logo-famart-_1_

Blog

Tudo sobre a especialização em Gestão de Projetos

Você sabia que a Gestão de Projetos é essencial para o sucesso das organizações? Independente de tamanho, setor ou área em que atuam, as empresas precisam do Especialista em Gestão de Projetos para estruturar planejamentos, executando-os com os times e liderando iniciativas.

E agora você está prestes a ler um guia sobre a Especialização em Gestão de Projetos para entender, de uma vez por todas, o papel deste profissional e se você se identifica com isso.

Boa leitura!

Como é a Especialização em Gestão de Projetos

O profissional que está interessado na Especialização em Gestão de Projetos tem um grande futuro pela frente. Afinal, é no cargo de Gestão de Projetos que as organizações podem alcançar as suas metas de forma eficaz e eficiente.

O curso de pós-graduação em Gestão de Projetos tem o objetivo de capacitar os docentes para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar um projeto ou programa com base nas áreas de conhecimento preconizadas pelo Project Management Institute (PMI).

O que é Project Management Institute (PMI)

Resumidamente, o PMI é uma organização sem fins lucrativos que desempenha um papel importante no desenvolvimento e avanço da profissão de Gestão em Projetos. Ele promove os mais altos padrões de excelência e ética da profissão, fornecendo recursos, educação e suporte para profissionais do mundo todo.

Sendo assim, as áreas de conhecimento desenvolvidas pelo PMI, e que as especializações mais completas do mercado oferecem, são:

  • Escopo;
  • Cronograma;
  • Custos;
  • Qualidade;
  • Comunicação;
  • Riscos;
  • Stakeholders;
  • Recursos;
  • Aquisições; e
  • Integração.

Quem pode ser um Gestor de Projetos

Para ingressar na pós-graduação em Gestão de Projetos, o profissional só precisa desejar se qualificar e aprofundar na área de Gerenciamento de Projetos, independente da área de atuação ou segmento de negócio. Afinal, seja um profissional da saúde ou das áreas humanas, todas as organizações necessitam de iniciativas que agreguem valor à marca.

O que se estuda em Gestão de Projetos

Em um curso à distância completo, você se torna um Gestor de Projetos em 660 horas. Para isso, você vai se debruçar sobre o PMI, tornando-se um profissional com formação de excelência mundial.

Sendo assim, o estudante encontra disciplinas como:

  • Ética Profissional na sociedade contemporânea;
  • Gestão de Custos e Finanças;
  • Escopo, Tempo e Custo no Gerenciamento de Projetos;
  • Métodos e Técnicas de Gestão de Projetos;
  • Introdução ao Gerenciamento; e
  • Gerenciamento Estratégico.

Além destas disciplinas, que focam em todas as pontas de uma iniciativa de uma organização, o estudante ainda relembra as metodologias científicas para a entrega final de trabalho, validando tudo que aprendeu na Especialização e, assim, conquistando o tão sonhado diploma em Gestão de Projetos em, no máximo, 18 meses.

Quais as habilidades desenvolvidas no curso de Gestão de Projetos

Estudantes de Gestão de Projetos devem estar preparados para enfrentar desafios diários do ambiente profissional, contribuindo com o sucesso da jornada dos negócios, independente da área ou setor. Sendo assim, desenvolvem uma variedade de habilidades essenciais, como:

  • Planejamento e Organização;
  • Comunicação eficaz;
  • Liderança e trabalho em equipe;
  • Resolução de problemas;
  • Gestão de conflitos e riscos;
  • Tomada de decisão com base nas prioridades e em prazos;
  • Administração de custos e margens financeiras.

Quais as competências adquiridas no curso de Gestão de Projetos

As competências adquiridas no curso de Gestão de Projetos transformam a carreira do profissional, que se torna muito requisitado para o sucesso de uma organização. Sendo assim, alunos da pós-graduação podem esperar uma série de benefícios e transformações que os capacitam para uma carreira sólida e próspera.

No geral, com a especialização em Gestão de Projetos, os estudantes desenvolvem competências que têm sido muito requisitadas pelos recrutadores, como habilidades práticas que podem ser aplicadas imediatamente em ideias reais; comunicação fluída e perfil de liderança; capacidade de solucionar problemas; gestão de tempo e prioridades.

Ou seja, independente da sua área de atuação, as competências desenvolvidas no fim do curso de Gestão de Projetos servem para agregar a carreira, tornando-o um profissional requisitado e valorizado.

Como funciona a pós-graduação EAD em Gestão de Projetos

A pós-graduação EAD em Gestão de Projetos possibilita que o aluno desenvolva os seus estudos dentro de uma plataforma online de ensino com total suporte didático e pedagógico. Aliado a isso, o EAD fomenta o acesso à educação, uma vez que dá total liberdade para o estudante conferir videoaulas atualizadas a hora que puder, sem interferir na rotina.

O ensino à distância é uma oportunidade única! O quarto ou escritório podem se tornar uma sala de aula com professores mestres e doutores em suas respectivas áreas, o que é superior às exigências do MEC, e com suporte diário disponível para qualquer dúvida que surgir durante os estudos com a tutoria pedagógica ou o Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE).

Contudo, todas estas vantagens e diferenciais não são encontradas em qualquer instituição de ensino. Agora que você leu o guia sobre a Especialização em Gestão de Projetos e sabe tudo sobre a área que vai transformar a sua carreira, é necessário escolher com sabedoria uma faculdade de qualidade reconhecida pelo MEC.

Neste cenário, não pense duas vezes: Faculdade Famart – que forma você em, no máximo, 18 meses, por menos de  R$ 100  mensais. Além disso, oferece a pós-graduação EAD em Gestão de Projetos completa como você merece. Clique no link e confira o funcionamento do curso!