logo-famart-_1_

Blog

Tudo que você gostaria saber sobre a Graduação em Pedagogia

Já pensou em ser professor ou atuar no ambiente escolar de alguma forma? Se a resposta foi sim, você provavelmente tem interesse na graduação em pedagogia. Então esse artigo é para você.

Pedagogia é o curso ideal para quem tem interesse em ensinar, orientar e educar pessoas.
Sabia que a graduação em Pedagogia é uma das graduações mais procuradas pelos brasileiros, perdendo apenas para Direito e Administração?

Fatores como ótima empregabilidade e diversidade de atuação no mercado de trabalho contam muitos pontos a favor para o sucesso do curso.

Se você também tem interesse em fazer Pedagogia, acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre a profissão, as modalidades de ensino e as possibilidades que o mercado oferece para o pedagogo.

O que é a Pedagogia?

Acima de tudo podemos entender pedagogia como um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, que visam compreender a educação.

A pedagogia é uma ciência que tem como objeto de estudo a educação, os processos de ensino e a aprendizagem, tem como principal objetivo a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
Ou seja, a pedagogia é a disciplina que trata a educação em seu conjunto.

O que faz o Pedagogo?

Quando falamos em pedagogia, a primeira imagem que vem à mente da maioria das pessoas é a de um professor de ensino fundamental.
Embora esse conceito esteja certo, essa é apenas uma das opções para os profissionais formados na área.

O profissional de Pedagogia implementa, avalia, coordena e planeja o desenvolvimento de projetos pedagógicos nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância. Também atua em cursos acadêmicos e/ou corporativos.

Ele é responsável por desenvolver processos de ensino-aprendizagem, é especialista em Educação e procura compreender as questões sociais relacionadas ao aluno, associando a realidade do estudante, os modelos e paradigmas sociais ao aprendizado.
Dessa forma, ele contribui para a qualidade do ensino e do aprendizado, buscando fortalecer a construção do conhecimento na sociedade.
Entre suas atividades, o pedagogo pode por exemplo:

  • Ministrar aulas, principalmente para crianças dos primeiros anos da escola;
  • Organizar o calendário letivo de uma escola, estipulando as datas dos diversos eventos e atividades escolares;
  • Planejar e organizar atividades culturais;
  • Coordenar conselhos de classe;
  • Promover ações de integração entre a escola e a família dos alunos;
  • Coordenar reformas curriculares;
  • Desenvolver atividades educacionais e novos métodos de ensino e aprendizagem;
  • Promover ações e métodos de inclusão nas escolas;
  • Trabalhar com educação especial;
  • Aconselhar alunos e familiares;
  • Oferecer orientação vocacional.

Mercado de trabalho e áreas de atuação do pedagogo

Atualmente a pedagogia vem se expandindo e diversificando suas áreas de atuação.
Além disso os pedagogos têm sido bastante procurados fora dos ambientes escolares, por empresas de médio e grande porte, que estão sempre em busca de profissionais com boas habilidades de comunicação e conhecimento do comportamento humano.

Não é por acaso que quem se forma em Pedagogia encontra oportunidades em locais pouco usuais, como hospitais (apoiando crianças em tratamentos de longo prazo) e departamento de recursos humanos de empresas.

Os pedagogos podem atuar em diversas áreas, como por exemplo:

Ensino

É a principal área da Pedagogia, na qual o pedagogo atua dentro da sala de aula, lecionando na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

Administração escolar

Nessa área, os pedagogos são os responsáveis pelo gerenciamento de estabelecimentos de ensino.

Orientação educacional

Na orientação educacional, o pedagogo utiliza métodos pedagógicos e psicológicos para dar suporte e orientar os alunos.

Pedagogia hospitalar

No ambiente hospitalar, os pedagogos são os responsáveis pelos processos educativos de crianças e jovens internados.

