O que é gestão escolar e como ela funciona nas escolas atualmente? O que faz um profissional especialista na área? Leia o artigo e saiba mais.
Quando se está à frente de uma escola, é preciso lidar com todas as estratégias que envolvem a qualidade do ensino, o gerenciamento financeiro e a coordenação de equipes pedagógicas.
É um grande feito principalmente se considerarmos o papel do gestor escolar frente aos desafios da educação hoje em dia.
Além das funções mais tradicionais do ambiente escolar, também é tarefa do gestor acompanhar o que acontece no mundo da educação. As tendências da área, tanto do ponto de vista administrativo quanto pedagógico, podem trazer novas soluções para aspectos do dia a dia.
Por essa razão, reunimos algumas informações sobre gestão escolar e como é a carreira na área, confira o artigo.
O que é a gestão escolar?
A gestão escolar é idealizada para garantir a qualidade da educação por meio da otimização dos fluxos e das tarefas de uma instituição de ensino. Ou seja, ela funciona como um sistema de gerenciamento que tem como foco a melhoria de resultados no processo de ensino-aprendizagem.
Ela é a forma de administrar a escola como um todo. Para um completo desenvolvimento educacional, o profissional responsável pela área deve observar as necessidades e particularidades de cada setor, promovendo uma melhor relação e desenvolvimento das atividades.
É preciso ter habilidades de gerenciamento em aspectos que vão do plano pedagógico às questões financeiras, ou seja, dar atenção à instituição na totalidade, não apenas no foco de negócio, que é o ensino.
Seu objetivo é orientar a busca de resultados e fortalecimento da liderança, motivando as equipes no alcance dos objetivos, além de enfatizar a qualidade do currículo por competências e promover estímulos à participação dos pais no processo de busca da excelência do ensino-aprendizagem.
A Gestão Escolar envolve vários setores, que precisam estar em constante sintonia para o bom funcionamento da instituição. Logo, o gestor precisa integrar os diferentes setores em prol do desempenho escolar.
Tendo isso em vista, cada instituição de ensino deve planejar e executar sua proposta pedagógica, administrar os recursos materiais da instituição, zelar pelo ensino-aprendizagem do discente e promover a integração entre a instituição e a comunidade.
Conheça os 7 pilares gestão escolar
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é gestão escolar, confira quais são os 7 pilares fundamentais para se obter excelência no ensino.
O gestor deve estar atento a cada um desses aspectos, visto que todos eles podem impactar a escola positiva ou negativamente.
- Gestão pedagógica: aquela que articula estratégias, métodos e conteúdo educacional, otimizando os processos pedagógicos a fim de melhorar a qualidade do ensino.
- Gestão administrativa: que visa otimizar os recursos materiais e financeiros da instituição de ensino, ou seja, administrar os bens patrimoniais como imóvel, móveis, materiais.
- Gestão financeira: tem o objetivo de otimizar o orçamento, organizando de forma eficiente o fluxo de caixa da escola, mantendo gastos e receita controlados e equilibrados.
- Gestão jurídica: trata das normas que regulam o setor de educação e contratos de forma geral.
- Gestão de recursos humanos: potencializando cada indivíduo de forma a melhorar sempre a performance geral da escola, mantendo engajamento do staff, formação continuada de profissionais, boas ferramentas de trabalho, espírito de equipe, mantendo a instituição atrativa ao mercado e a novos talentos.
- Gerenciamento de comunicação: é a gestão encarregada de manter um diálogo eficiente com os colaboradores, pais e alunos.
- Gestão de tempo e eficiência de processos: confere com regularidade a eficiência de processos, se perguntando com frequência se as tarefas que estão sendo realizadas poderiam ser feitas de forma diferente e melhor.
Qual é o papel do gestor escolar?
O gestor escolar tem o papel de gerir a escola a partir das diretrizes e políticas públicas educacionais, além de implementar o projeto pedagógico de maneira a garantir que os estudantes atinjam os objetivos desejados.
