Faltam:

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos
  • 00Segundos

Faça parte do nosso grupo exclusivo de Black Friday e receba descontos e bônus antecipados na sua próxima pós-graduação. Até 70% OFF!

logo-famart

Blog

Estágio na Pós-Graduação é obrigatório? Saiba tudo sobre o assunto

Você já se perguntou se existe estágio na pós-graduação? 

Confira a resposta para esta e outras dúvidas

É muito comum profissionais terem esta dúvida, afinal, parece que o estágio é somente para estudantes da graduação, que estão iniciando a sua caminhada profissional. Contudo, quem está se tornando especialista em sua área também pode fazer estágio! Mas será que é obrigatório, você realmente deve fazer, quais os benefícios que existem na prática e como conseguir? É o que veremos ao longo deste texto.

Continue rolando a página e boa leitura!

O que diz a Lei? 

Primeiramente, é importante que a gente entenda mais sobre a Lei do Estágio (Lei nº 11.788) e o que está previsto desde 2008. Esta é uma prática que proporciona um período de aprendizado rico para quem está vivenciando o momento, garantindo uma melhor e adequada preparação para o aluno que está entrando – ou no caso da pós-graduação aperfeiçoando-se – para entregar o melhor ao mercado de trabalho.

De acordo com o Art. 1º:

“Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.”

Dessa forma, conforme o Art. 2º:

“O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.”

Ou seja, pela Lei, o pós-graduado também pode fazer estágio, pois está matriculado regularmente no ensino regular em instituição de educação superior.

Entretanto, a pós-graduação é uma formação a curto e médio prazo, diferente da graduação que pode ser feita durante anos, e não inclui a cadeira de estágio obrigatório. Contudo, pela Lei, o estudante de especialização também pode se candidatar para vagas de estágio, se assim a empresa permitir e tiver interesse neste perfil.

E vale a pena?

Se você está cursando uma pós-graduação e considerou a ideia de realizar um estágio, mesmo não sendo obrigatório, é interessante você ponderar algumas características desta modalidade de trabalho, que são as mesmas para graduandos e pós-graduandos:

 

  • Carga horária diária de até 6 horas (30 horas semanais);
  • Contrato de, no máximo, 2 anos;
  • Férias remuneradas de 30 dias após 1 ano de trabalho;
  • Bolsa auxílio (que é diferente de salário);
  • Vale-transporte, caso seja trabalho presencial;
  • Seguro contra acidentes.

A partir disso, você precisa avaliar se faz sentido para o seu momento ou não. Por exemplo, se está buscando se posicionar no mercado, ou até mesmo praticar a sua especialidade, candidatar-se para vagas de estágio pode ser uma boa alternativa. Entretanto, caso você esteja em um momento de busca pelo sucesso e reconhecimento profissional, a dedicação total aos estudos e um bom curso de pós-graduação podem ser suficientes para você alavancar a sua carreira.

Os benefícios de um estágio

Existem alguns benefícios muito interessantes quando você opta por fazer um estágio, indo além da execução da prática da sua área de atuação:

 

  • Qualificação profissional desde habilidades até pessoais;
  • Possibilidade de salários maiores por causa da experiência;
  • Chances de promoção e contratos importantes;
  • Pontuações para provas de títulos em concursos;
  • Autoridade no mercado;
  • Possibilidade de networking.

Como conseguir um estágio? 

Para conseguir um estágio na pós-graduação, você pode acompanhar publicações da sua própria instituição de ensino, vagas na internet e em sites de recrutamento e seleção. Entretanto, é importante estar ciente que muitos recrutadores desconhecem desta possibilidade para especialistas e, por isso, você precisa saber tudo sobre o assunto.

Em conclusão

É fato que existe estágio na pós-graduação para quem quiser fazer. Todavia, não é obrigatório e existem benefícios e desvantagens, que devem ser ponderadas de acordo com o momento e a necessidade do estudante.

Em todos os casos, estar cursando uma pós-graduação é um grande diferencial para o currículo, trazendo ainda mais visibilidade ao profissional. Sendo assim, o importante é continuar se aprofundando na especialização que você está trilhando no seu caminho e estudar bastante conforme a sua rotina – da onde estiver e a hora que puder.

É o caso dos cursos de pós-graduação ofertados pela Faculdade Famart, reconhecidos pelo MEC e com muitas possibilidades de desenvolvimento por serem à distância com profissionais renomados do mercado.

Saiba mais

Para entender mais sobre o assunto, você pode assistir a nossa live onde nossas professoras abordam tudo sobre estágio na pós-graduação.