Pedagogia empresarial

É a área que desenvolve projetos educacionais e culturais.
O pedagogo usa nas empresas métodos pedagógicos para desenvolver o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.
O objetivo principal é causar mudanças comportamentais e reconstruir conceitos básicos positivos, como empatia, criatividade e trabalho em equipe.
Além disso, o profissional capacita e treina os colaboradores, propondo ações e atividades para o seu desenvolvimento pessoal. Isso inclui adotar várias metodologias de aprendizado, desde os tradicionais treinamentos, palestras e cursos e dinâmicas especiais

Produção e editoração de livros

Nessa área, os pedagogos podem atuar na elaboração de materiais didáticos para o Ensino Fundamental e de livros infantis.

Coordenação pedagógica

Os coordenadores pedagógicos acompanham, avaliam e orientam os professores, o processo de aprendizado dos alunos e a rotina escolar.

Supervisão educacional

Assim como os coordenadores, os supervisores também avaliam e orientam o trabalho de professores e educadores, com objetivo de melhorar a qualidade do ensino.

Educação especial

Nessa área, o pedagogo leciona e desenvolve materiais didáticos especificamente para as crianças e adultos com deficiência.

Características do Pedagogo

O mercado de trabalho espera do pedagogo algumas habilidades e competências, como, por exemplo:

Empatia

Independentemente da área de atuação, o pedagogo lida com públicos diversos com situações únicas e, por isso, deve sempre se colocar no lugar do outro, reconhecendo e respeitando que as pessoas são diferentes.

Boa comunicação

O pedagogo precisa ser um bom orador. Por conta disso, é necessário saber se expressar, entender e ser entendido, saber transmitir uma mensagem de maneira clara e objetiva é primordial.

Criatividade

A criatividade, neste caso, é pensada em prol da educação, da gestão e, principalmente, do bem-estar social. É importante que a pessoa tenha boas ideias e seja inovadora.

Estar em constante atualização

A pessoa precisa ter a vontade de descobrir, aprender e procurar novas informações. A preocupação em tornar o ensino-aprendizagem mais atraente é um dos requisitos para trilhar uma carreira de sucesso na Pedagogia.

Conseguir superar preconceitos e barreiras

Um professor precisa saber lidar com situações adversas e diferentes do que está habituado. Uma pessoa sem preconceitos ou afim de quebrá-los pode gostar e muito da área pedagógica.

Ser estrategista

Um profissional de pedagogia se destaca por aprimorar os seus métodos e ensino, como um empreendedor tentando um melhor mercado.

Gostar de ensinar

É importante que o pedagogo tenha paciência, saiba orientar, ensinar, e além disso consiga passar as informações e conhecimento de forma clara e objetiva.

Desafios do mercado de pedagogia

Os pedagogos contam com uma série de desafios como, por exemplo, se adaptar a tecnologia, ao sistema educacional, enquadrar o que se estuda no mercado de trabalho e especialmente formar cidadãos do amanhã.

Portanto, o pedagogo deve estar em constante processo de aprendizagem e sempre buscando conhecimento, novas ferramentas para o ensino e novas perspectivas.

Como se tornar um pedagogo?

Quem deseja atuar como pedagogo deve se formar em uma faculdade de Pedagogia aprovada pelo MEC.
Normalmente, o pedagogo ainda cursa alguma especialização, mas também pode atuar como profissional generalista.
É necessário que o pedagogo tenha um registro no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos, para que possa exercer, de forma regulamentada, a sua profissão.

O curso de Pedagogia tem forte carga na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Ele estuda metodologias específicas e também o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e tecnologias educacionais.
O curso dura em média quatro anos, a empregabilidade e a diversidade no mercado de trabalho certamente são fatores que contam muitos pontos para o sucesso do curso.
Os tipos de formação para o curso de Pedagogia são: bacharelado, licenciatura e pós-graduação.

Agora que você conhece um pouco sobre a Pedagogia e o mercado de trabalho, você se entusiasmou por essa carreira?
Caso deseje fazer uma graduação nessa área, entre em contato com os nossos consultores educacionais e faça sua pré-matrícula.

Aqui na Faculdade Famart oferecemos Licenciatura em Pedagogia nas modalidades EaD e presencial. 

Pegagogia

 

 

 

 

Pular para o conteúdo