Ler livros sobre educação especial é fundamental para quem deseja ingressar nessa área. Essas obras fornecem conhecimentos essenciais para compreender as complexidades e desafios da inclusão escolar, capacitismo e conceitos sobre deficiência. Além disso, oferecem insights sobre estratégias pedagógicas e parcerias com famílias, preparando os profissionais para promover uma educação inclusiva e igualitária para todos os alunos.
Pensando nisso, neste artigo selecionamos algumas indicações de livros para você se introduzir neste universo. Vamos lá?
Capacitismo: o mito da capacidade
Este livro, escrito por Victor Di Marco, uma pessoa com deficiência, lança luz sobre a palavra “capacitismo” e a falta de conhecimento sobre pessoas com deficiência. Ele explora conceitos e situações relacionados ao tema, compartilhando suas memórias e desafiando os estigmas de heróis e coitados. Ao longo da obra, busca respostas apagadas pela presença do mito do capacitismo na vida de uma pessoa com deficiência.
Educação especial: Formação de professores para a inclusão escolar – Jáima Pinheiro de Oliveira
O livro trata de temas essenciais no campo da educação especial, abordando conceitos sobre deficiência, a história da escolarização de pessoas com deficiência no país, as leis que apoiam a escola inclusiva e discussões atuais sobre os suportes necessários para casos específicos durante a educação.
Educação inclusiva na prática” (2020) de Rodrigo Hubner Mendes, da Fundação Santillana / Moderna
O livro apresenta cinco estudos de casos reais de estudantes com diversas deficiências em escolas públicas. O e-book aborda o contexto, os desafios enfrentados e como foram superados em diferentes áreas, como políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas, envolvimento das famílias e parcerias. Essa obra gratuita pode ser baixada em PDF e também possui uma versão acessível.
A Inclusão Escolar pelo Sentir de Pessoas com Deficiência Visual – Roseneide Batista Cirino, Paulo Ricardo Ross e Sonia Maria Chaves Haracemiv.
O livro tem como objetivo dar voz e espaço para as pessoas com deficiência visual expressarem suas vivências e sentimentos em relação aos ambientes educacionais inclusivos. Os autores enfatizam a importância de ouvir as experiências de jovens e adultos com deficiência, que participam das práticas pedagógicas nas escolas.
Considerando que as pessoas com deficiência são indivíduos histórico-sociais, elas possuem saberes, conhecimentos e culturas a compartilhar. Dessa forma, são capazes de indicar caminhos para a promoção da inclusão e a eliminação de processos de exclusão ainda presentes nas instituições de ensino, apesar do combate legislativo. O livro aborda a necessidade de superar dicotomias entre eficiência e deficiência, reconhecendo as pessoas com deficiência visual como sujeitos do mundo e para o mundo.
Além disso, os autores ressaltam a importância de fornecer aos professores acesso ao conhecimento sobre a história de vida e aprendizagem das pessoas com deficiência visual. Compreender os processos de interação e participação desses indivíduos é fundamental para identificar as melhores formas de expressar o que aprenderam.
A obra destaca a necessidade de promover a inclusão real e efetiva, permitindo que as pessoas com deficiência visual sejam ouvidas, respeitadas e valorizadas em seus ambientes educacionais e sociais.
Caminhando em silêncio: Uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil – Emílio Figueira
O livro é uma obra abrangente que explora a história das instituições, legislações e políticas voltadas para pessoas com deficiência no país. Ao longo de dez anos de pesquisa, o autor reuniu informações sobre a exclusão enfrentada por esse grupo ao longo da história.
O livro aborda a exclusão entre os indígenas, o assistencialismo dos jesuítas e a violência que resultou em deficiências entre os escravos. Também explora as origens das primeiras instituições para pessoas com deficiência e destaca personagens históricos envolvidos nesse contexto.
Em “Caminhando em silêncio”, Figueira destaca a teoria de que as questões relacionadas às pessoas com deficiência foram construídas culturalmente, o que ajuda a compreender os desafios enfrentados por esse grupo ao longo dos séculos.
Essa obra é considerada indispensável para quem deseja entender o processo de inclusão social no Brasil, oferecendo um panorama histórico detalhado sobre políticas, lutas e avanços em relação aos direitos e participação das pessoas com deficiência na sociedade brasileira.
Gostou das indicações? Leia também nossos outros artigos sobre o tema e se aprofunde ainda mais!
Filmes sobre educação especial inclusiva para iniciantes na área.
5 motivos para cursar uma pós em educação especial
Pós-graduação em educação especial
Implementando a educação especial