logo-famart-_1_

Entenda se o TCC é obrigatório na pós e se você precisa fazer!

O TCC (trabalho de conclusão de curso) é uma atividade acadêmica que consiste na produção de um trabalho individual sobre um tema específico da área de estudo dos alunos.

Em algumas instituições, o TCC não é obrigatório. No entanto, ele é um grande diferencial na vida acadêmica dos alunos.

Aqui na Faculdade Famart,  optamos por manter o TCC como um dos critérios avaliativos do nosso pilar acadêmico.

Acompanhe o artigo e entenda porque o TCC é obrigatório em algumas instituições de ensino nos cursos de pós-graduação, e como desenvolvê-lo pode ser muito vantajoso para sua jornada acadêmica e profissional.

o que é TCC?

O TCC  é um trabalho importante que os estudantes precisam fazer na faculdade. Ele serve para registrar e apresentar os conhecimentos adquiridos durante o curso, por meio de pesquisas e investigações científicas na área de estudo.

É uma atividade que ajuda a avaliar a capacidade do estudante de aplicar os conhecimentos adquiridos, além de incentivar a pesquisa e extensão do conhecimento.

É válido destacar que existem diversas maneiras de apresentar o TCC como, Memorial Crítico,  Monografia e  Artigo Científico.  Essas são as modalidades mais populares do Trabalho de Conclusão de Curso.

Porque o TCC é importante?

O TCC é um momento crucial na formação acadêmica, pois é o momento em que você poderá aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Veja os benefícios que desenvolver o trabalho traz para a sua  jornada acadêmica:

• Aprofundar-se em um tema de interesse por meio de um estudo mais detalhado e aprimorado;
  • Demonstrar áreas de interesse e conhecimento para futuros empregadores;
  • Demonstrar sua capacidade de pesquisar, analisar, comparar e conectar temas, o que resulta em proposições e respostas para os problemas que foram formulados;
  •  Favorece o enriquecimento do conhecimento e alimentação do currículo profissional;
  • Auxilia em processos seletivos, como concursos públicos, pois a maioria destes exige a apresentação de TCC.

O trabalho de conclusão é fundamental para aqueles que desejam seguir uma carreira acadêmica em pesquisa ou ensino superior. Além disso, através dele é possível apresentar-se ao mercado de trabalho como uma espécie de cartão de visitas.

O TCC é obrigatório na Pós-graduação?

Existem diferentes tipos de formação acadêmica, e a exigência de um trabalho de conclusão varia conforme o caso.

Na pós-graduação stricto-sensu, que engloba mestrado e doutorado, o trabalho de conclusão é obrigatório e constitui o principal objetivo do curso. Na verdade, ele é chamado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado e é voltado para a formação de cientistas e pesquisadores. Embora o aluno tenha algumas disciplinas obrigatórias para aprofundar seus conhecimentos, o foco é desenvolver sua própria pesquisa para obter o título.

Já no caso de pós-graduações lato-sensu (“em sentido amplo”), são direcionadas para o mercado de trabalho e, em algumas instituições, o trabalho não é obrigatório. No entanto, algumas faculdades optam por manter o trabalho de conclusão.

Por que o TCC na Famart é obrigatório?

Aqui na Famart, o TCC é obrigatório, porque, de acordo com a CNE/CES 146/2002, a decisão de ter ou não o TCC fica a critério da instituição de ensino. Optamos por manter o TCC como um dos critérios de avaliação para possibilitar que o aluno desenvolva a análise crítica dos conteúdos aprendidos durante seu curso, e assim, promover o ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, valorizamos o conhecimento dos alunos, que podem aplicar o que aprenderam durante o curso ao desenvolver o TCC. É importante lembrar também que alguns conselhos profissionais, como CREA, CRO e áreas de Direito, exigem o desenvolvimento do trabalho para conclusão.

Portanto, o TCC é um pilar importante que demonstra o comprometimento da nossa instituição com a qualidade do ensino, o que justifica nossa nota 5, na avaliação do MEC.

É evidente que o TCC é uma parte fundamental da formação acadêmica, oferecendo aos alunos um momento de compartilhamento de conhecimentos, experiências e ideias, e também uma oportunidade para desenvolver habilidades de pesquisa e se tornarem pesquisadores, que é o objetivo principal do Ensino Superior.

E você, estava com medo do TCC? Viu como ele promove inúmeras vantagens ao estudante? Comente aqui o que você achou!

Conheça também nossos cursos de pós-graduação. São mais de 300 opções para você escolher!