Blog

O que esperar do mercado de trabalho em 2022?

Mercado de trabalho 2022

Confira aqui o que esperar do mercado de trabalho em 2022. Saiba quais são as profissões em alta e as habilidades desejadas pelos empregadores. Saiba quais são as profissões em alta e as habilidades desejadas
pelos empregadores.

O mercado profissional está em constante mudanças, promovidos especialmente pelo que a tecnologia tem proporcionado ao mundo. 

Neste cenário, novas áreas de atuação tornam-se cada vez mais promissoras, abrindo portas para que os profissionais possam explorar novas áreas e conquistar resultados excelentes.

Dessa forma, neste conteúdo vamos falar sobre as profissões em alta para 2022, quais são as razões para isto e de que forma você pode tirar o máximo potencial de sua trajetória profissional.

Profissões em alta

1. Finanças e contabilidade

As profissões em alta em 2022 na área de finanças e contabilidade são uma consequência do aumento de fusões e aquisições de empresas. 

A crise da Covid-19 também impactou a demanda por profissionais de contabilidade, com empresas precisando otimizar custos para se preparar para uma eventual retomada da economia.

Profissões na área: analista de M&A, RI e tesouraria estruturada, controller; coordenador de planejamento.                               

Habilidades mais procuradas

  • Conhecimento avançado de Excel
  • Modelagem financeira
  • Ferramentas de business intelligence
  • Sistemas integrados de gestão empresarial (ERP)
  • Capacidade analítica e visão estratégica

Setores que mais contratam: E-commerce, logística, farmacêutica e healthcare; tecnologia; agronegócio; infraestrutura e bens de consumo.

2. Vendas e marketing

O aumento expressivo nas vendas online nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19 aumentou a concorrência entre grandes varejistas, que precisam investir cada vez mais nas equipes de marketing.

Como nas demais profissões em alta de 2022, é preciso saber trabalhar com dados e trabalhar lado a lado com o time de TI da organização.

Profissões na área: Analista de marketing digital; gerente de customer relationship e gerente de e-commerce

Habilidades mais procuradas

  •  Análise de dados
  • Marketing digital

Setores que mais contratam: Bens de consumo; varejo; tecnologia; startups; educação; healthcare; mídia e publicidade e agronegócio.

3. Jurídico

Assim como em finanças e contabilidade, as profissões em alta em 2022 na área jurídica foram impulsionadas pelas operações de fusão e aquisição. As organizações estão em busca de profissionais com experiência em M&A, compliance e reestruturações societárias.

Questões de cibersegurança, privacidade do usuário e regulamentação do setor de tecnologia também aumentaram a demanda por especialistas em Direito Digital.

Profissões na área: Advogado sênior em M&A; Advogado sênior consultivo tributário; Advogado sênior de contencioso cível.

Habilidades mais procuradas

  • Experiência em fusões e aquisições, compliance e reestruturações societárias
  • Conhecimento da legislação vigente sobre segurança de dados e privacidade do usuário, como a LGPD.

Setores que mais contratam: Tecnologia; varejo; E-commerce; serviços; bens de consumo e agronegócio.

4. Mercado financeiro

O aumento no número de investidores no mercado de ações e os IPOs previstos para os próximos meses promoveram três cargos de analista às profissões em alta em 2022. 

Se você pensa em fazer carreira na área, é importante ficar atento aos certificados exigidos pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Profissões na área

Analista de equity research; analista de fusões e aquisições, e analista de compliance.

Habilidades mais procuradas

  • Experiência em equity research, compliance e M&A.
  • Certificações como CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento), CPA (Certificação Profissional ANBIMA) e CIIA (Certificado Internacional de Analista de Investimentos).
  • Perfil analítico e curioso, que goste de estudar e pesquisar.

Setores que mais contrataM: Fundos de private equity; bancos de investimentos; fintechs; assets e meios de pagamento

5. Tecnologia

A transformação digital foi acelerada com a pandemia de Covid-19, o que aumentou a demanda por profissionais de tecnologia. E este é um mercado em que a mão de obra especializada é escassa: há um déficit potencial de 24 mil profissionais de TI no Brasil, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom). Estudo de 2019 da entidade estima que 46 mil pessoas se graduam na área todos os anos, mas o mercado precisa de pelo menos 70 mil formados para suprir a demanda.

Profissionais de TI brasileiros também encontram oportunidades no exterior. Companhias estrangeiras encontram no Brasil uma mão de obra qualificada por um custo bem mais baixo, devido à alta do dólar aqui no país.

Profissões na área: desenvolvedor front-end sênior; coordenador de segurança da informação e analista de testes sênior.

Habilidades mais procuradas

  • Conhecimentos aprofundados em cibersegurança, ciência de dados, programação, inteligência artificial e robótica.
  • Ter os certificados CISSP (Certified Information Security Systems Professional), OSCP (Offensive Security Professional) e CEH (Certified Ethical Hacker).

Setores que mais contratam: Tecnologia; varejo; logística; mercado financeiro e startups.

