabelecida para estudar, procure deixar o celular no modo silencioso ou fora do alcance das mãos. Assim, você aumenta a sua capacidade de não se deixar levar pelas notificações de mensagens e evita fazer pausas para dar uma espiadinha rápida nas redes sociais, o que pode se transformar em muito tempo perdido.
4. Busque o equilíbrio
Para finalizar, vale reforçar um ponto que diversas vezes é esquecido pelas pessoas que têm uma rotina corrida: o equilíbrio do seu tempo é imprescindível para que tudo dê certo e funcione como você deseja.
Isso significa que sua vida profissional, acadêmica e pessoal precisam estar em ordem o que, às vezes, pode parecer impossível, mas não é tanto assim. É claro que existem dias onde o trabalho demanda mais ou os estudos exigem muito esforço, como em semana de prova, por exemplo.
Contudo, o balanço geral deve ser positivo, principalmente lembrando que você é um ser humano e tem outras necessidades além de trabalhar e estudar. Sua saúde mental e física precisam de um espaço na sua agenda, assim como o convívio com amigos e familiares.
Não adianta estudar até tarde e ficar sem dormir, trabalhar o dia inteiro e adoecer, ter milhares de diplomas e se sentir infeliz. Ser produtivo não é fazer hora extra, mas sim conseguir lidar com todos os seus compromissos de forma saudável e responsável.
Métodos específicos para ajudar na produtividade
As dicas acima podem resolver vários dos problemas que um estudante de pós-graduação possa ter para administrar seu tempo.
Em alguns casos, porém, uma estrutura já estabelecida é muito bem-vinda.
Para essas situações, é interessante testar um dos muitos métodos de produtividade desenvolvidos por especialistas no assunto.
Separamos, a seguir, quatro deles para uma breve apresentação.
- Método Pomodoro: talvez o mais simples, a preocupação aqui é em manter a concentração ao longo do dia. Para isso, a sugestão é dividir sua atividade em blocos. A cada 25 minutos de foco em uma tarefa, você ganha uma pausa de 5 minutos. Após uma hora e meia, essa pausa pode ser prolongada, entre 15 a 30 minutos.
- Princípio de Pareto: essa técnica prega que deve-se priorizar as tarefas que tenham maior impacto, utilizando o menor esforço. Uma conta simples ajuda nesta definição. Dê uma nota de 1 a 10 para o esforço exigido por uma tarefa e faça o mesmo para o impacto esperado com a conclusão desta. Divida o primeiro valor pelo segundo. Quanto menor o número obtido, maior a importância daquela atividade nesta escala.
- GTD (“Getting Things Done”): a técnica GTD vai direto ao ponto. Crie uma lista de tudo o que deve ser feito, em ordem de prioridade e com definição de horários. Você terá assim um auxílio visual do seu desafio, mas também acompanha diretamente quando tudo for sendo cumprido.
- Don’t Break the Chain: o segredo aqui é definir objetivos e marcar em um calendário diariamente que você conseguir atingir. As marcações vão criando uma corrente e a inspiração é seguir sem quebrar essa sequência.
Viu só como estar sem tempo para pós-graduação é uma condição que pode ser resolvida? Para isso, você só precisa se organizar melhor.
Escolha já seu curso e comece sua pós-graduação. Aqui na Famart oferecemos mais de 300 opções de cursos em diversas áreas e você ainda conta com todas as facilidades do ensino à distância.
Se interessou? Entre em contato com nossos consultores educacionais e saiba mais.

