logo-famart-_1_

Blog

Tudo que você precisa saber sobre a Graduação em Artes Visuais

Você gosta de arte e possui algum dom para essa área?
Sabia que quem tem dons artísticos pode cursar uma graduação em Artes Visuais e levar essas habilidades para o campo profissional?

Quando se fala em artes visuais nos referimos a todos os tipos de linguagens artísticas, como, por exemplo: desenho, gravura, pintura, escultura, fotografia, cerâmica, cinema, entre outros.
Quem faz uma graduação em artes visuais além de atuar tanto na indústria criativa, pode atuar na educação.

Os artistas podem trabalhar no mercado de arte como autônomos, empreendedores, além disso podem  desempenhar funções em museus, galerias de arte, agências de publicidade, empresas de design, cinema, televisão, teatro, dentre outros.

No setor da educação, os licenciados em Artes Visuais podem lecionar no Ensino Básico,  produzir conteúdos na área educacional, cultural, além disso podem atuar como educadores em museus, galerias de arte e centros culturais.

A área é vasta e repleta de boas oportunidades, como você vai ver a seguir.

O que são Artes Visuais?

Artes visuais são um conjunto de manifestações artísticas como, por exemplo: pintura, escultura, desenho, arquitetura, artesanato, fotografia, cinema, design, arte urbana, entre outros.

O conceito de “arte visual” está relacionado à visão, ou seja ao ato de ver, sendo assim integra as artes em que a apreciação ocorre por meio da visão.

Atualmente existe o curso superior em “Artes Visuais”.
Nele, o estudante sai com o título de artista visual, que o permite criar, avaliar e participar do mercado cultural e artístico
.

O que faz um artista visual?

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), algumas funções que podem ser desempenhadas por um artista, são por exemplo:

  • Conceber e desenvolver obras de arte e projetos de design;
  • Elaborar e executar projetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integrados;
  • Realizar pesquisas, elaborar propostas e divulgar suas obras de arte, produtos e serviços.

Já no caso dos professores de Arte no Ensino Básico, as funções são as seguintes:

  • Ministrar aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública ou privada;
  • Acompanhar a produção da área educacional e cultural;
  • Planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • Avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • Preparar aulas e participar de atividades institucionais.

Áreas de atuação de um profissional graduado em Artes visuais

O campo de trabalho é amplo e muito variado, quem se forma em Artes Visuais pode trabalhar em áreas como:

Eventos Culturais: Seleção e classificação das obras de uma exposição ou outros eventos.

Restauração: O objetivo principal é devolver as características originais de objetos de arte antigos ou deteriorados.

Docência: Quem escolhe a Licenciatura pode lecionar em escolas públicas ou privadas e outras instituições de ensino fundamental, médio e superior. Também é possível dar aulas em cursos livres e em espaços de educação não formal, como associações, ateliês, museus, etc.

Pintura: O especialista em pintura realiza trabalhos plásticos em diferentes materiais, da tinta ao grafite, por exemplo. É uma atuação clássica das Artes Visuais.

Escultura: Quem se especializa em escultura esculpe em diversos materiais, sendo a madeira, o gesso e a argila os mais populares.

Desenho: Costuma ser bem mais amplo, pois o profissional utiliza diversas técnicas para criar inúmeros produtos. Com formas, perspectivas e tridimensionalidades, sendo assim ele pode contribuir ou atuar em outras áreas.

Fotografia: O artista visual pode tanto capturar manifestações culturais ou expressividades (físicas e emocionais) e  elaborar seus próprios cenários a serem registrados pelas lentes das câmeras.

Design na indústria têxtil: Essa área está em alta sendo atrelada ao ramo da moda. O artista vai criar estampas e colaborar ativamente na produção de coleções, desenhos e modelos.

Artes digitais ou Multimídia: Uma das áreas mais aquecidas do mercado atualmente para o artista visual é a digital. O profissional, além de habilidades artísticas, precisa ter conhecimento tecnológico a fim de trabalhar por exemplo com softwares de desenho, edição, animações, vídeos e etc.

