Faltam:

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos
  • 00Segundos

Faça parte do nosso grupo exclusivo de Black Friday e receba descontos e bônus antecipados na sua próxima pós-graduação. Até 70% OFF!

logo-famart

Blog

5 Motivos para cursar uma pós-graduação em educação especial

A demanda de profissionais capacitados para atender alunos com deficiências vem aumentando consideravelmente. O objetivo é promover a inclusão dessas pessoas no ambiente escolar.  A educação especial é importante para transformar a realidade das crianças e no cenário atual, a insuficiência de profissionais capacitados prejudica o desenvolvimento desses alunos.

Por isso, se você quer construir uma carreira na área da educação, cursar uma pós-graduação em educação especial pode ser um excelente caminho, já que existem muitas possibilidades de atuação e grande demanda no mercado de trabalho. O curso busca formar profissionais preparados para trabalhar sempre promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização das diversidades no ensino.

Se você quer conhecer melhor sobre essa formação profissional, continue a leitura. Neste artigo, você verá bons motivos para se especializar na área.

Grande procura por profissionais 

Nos últimos 10 anos, a Educação Especial no Brasil teve um crescimento significativo. Durante esse período, o volume de matrículas na Educação Básica praticamente duplicou, indo de 702,6 mil em 2010 para 1,3 milhões em 2020. Esse crescimento demonstra uma mudança considerável na educação inclusiva no país.

Grande parte dessas matrículas se concentraram no Ensino Fundamental, que correspondem a 78,3% do total. Esse dado evidencia a importância de garantir a inclusão desde os anos iniciais da jornada educacional, criando uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico e social das crianças com deficiência.

Em contrapartida, esse aumento na demanda de profissionais da Educação Especial traz desafios. Com o aumento do número de estudantes com deficiência procurando por uma educação inclusiva, surge uma necessidade urgente de capacitar e qualificar os professores para atender a demanda. Afinal, para promover uma educação adaptada e de qualidade, é preciso que os educadores possuam uma formação adequada.

Melhora na remuneração

Os benefícios para quem possui uma pós-graduação começam pela remuneração. De acordo com pesquisas, profissionais que possuem um curso de pós-graduação têm mais reconhecimento no mercado de trabalho e oportunidade de maiores salários.

Além da melhoria no salário, uma pós-graduação te permite ampliar seus conhecimentos na sua área de atuação, te colocando à frente de novos desafios profissionais, proporcionando mais maturidade e competências técnicas.

Cargos públicos

Você poderá encontrar mais oportunidades de trabalho no setor privado para essa área; no entanto, também existe a possibilidade de atuação no setor público.

Geralmente, órgãos como Institutos Federais, Prefeituras Municipais e Secretarias de Educação ofertam vagas em concursos para profissionais de educação especial.

Lembrando que, para concorrer a essas vagas, é necessário o curso de graduação em Educação Especial em uma instituição que seja reconhecida pelo MEC.

A atuação desse profissional no setor público é voltada para a assistência às famílias e escolas, garantindo a inclusão e adequação curricular para os alunos com necessidades educacionais especiais.

Direcionamento profissional 

Não saber para onde ir é uma sensação que muitos profissionais podem se deparar em algum momento das suas carreiras. Isso porque a graduação promove o acesso a conhecimentos mais amplos, disponibilizando todas as possibilidades dentro de um determinado segmento.

Por isso, ao se especializar em um campo de conhecimento específico, você pode atuar de maneira mais focada e direcionada aos seus interesses, além de atender às necessidades do mercado de trabalho. O título de especialista poderá abrir portas para grandes oportunidades, possibilitando que você aplique seus conhecimentos com muito mais autoridade.

Manter-se atualizado 

Um bom profissional precisa estar sempre atualizado conforme as mudanças no mercado de trabalho. Surgem novas tecnologias e tendências o tempo todo, e para não ficar parado no tempo, as especializações são super necessárias. 

Principalmente no segmento educacional, onde novos métodos e tecnologias vêm fazendo cada vez mais parte do dia a dia do profissional. Saber aplicar esses conhecimentos e utilizar a tecnologia ao seu favor contribui para o enriquecimento do seu repertório e habilidades profissionais, além de promover a capacidade de adaptação e a introdução de novas ferramentas e práticas para o desenvolvimento de uma educação inclusiva de qualidade.

Ao se especializar na área, o profissional poderá pôr em prática as melhores técnicas, bem como introduzir abordagens mais eficientes para lidar com as necessidades e desafios em sala de aula. Além disso, facilita o desenvolvimento de espaços de aprendizagem mais ativos e acessíveis, trazendo inúmeros benefícios aos alunos. 

Pós que cabe no seu bolso 

Agora que você já viu bons motivos para cursar uma pós-graduação nessa área,  conheça  nossos cursos de pós-graduação em educação especial reconhecidos pelo MEC.  

Leiam também nossos outros conteúdos e se aprofunde ainda mais neste tema:

Filmes sobre educação especial inclusiva para iniciantes na área.

5 livros sobre educação especial inclusiva para iniciantes na área.