Assim, o objetivo central do gerenciamento escolar é garantir a qualidade de ensino e de aprendizagem para os alunos. Para isso, é necessário que o gestor assuma o papel de articulador entre todas as questões que envolvam a gestão pedagógica.
Quando bem gerenciada, a gestão pedagógica é a responsável por garantir os objetivos da escola, através do planejamento, do acompanhamento e da avaliação de desempenho dos alunos, dos professores e de toda a equipe escolar.
Ao assumir o gerenciamento de uma escola, o gestor deve proporcionar condições para que ela torne o ambiente educacional colaborativo, permitindo a participação de todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar.
O gestor escolar tem como principais funções:
- Liderar a equipe escolar;
- Envolver a comunidade escolar e aproximar as famílias da escola;
- Conduzir a construção do Projeto Político Pedagógico;
- Garantir o cumprimento do calendário escolar;
- Valorizar e coordenar os colaboradores e professores;
- Garantir o bom desempenho dos processos de ensino aprendizagem, intervindo quando for necessário;
- Criar condições para capacitação continuada dos professores e profissionais da escola;
- Gerir de forma transparente e responsável os recursos humanos, materiais e financeiros da escola.
Áreas de atuação do gestor escolar
Os gestores escolares são os responsáveis por esse instrumento da educação, em qualquer instituição de ensino.
O trabalho do gestor escolar é bastante intenso através de suas atribuições, e as áreas de atuação são, por exemlo :
- Gestão Pedagógica: planejamento e melhoria das práticas educacionais; otimização do ensino/aprendizagem, aprimoramento das metodologias de ensino, etc.
- Administrativo da escola: gerenciamento dos recursos físicos e materiais da escola.
- Financeiro: gerir os recursos financeiros, cuidando das receitas e despesas, e distribuindo conforme as necessidades de cada atividade e setor.
- Gestão de Recursos Humanos: lidar com o corpo docente, o corpo discente, os pais e os funcionários.
- Controle: essa área engloba a parte burocrática da escola (quantidade, documentos, downloads, notas, diário escolar, reuniões de pais ou professores, etc).
Qual o perfil do gestor escolar?
Além de habilidades técnicas, o gestor escolar deve desenvolver algumas competências que vão ter impacto positivo na sua relação com a escola. Para gerir uma equipe diversa e autônoma, ele deve ter sensibilidade e tato para lidar com pessoas, responsabilidade e respeito.
Para desempenhar um papel de liderança e influência, é necessário construir e cultivar o diálogo entre as pessoas envolvidas na escola e fora dela.
Alguns exemplos de habilidades esperadas de um bom gestor escolar são: planejamento estratégico, inovação e saber trabalhar em equipe.
Pós-graduação em Gestão escolar
Em tese, todo profissional com ensino superior completo, pode se tornar gestor escolar. No entanto, preferencialmente, é interessante ter alguma experiência ou afinidade com o ambiente escolar.
Desse modo, licenciados ou formados em Pedagogia e Educação possuem certa familiaridade com o tema, aumentando a viabilidade de obtenção do cargo. Mas, profissionais da Administração ou da Economia, por exemplo, podem se aperfeiçoar e realizar especializações ou um MBA em Gestão Escolar.
Aqui na Faculdade Famart oferecemos a pós-graduação em Gestão Escolar Integrada com ênfase em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar EaD.
Ao realizar a pós-graduação o discente se torna um especialista para atuar como gestor nos espaços educativos, como: direção, vice-Direção, Supervisão, Inspeção, Coordenação Pedagógica e demais funções relacionadas à gerenciamento em escolas, em equipes técnicas das Secretarias de Educação e em consultorias no campo educacional.
Esperamos que tenha gostado do artigo. Caso tenha alguma dúvida a respeito do tema, deixe um comentário, responderemos o quanto antes.
Caso tenha interesse no curso de gestão escolar entre em contato com nossos consultores educacionais e inicie seus estudos na área.

