logo-famart-_1_

Blog

Aprenda como estimular a participação da família na escola.

O que professores podem fazer para uma participação mais ativa da família no ambiente escolar. 

A participação da família na escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento acadêmico do estudante. Boa parte da nossa vida passamos neste ambiente e para ser uma caminhada saudável é necessário um amplo esforço da comunidade.

Neste contexto, os professores desempenham um papel vital no processo e a Faculdade Famart separou orientações práticas do que estes profissionais podem fazer para uma participação mais ativa da família no ambiente escolar. 

Continue a leitura e saiba mais! 

Compreendendo a importância da família na Escola

A família é o primeiro ambiente de aprendizado para as crianças, e a participação de pais e responsáveis quando elas ingressam na caminhada estudantil é inestimável. No momento que as famílias estão empenhadas, cria-se um ambiente de apoio que amplifica os esforços dos educadores. 

Sendo assim, esta colaboração beneficia um crescimento holístico e um desempenho acadêmico exemplar para além de notas e trabalhos.

Desafios da comunidade escolar 

A falta da participação do núcleo familiar na jornada acadêmica de um estudante impõe muitos desafios para a comunidade escolar. Afinal, a ausência de envolvimento parental pode afetar negativamente o desenvolvimento da criança. Como:

  • Desmotivação;
  • Falta de autoconfiança;
  • Menor interesse pela escola;
  • Problemas para progredir;
  • Falta de desenvolvimento das suas habilidades.

Estas são só algumas aplicações do que a ausência da família na comunidade escolar acarreta, não só para o aluno, mas para todo o corpo de ensino, que precisa de apoio e suporte para executar estratégias efetivas de abordagem educacional.

Dessa forma, é fundamental que os educadores estejam cientes dos desafios e busquem estratégias efetivas para envolver as famílias, promovendo a colaboração, uma comunicação aberta e parcerias para além da sala de aula.

O que fazer para melhorar a participação da família na escola

Para melhorar a parceria entre família e escola, os educadores devem desenvolver uma série de atividades que amparem a importância vital da família na escola.

Confira 3 dicas que a Faculdade Famart separou para você:

  1.  Comunicação clara e aberta: O corpo docente deve estabelecer canais abertos e acessíveis, como reuniões regulares e mensagens instantâneas sempre que houver necessidade. Eventos, atividades e outras progressões devem ser compartilhadas claramente.
  2. Voluntariado escolar: Crie oportunidades para o voluntariado escolar, permitindo que pais e responsáveis contribuam de alguma forma em atividades curriculares ou extracurriculares. Isso fortalecerá o laço do corpo docente com a família e até mesmo destes adultos com estas crianças.
  3. Orientação aos responsáveis: Desenvolva um ambiente de escuta e fala, onde se possa compartilhar feedbacks, incentivar a participação nas atividades escolares e até mesmo orientar pais para tópicos relevantes desta jornada, como métodos de estudo, apoio emocional e comunicação.

O que professores podem fazer para uma participação mais ativa da família? 

Na prática, existem algumas estratégias que os professores podem fazer para uma participação mais ativa da família, desenvolvendo todos estes pontos que citamos acima e trazendo soluções para os desafios impostos sobre a falta dessa participação vital da família na escola.

Confira:

  1.  Reuniões interativas online: Se não é possível no presencial, use o online a favor da comunidade escolar e organize reuniões, fornecendo informações sobre o currículo, projetos e demais oportunidades de desenvolvimento.
  2. Rede social: Seja um blog ou até mesmo uma conta no Instagram, crie um canal onde os professores podem mostrar na prática o que está acontecendo, dando espaço para que os responsáveis interajam e vejam de perto as atividades.
  3. Dia da Família na escola: Organize eventos que a família possa visitar a escola, conhecer e conversar com os professores e participar de atividades integrativas, como rodas de leitura.
  4. Atividades culturais: Além da leitura, outros âmbitos culturais conseguem envolver o núcleo familiar, como jogos, teatro e feiras de ciências. Adicione estas atividades em seu plano de ensino.

Atividades para o Dia da Família nas escolas:

Falando em Dia da Família nas escolas, o 3º tópico citado acima é um dos que mais têm chamado atenção de professores e especialistas na área de Pedagogia. Isso porque é uma data celebrativa que tem ganhado destaque, incentivando a reflexão sobre a importância da família e o tempo de qualidade com seus entes para fortalecer os laços.

Em 2024, o Dia da Família será celebrado no dia 15 de maio (quarta-feira). A data foi deliberada em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e, nos últimos anos, tem recebido mais holofotes pelas atuais formações familiares. Sejam núcleos com dupla maternidade ou paternidade ou mãe ou pai-solo, por exemplo, o Dia da Família nas escolas se mostra como uma oportunidade para integração e estimulação das relações com a escola.

Na prática, isso pode ser desenvolvido entre uma série de atividades para o Dia da Família nas escolas, como:

    • Teatro da Família: Reúna talentos e criatividade e desenvolva, junto com as famílias, narrativas que possam ser apresentadas em um divertido teatro;
    • Contação de Histórias da Família: Falando em narrativas, convide os adultos a participarem de uma roda de leitura, incentivando este hábito e a participação ativa dos responsáveis na educação dos alunos;
    • Árvore de Fotos da Família: Mais do que regar para crescer, precisamos fortalecer nossas raízes. Convide as crianças a montarem uma árvore genealógica da sua família, envolvendo os adultos a resgatarem recordações e relembrarem suas histórias de vida;
  • Café da Família: E que tal fazer um café da manhã ou tarde com a família na escola? Este é um ótimo momento de confraternização da comunidade e você pode aproveitar o encontro para repassar orientações, realizar a reunião educacional e outros pontos importantes para o andamento do ano letivo.

Concluindo

Neste texto, você pôde compreender mais sobre a importância da família na escola, os desafios da falta desta presença, que aspectos podem ser desenvolvidos e o que os professores podem fazer na prática para uma participação mais ativa.

A parceria entre escola e família é uma força motriz para o sucesso educacional. Ao implementar estas estratégias e atividades, educadores podem criar um ambiente escolar que valoriza e incentiva a participação ativa das famílias, enriquecendo, assim, a jornada educacional dos alunos. 

 

Pular para o conteúdo