logo-famart-_1_

Blog

Tudo que você precisa saber sobre a Especialização em Criminologia

Escolher qual graduação estudar nem sempre é uma decisão fácil. Da mesma forma, decidir que área seguir e ser especialista também deve ser analisada minuciosamente. Sendo assim, confira tudo que você precisa saber sobre a Especialização em Criminologia neste texto e identifique se faz sentido para a sua carreira agora mesmo.

Como é a Especialização em Criminologia e de que área você deve ser para atuar

A Especialização em Criminologia tem como principal foco apresentar aos profissionais conceitos e terminologias da área, fornecendo instrumentos necessários para que os estudantes possam ser Criminólogos diplomados.

Para ingressar no curso, o profissional deve ser formado em Direito, Medicina, Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas, Jornalismo, Psicologia ou atuar na área de Segurança. Ou seja, você deve ter bagagens expressivas em áreas humanas e sociais, que buscam entender e trabalhar com as complexidades da experiência humana.

O que se estuda na Especialização em Criminologia

Em um curso à distância completo, você se torna Especialista em Criminologia em 600 horas. Para isso, você deve estudar pontos importantes da formação que, de alguma forma, conectam-se com a sua área de atuação. Como:

  • Ética profissional na sociedade contemporânea;
  • Transtornos mentais;
  • Psicopatologias;
  • Direitos humanos e Vitimologia; e
  • Criminologia.

Além destas disciplinas, que focam na experiência e comportamento humano, o estudante ainda relembra metodologias científicas para a entrega final de trabalho, validando tudo que aprendeu na pós-graduação e, assim, conquistando o tão sonhado diploma de Especialista em Criminologia em, no máximo, 18 meses.

Quais as habilidades desenvolvidas na Especialização em Criminologia

Como apresentamos, o futuro Criminólogo estudará várias abordagens humanas e sociais. Ou seja, entenderá sobre relações de valores estabelecidas profissionalmente na atual sociedade; aprenderá teoricamente sobre transtornos mentais que afetam as pessoas, bem como a natureza destas doenças em Psicopatologia, oriunda da Psiquiatria Clínica.

Da mesma forma, conhecerá com detalhes os direitos humanos e estudará sobre as relações entre vítimas e criminosos, sejam suas interações, o poder – ou a tentativa – estabelecido nos crimes, se existem conexões passadas, sistema judicial e como a mídia funciona nestes casos. Neste cenário, Vitimologia e Criminologia andam lado a lado, pois um envolvido diz muito sobre o outro.

Quais as competências adquiridas no final do curso em Criminologia

Após aprender teoricamente sobre Criminologia, o estudante terá desenvolvido competências para além da sala de aula. O profissional será apto a entender profundamente o sistema criminal, não somente atos, mas as motivações por trás de cada atitude tomada, falada ou gestual dentro de um crime.

Sendo assim, o Criminólogo atuará com ética e compromisso com a verdade natural dos indivíduos ali envolvidos, buscando compreender como as relações humanas afetam as experiências contemporâneas. Muitas vezes, alguma situação do passado reflete diretamente no modo de pensar do presente.

A partir disso, o profissional pode aplicar a lei sem prejudicar a integridade dos envolvidos, levando em consideração realidades e contribuindo com melhorias na área como um todo.

Como funciona a pós-graduação EAD em Criminologia

A pós-graduação EAD em Criminologia possibilita que o aluno desenvolva os seus estudos dentro de uma plataforma online de ensino com total suporte didático e pedagógico. Aliado a isso, o EAD fomenta o acesso à educação, uma vez que dá total liberdade para o estudante conferir videoaulas atualizadas a hora que puder, sem interferir na rotina profissional.

O ensino à distância é uma oportunidade única! O quarto ou escritório podem se tornar uma sala de aula com professores mestres e doutores em suas respectivas áreas, o que é superior às exigências do MEC, e com suporte diário disponível para qualquer dúvida que surgir durante os estudos com a tutoria pedagógica ou o Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE).

Contudo, todas estas vantagens e diferenciais não são encontradas em qualquer instituição de ensino. Depois de escolher a sua Especialização, o que pode ser um desafio como dissemos no início deste artigo, selecionar uma faculdade de qualidade reconhecida pelo MEC também não é uma tarefa fácil.

Neste cenário, não pense duas vezes: Faculdade Famart – que forma você em, no máximo, 18 meses, por menos de  R$ 100  mensais. Além disso, oferece a pós-graduação EAD em Criminologia completa como você merece. Clique no link e confira o funcionamento do curso!