6. Engenharia

O aumento das vendas por e-commerce nos últimos dois anos trouxe desafios de logística para o setor  e a necessidade de contar profissionais especializados na área. Quem quer apostar nas profissões em alta do setor deve buscar formação, seja em cursos de bacharelado ou tecnólogo presenciais, ou EAD.

Profissões na área: gerente de supply chain, coordenador de customer service e engenheiro de aplicação e vendas.

Habilidades mais procuradas

  • Especialização em logística.

Setores que mais contratam: saúde; tecnologia; infraestrutura; bens de consumo; logística  e mineração.

Como se preparar para o mercado de trabalho em 2022

Desenvolva habilidades comportamentais

Para acompanhar a evolução do mercado primeiramente devemos buscar o desenvolvimento pessoal, portanto é preciso desenvolver habilidades comportamentais as chamadas soft skills.

As principais habilidades e competências profissionais procuradas pelos recrutadores serão: comunicação, adaptabilidade, flexibilidade, perfil analítico, visão estratégica, liderança.

Além disso, pensamento inovador e analítico; aprendizado ativo e estratégias de aprendizado; criatividade, originalidade; iniciativa; facilidade com as novas tecnologias; inteligência emocional; racionalidade, resolução de problemas, negociação; persuasão e ideação.

Todas elas podem ser desenvolvidas, porém, é preciso ter paciência. Aprimorar suas soft skills é um processo que exige autoconhecimento, paciência e estudo. O primeiro passo é mudar a percepção sobre o aprendizado. Ele precisa ser encarado como um valor, uma atividade prazerosa, e não como uma obrigação.

Em seguida, é preciso buscar orientação. Já existem cursos voltados ao desenvolvimento das soft skills e módulos inteiros sobre habilidades comportamentais em cursos de graduação e pós-graduação.

Entenda o mercado 

Primeiramente é necessário entender o seu mercado, seja ele qual for.
Não tenha preguiça na hora de estudar e de se informar (ou vai fazer a faculdade errada e curso errado)

Isso porque somente com uma compreensão completa sobre a sua área de atuação você consegue direcionar a sua própria carreira profissional.

Tudo isso é indispensável para você conseguir se destacar dentro da sua profissão, tendo a base de conhecimento para quem você irá fazer e qual a melhor forma de atender os seus clientes.

Conheça as principais ferramentas que podem ser utilizadas 

É importante ter em mente, cada vez mais existem ferramentas que podem e devem ser utilizadas em prol do seu desenvolvimento profissional, e que ajudam seu trabalho.

Mostrar domínio nelas vai ajudar muito nas entrevistas de emprego e nos seus futuros trabalhos.

Como, por exemplo, as ferramentas de gerenciamento que servem principalmente para obter um controle sobre processos. Essas ferramentas permitem que você consiga se organizar melhor, atender seus clientes externos e internos com qualidade, estude o mercado, acompanhe métricas e muito mais.

Esteja aberto ao home office

O home office foi adotado popularmente em março de 2020, logo no início da pandemia, e parece que veio para ficar.

Essa modalidade de trabalho pode abrir oportunidades. Já pensou morar em São Paulo e trabalhar em uma empresa do Belo Horizonte (MG)? Ou morar em qualquer lugar do Brasil e trabalhar para uma empresa europeia? Com o home office, isso é possível.

Por outro lado, essa é uma tendência ainda incerta para o próximo ano, dependerá de como as empresas vão definir os modelos de trabalho em um mundo pós-pandemia, mas podemos dizer que o mercado de trabalho caminha para um modelo híbrido nos segmentos e áreas em que essa modalidade é viável.

Mergulhe em empresas de setores que estarão em alta

Muitas empresas começam a procurar capital humano com habilidades técnicas e comportamentais, necessárias para apoiar as novas prioridades de negócios que ganharam força nos últimos meses

Busque oportunidades em  áreas que estarão em alta, como tecnologia, bens de consumo, varejo, agronegócio e logística (destaque também para as startups de diferentes segmentos).

Portanto, com tudo isso podemos perceber que o mercado profissional é mutável, que a tecnologia o revolucionou e devemos estar preparado para seguir as tendências e aplicar metodologias adequadas para manter-se sempre relevante. 

Para isso, a dica de ouro é invista em conhecimento.

Aqui na Famart, você encontra ótimas opções de cursos de graduação e pós-graduação EAD para se aprimorar e aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho.

Para receber mais informações sobre estudos, carreira, mercado de trabalho e muito mais, cadastre-se em nossa newsletter deixando seu nome e e-mail no formulário abaixo.

 

Gostou do conteudo?

Assine o nosso blog

Informe o seu primeiro nome e o seu melhor email para cadastrar-se em nossa newsletter e receber  muitas novidades e informações sobre carreira,mercado de trabalho e estudos

ÚLTIMAS DO BLOG

5 benefícios da formação continuada para a carreira docente

A educação está em constante transformação, e os professores precisam acompanhar esse ritmo para manter...

Famart firma parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para ampliar oportunidades de estágio

A Faculdade de Administração, Ciências e Educação – Famart celebrou um novo convênio de cooperação...

Competência Interpessoal: o diferencial que transforma sua carreira

Hoje em dia, no mercado de trabalho, precisamos desenvolver algo que realmente nos destaque. Nesse...