logo-famart-_1_

Blog

Psicologia Positiva: Saiba como aplicar para alcançar o sucesso

Você sabia que a Psicologia Positiva pode te ajudar a alavancar a sua carreira? Descubra como aplicá-la para alcançar o sucesso profissional. 

O bem estar mental e as relações interpessoais têm grande impacto no sucesso profissional e esse impacto está sendo percebido cada vez mais pelos profissionais e organizações. 

A Psicologia positiva, é uma das novas ciências por trás do estudo do comportamento humano. 

Entender como ser verdadeiramente feliz, te permite focar mais nas coisas positivas da vida, incluindo também o ambiente de trabalho. 

Quer saber como aplicar essa psicologia no seu dia a dia? Acompanhe o artigo e descubra. 

O que é psicologia positiva? 

A Psicologia Positiva estuda os efeitos da positividade e tem o propósito de mudar o ponto de vista de pensamento e comportamento, com estudos das emoções e relações positivas, para tornar a vida das pessoas mais leve e equilibrada. 

Dessa forma a psicologia positiva fortalece características como resiliência, gratidão, confiança, otimismo. 

A psicologia tradicional é mais centralizada no estudo das disfunções e como tratá-las, do contrário, a psicologia positiva estuda como pessoas comuns podem ser mais felizes. 

As vantagens de aplicar a Psicologia Positiva

Utilizar a Psicologia Positiva no seu dia a dia permite que você entre em contato com emoções saudáveis e busque o bem-estar. Isso é extremamente importante nos dias de hoje, uma vez que a rotina intensa de trabalho causa estresse e outras reações negativas.

Além disso, ela possibilita que você mude o foco, ou seja, em vez de se deixar levar pelas  emoções negativas e se desanimar, você consegue perceber como se sente e se esforça para se alimentar de sensações mais positivas, aumentando o nível de alegria e satisfação. 

Agora imagina só, se na vida pessoal esse comportamento causa uma grande diferença, pense no aspecto profissional. Você perceberá ainda mais o impacto: o aumento do bem-estar psicológico gera consequências nas reações corporais, fazendo com que você se torne uma pessoa mais disposta, concentrada e criativa.

Em consequência disso, a sua produtividade aumentará, inclusive os sentimentos de confiança e autoestima vão tornar o seu desempenho no trabalho muito melhor. 

Quais são os fundamentos da psicologia positiva?

A psicologia positiva é baseada em cinco elementos, que são estimulantes do bem-estar e felicidade, juntos esses elementos formam o acrônimo PERMA. 

Emoções positivas (Positive Emotions) 

A emoção positiva é o primeiro elemento. Ele está diretamente ligado à produção dos hormônios da felicidade (dopamina e ocitocina),que são liberados em nosso corpo quando sentimos boas sensações, como, paz, conforto, amor, gratidão, etc.  

As emoções positivas fazem com que nossa mente entenda que tipo de situação nos faz bem, elas servem como impulso para conquistar e realizar. 

Engajamento (Engagement) 

O elemento engajamento é constituído pela energia, dedicação e integração. 

Sentir confiança no ambiente e satisfação com as atividades diárias, seja no trabalho, lazer, relacionamentos, etc, estimulam o engajamento e entrega ao momento.

Estar em contato com o que realmente gosta é o caminho para que aquilo se torne prazeroso e ganhe um significado maior. Dessa forma, estar engajado é uma grande influência para desenvolver as habilidades

Relacionamentos (Relationships)

Estar em contato com outras pessoas é uma necessidade que os seres humanos têm. A psicologia positiva reforça que, ter relacionamentos saudáveis onde você se sente confiante, melhoram o impacto na felicidade e na realização pessoal.. 

Os relacionamentos são  fundamentais para nossas vidas. Aprender com outras  e trocar experiências são ações que geram bem estar. 

Propósito (Meaning)

Esse é um dos elementos mais importantes estudado pela psicologia positiva. 

Somente emoções positivas não são suficientes para ter uma vida feliz. É importante encontrar o significado da felicidade. Para isso, é necessário servir a  uma causa maior , como uma ação de caridade, por exemplo. 

Realizações (Accomplishment) 

Esse elemento representa o sentimento de vitória em algum momento da vida. É quando você olha para as vivências do passado e se sente realizado pelo que fez.

Aqui são analisados os objetivos e metas. Esse elemento é o responsável por trazer um sentimento de conquista e impulsionar o ser humano para novos desafios com motivação. Geralmente esse fator está ligado a outros como sentimento de autonomia e evolução.  

6 Dicas para aplicar o método.

Levar algumas práticas dessa área para a sua vida profissional, podem te ajudar muito a melhorar o ambiente. Conheças algumas técnicas para alcançar o sucesso utilizando a Psicologia positiva: 

1.Identifique suas competências 

É necessário conhecer suas qualidades. 

Pense: em quais áreas da sua vida você sabe que se destaca?

Esse é um ponto essencial da psicologia positiva, em que o foco é aquilo que você faz de melhor e o que te faz feliz. 

É importante saber reconhecer as suas qualidades e a dos outros, dessa forma você  apresenta muito mais potencial para melhorar o rendimento.         

2. Seja grato  

Ter um diário de gratidão, é uma boa técnica para te ajudar a ser mais grato. 

O objetivo dessa técnica, é registrar e refletir sobre tudo de bom que aconteceu em sua vida.

3. Dispare alertas ao longo do seu dia 

Muito parecido com o mindfulness, o objetivo dessa técnica é para que você tenha pausas no seu dia para pensar no que está em sua mente e refletir sobre os sentimentos que te cercam naquele momento. 

Dessa forma, coloque alertas aleatórios durante o seu dia para refletir e anote tudo que você identificar. 

4. Aproveite plenamente os momentos de prazer

É importante que você tenha momentos de prazer e que saiba aproveitá-los ao máximo, sem deixar que as preocupações te afetem negativamente. 

Assim, você consegue ter um estilo de vida mais feliz e completo. 

5. Busque uma rotina saudável

A rotina do trabalho nem sempre é fácil, diante dos grandes desafios corporativos, você pode se sentir estressado.

Por isso, é importante que você procure maneiras de ter uma rotina saudável. 

Procurei realizar atividades físicas, ter momentos de lazer e fazer pausas durante o horário de trabalho. 

Não se esqueça: bons sentimentos são contagiosos. No início pode até ser um pouco difícil, mas em pouco tempo você começará a colher os benefícios disso. 

6. Invista em relacionamentos

É praticamente impossível trabalhar totalmente sozinho, por isso, é muito importante se conectar com pessoas durante sua carreira. Dessa forma, investir em relacionamentos positivos é uma ótima forma de aumentar o seu bem-estar.  

Identificar as qualidades que seus colegas têm e comunicar isso a eles é ótima uma maneira de criar bons vínculos e favorece um ambiente de trabalho mais saudável para todos.

Ao perceber os sentimentos positivos e saudáveis das pessoas, a Psicologia Positiva faz com que elas vivam com mais felicidade e encontrem sucesso em suas carreiras. 

Ao colocar essas dicas em prática, você aproveita os efeitos da Psicologia Positiva tanto na sua vida pessoal quanto na profissional.

O que você acha de se especializar e criar suas próprias oportunidades de ser feliz? Na Famart, você pode escolher o curso que te agrada para poder alavancar seu futuro.

Gostou do tema deste artigo? Quer acompanhar mais conteúdos como este? Assine nossa newsletter.

 

Pular para o conteúdo