Curadoria: Geralmente, o artista atua em museus, galerias e em outros centros culturais na seleção de artistas e de obras para serem expostos permanentemente ou em exposições esporádicas.

Características do profissional formado em Artes visuais

Os profissionais de artes visuais, sejam os artistas ou professores, acima de tudo devem gostar de cultura e arte, estar atento às novas tendências artísticas e atualizações do mercado, ter senso crítico, um  olhar sensível e apurado.

Listamos aqui algumas competências esperadas de um profissional de Artes Visuais:

  • Criatividade: Uma boa dica para desenvolver ela é ampliar o repertório, buscando referências por meio de leituras, filmes, exposições.
  • Versatilidade;
  • Conhecimento prático e teórico sobre a área;
  • Produtividade;
  • Sensibilidade.

Além disso, já contar com alguma habilidade artística, como por exemplo saber desenhar, pintar ou fotografar, também é uma característica importante se você tem a intenção de cursar Artes Visuais.

Certamente essas qualificações são bastante valorizadas pelas empresas, mas para ter boas chances de se destacar diante da concorrência, é fundamental sempre se atualizar, buscando por exemplo especializações e cursos profissionalizantes para se aperfeiçoar.

O Mercado de trabalho para quem tem graduação em Artes Visuais

Como vimos existem várias áreas de atuação, sendo assim o mercado de trabalho para o graduado em Artes Visuais é muito promissor.
As principais características que as empresas esperam desse profissional são criatividade e produtividade.
Além de trabalhar como artista plástico, em seu próprio ateliê, no setor de pesquisa, curadoria, restauração e história da arte de museus, galerias e organizações não governamentais (ONGs), também há a possibilidade de atuar em outras áreas de criação, como direção de arte e cenografia, no teatro, no cinema e na TV.

Na indústria, há espaço para o profissional que coordena a confecção de objetos, criando estampas ou renovando linhas de produto. 

Quem se interessar pela área de multimídia encontra emprego em agências de propaganda e emissoras de TV para compor o departamento de criação, planejando e produzindo vinhetas e animações.

É importante esclarecer que existe uma lei que obriga o ensino de linguagens artísticas nos diversos níveis do ensino básico, portanto isso amplia o campo de trabalho para quem tem licenciatura.
Escolas que oferecem cursos livres de desenho também apresentam boa demanda, assim como instituições artísticas e culturais. Onde o profissional pode atuar na coordenação de cursos e no desenvolvimento de projetos educativos.

Deu para perceber que o mercado de trabalho para o profissional de Artes Visuais é bastante promissor, não é mesmo?  Mas lembre-se também que é importante sempre aprender novos métodos para criar e transmitir conteúdos criativos, por isso é fundamental estar atualizado e fazer cursos livres e especializações, mesmo após se formar no ensino superior.

Como se tornar um profissional de Artes Visuais?

Quem tem interesse pela área pode fazer um curso superior em artes visuais.
A graduação em Artes Visuais é oferecida nos níveis bacharelado e licenciatura, tem duração média de 4 anos. Habilita profissionais a produção, pesquisa, crítica e ensino das Artes Visuais.

O curso bacharelado forma artistas visuais para atuar na indústria cultural; alguns têm ênfases em uma linguagem específica, como desenho ou escultura.
Já a licenciatura habilita o profissional a lecionar no Ensino Básico.

Durante a graduação, os estudantes desenvolvem suas habilidades de percepção, reflexão, produção, crítica, potencial criativo e aprendem a lidar com diferentes materiais, como tinta, argila, madeira, metais, papel, etc.

Agora que  já conhece melhor sobre a graduação em Artes visuais, sabe quais as habilidades necessárias e o que faz quem estuda Artes Visuais, você se identificou com o curso? 

Saiba que aqui na Famart oferecemos Licenciatura em Artes Visuais, com duração de 4 anos,  é reconhecido pelo MEC e oferecido na modalidade a distância contamos com  professores experientes e referências em sua área todo com títulos de Mestres e Doutores.

Se você gostou de saber mais sobre a atuação do profissional em Artes Visuais e deseja construir carreira na área, aproveite e inscreva-se agora mesmo em nosso vestibular.

Pular para o conteúdo